02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2876

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uma proposta pedagógica a partir da perspectiva artística sobre o observatório solar indígena
    (2019-07-22) Praxedes, Jamerson Lopes; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/6779751158110343
    Este trabalho traz um novo olhar sobre a discussão do ensino de artes brasileira, em destaque, à arte indígena, considerada como origem da arte nacional (DARCY RIBEIRO, 1986). As artes, ainda hoje, são negligenciadas em livros ou em museus. Nesse contexto, esta pesquisa tem como questão investigativa: como explorar um artefato indígena, especificamente, o Observatório Solar Indígena – OSI, no ensino de arte indígena em um museu? Nosso objetivo geral consiste em “elaborar uma proposta de ensino não formal de artes para os monitores da área de Astronomia do Museu Espaço Ciência a partir de um olhar artístico sobre o Observatório Solar Indígena”. Para tanto, realizamos estudos teóricos sobre o conceito de arte dos povos índios, a partir de autores como Afonso e Silva Afonso e Silva (2012) e Darcy Ribeiro (1986); e do uso da arte indígena no ensino de artes, em Ana Mae Barbosa (1998, 1991, 2011), Darcy Ribeiro (1986) e Berta Ribeiro (1989). Além disso, identificamos aspectos artísticos no OSI, que podem ser adotados no ensino de arte índia. A pesquisa metodológica adotada neste trabalho é do tipo qualitativa, que tem como fator principal examinar o objeto de estudo (GERHARDT; SILVEIRA, 2009). Entre os principais resultados, destacamos que o Observatório é um instrumento prático usado como calendário, contudo apresenta uma estrutura ímpar da cultura Guarani, podendo assim, ser apreciado como um objeto tecnológico, como normalmente acontece em um museu de ciências, mas também, pode ser definido como arte indígena, como um cocar, as cerâmicas, os grafismos, entre outros.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A cultura indígena Tupinambá de Olivença no currículo do componente Arte do Ensino Fundamental I da rede municipal de Ilhéus-BA
    (2021-08-13) Pinheiro, Josenice Santos Souza; Pinto, Janille da Costa; http://lattes.cnpq.br/3170771425776045
    Esta pesquisa tem como objetivo de analisar a presença das artes dos povos indígenas nas escolas municipais da cidade de Ilhéus, pois entendemos que por meio do ensino de Arte podemos preservar a memória e manter acessa a cultura dos povos Tupinambás de Olivença/ BA. Com isso, temos como objetivos específicos refletir sobre a necessidade da valorização da arte, cultura e história dos povos indígenas no currículo escolar do ensino fundamental I ilheense. Identificando nos documentos norteadores da educação ilheense a inclusão da temática indígena, bem como apresentar como podemos trabalhar a lei 11.645 (2008) no ensino de Arte no ensino fundamental I. Para tanto o referencial teórico contempla discussões acerca do currículo do componente Arte nas escolas públicas ilheense, tendo como aporte teórico autores como: AGUIAR (2000); BARBOSA (1995, 2010: 10); DUARTE JR (2000), CHAUÍ (2014), dentre outros. Os procedimentos metodológicos adotados estão pautados na pesquisa qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental. Os dados obtidos indicam que o Município de Ilhéus possui um aporte legislativo, normativo e regulador que orientam as unidades escolares a trabalhar a cultura indígena Tupinambá de Olivença no currículo do componente Arte do ensino fundamental I. Com base nos resultados e discussões apresentadas, consideramos satisfatória as orientações e propostas pedagógicas que a Educação Ilheense adota para divulgar, valorizar e preservar a arte, cultura e história dos povos indígenas que foram os primeiros habitantes dessa localidade e contribuíram para seu desenvolvimento.