04.1 - Graduação (UAG)

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    As práticas da capoeira no colégio normal municipal Doutor Antenor Alves Pedrosa, Correntes - PE
    (2019) Leoncio, Maria Angélica Silva; Costa, Caetano De' Carli Viana; http://lattes.cnpq.br/1659373322351561; http://lattes.cnpq.br/1832967083141724
    O presente trabalho tem como temática as práticas da Capoeira no Colégio Normal Municipal Doutor Antenor Alves Pedrosa na cidade de Correntes-PE, tem como objetivo analisar como as aulas de capoeira favorecem o ensino aprendizagem das disciplinas escolares de forma interdisciplinar, e para isso, foi realizada uma pesquisa participante, de modo que o pesquisador possa se inserir no campo de pesquisa para realizar algumas observações e entrevista com alunos e professores do colégio citado. Capoeira pode ajudar nas aulas das disciplinas escolares, a mesma abrange muitos aspectos positivos na vida dos educandos, é uma atividade física que reúne luta, cultura e música, ou seja, é uma arte que engloba várias outras artes; ajuda na prática de valores, como o respeito a regras, diversão, competitividade, solidariedade, cidadania, ludicidade e formação do caráter tanto mental como físico da criança, dito isto, ressalto ao longo do trabalho que a capoeira em si, deveria ser tratada como uma disciplina. No decorrer da pesquisa, pode ser observado um melhor comportamento e desempenho dos alunos durante as aulas.
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    Timidez na educação infantil: perspectivas de professoras de uma escola da rede municipal de Garanhuns
    (2019) Silva, Lucineide Maria da; Pontes, Juliana Galindo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5209812863835736; http://lattes.cnpq.br/8046754200195919
    A temática abordada neste trabalho diz respeito à timidez. A questão norteadora dessa pesquisa foi conhecer quais são as concepções que as professoras de uma Escola da Rede Municipal de Garanhuns do nível da Educação Infantil têm em relação aos seus alunos tímidos, uma vez que este aspecto social pode ser visto como um fator de déficit na aprendizagem dos alunos, sendo necessário um olhar diferenciado para o desenvolvimento integral do educando. Como objetivo geral, buscou-se compreender como se dá a relação das professoras com os seus alunos tímidos no âmbito das salas de aulas da Educação Infantil, e como objetivos específicos, buscou-se conhecer como se dá as interações sociais dos alunos tímidos com os seus colegas, buscando também verificar as possibilidades de subsídios que contemplem formas de expressão da pessoa tímida no processo de desenvolvimento da aprendizagem e por fim, conhecer as dificuldades enfrentadas pela docente diante os alunos tímidos. O presente trabalho possui como tipo de pesquisa um estudo de caso de caráter exploratório, com abordagem qualitativa. Os instrumentos para a coleta de dados foram: observação e entrevista aplicada as docentes. De acordo com a análise e discussão dos resultados, foi possível perceber que os alunos tímidos necessitam de um olhar afetuoso e acolhedor por parte do professor (a) para que este aluno se desenvolva da melhor maneira possível.
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    Conhecendo as percepções dos acadêmicos em Licenciatura em Pedagogia 5º e 7º período sobre a avaliação da aprendizagem
    (2019) Correia, Maria Beatriz Bezerra da Silva; Vasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos; http://lattes.cnpq.br/4261347568631671; http://lattes.cnpq.br/7172588991719699
    A avaliação é um processo para todos que interagem no cotidiano acadêmico, em especial para os discentes que enfrentam situações de conflitos emocionais, com estigmas que podem acompanhá-los pelo resto da vida. Diante disso, este trabalho traz por objetivo analisar as percepções dos acadêmicos do quinto e sétimo período do curso de licenciatura em Pedagogia da UFRPE- UAG em relação à concepção sobre a avaliação da aprendizagem. Tomou-se por base os estudos de Luckesi (2011), Demo (1990), Hoffmann (2003) e Vygostky (1991), dentre outros. Utilizou-se a pesquisa Exploratória com estudo de caso através dos achados teóricos de Prodonov e Freitas (2013) e Gil (2008) e, em relação as análises de dados, Aguiar e Ozella (2006) com o intuito de conhecer as percepções que os futuros professores estão adquirindo durante sua formação e prática pedagógica. Os dados mostraram que os graduandos que estão saindo do curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG apresentam a percepção de que a avaliação serve para a reformulação da prática pedagógica dos docentes, que também, estão sendo avaliados quando aplicam quaisquer instrumentos de avaliação. Conclui-se, portanto, que a avaliação da aprendizagem não é sinônimo de punição, ela precisa ser percebida e concebida como uma estratégia de melhoria da aprendizagem no contexto escolar. Espera-se que esta pesquisa venha contribuir para uma melhor forma de se entender o papel real da avaliação da aprendizagem.
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    A utilização da tecnologia digital na educação infantil
    (2019) Melo, Ariane da Silva Wanderley; Silva, Valdirene Moura da
    A presente pesquisa traz como pergunta norteadora: Qual a contribuição das Tecnologias Digitais quando inserida nos processos de ensino e aprendizagem da Educação Infantil? A partir dessa inquietação, traçamos como principal objetivo compreender como a Tecnologia Digital pode auxiliar no trabalho pedagógico na Educação Infantil. Alicerçando-se nas etapas de uma pesquisa-ação, buscamos mostrar os benefícios do uso das Tecnologias Digitais quando utilizada como uma ferramenta pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, através de intervenções desenvolvidas por um projeto intitulado: “Com a Tecnologia Digital eu posso ensinar o que quiser”, realizada em uma turma do Infantil II, no município de Garanhuns-PE. No ensejo de trazer contribuições metodológicas levando em consideração a influência das Tecnologias Digitais no âmbito educacional, a execução do projeto proposto possibilitou a constatação de que é possível utilizar a Tecnologia Digital para abordar as mais variadas temáticas, configurando-se um forte recurso pedagógico.
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    Dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo a partir da perspectiva docente
    (2019) Souza, Alciele Gislaine Pimentel Branco de; Pontes, Juliana Galindo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5209812863835736
    O presente estudo buscou investigar a concepção de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre Dificuldades de Aprendizagem. Para isso, os objetivos específicos são: Investigar o que seria dificuldade de aprendizagem na concepção do professor; identificar como os professores percebem a dificuldade de aprendizagem e o que atribui a essa causa; avaliar se os professores aplicam práticas alternativas para trabalhar com os alunos que apresentem essas dificuldades de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de estudo de caso exploratório, no qual foi feito um levantamento de dados através de um questionário, com três professoras. As informações coletadas foram discutidas com relação ao referencial teórico. O processo de aprendizagem dos alunos tem influências de variados fatores, o que pode acabar por gerar dificuldades na aprendizagem. O estudo também vem alertar que é comum haver confusão entre os termos Dificuldades de Aprendizagem, Transtorno de Aprendizagem e Distúrbio de Aprendizagem, por parte dos envolvidos na educação dos alunos, e destaca ainda a necessidade de conhecimento e distinção desses termos, para que não haja rotulações dos alunos. Nesse sentido, a falta de conhecimento pode vir a gerar ainda mais complicações na superação de dificuldades por parte dos alunos, uma vez que a ação docente precisa estar em sintonia com a aprendizagem dos alunos. Essas reflexões foram discutidas nesse estudo, desde a compreensão dos professores acerca das dificuldades de aprendizagem, a forma como identificam e o que fazem para ajudar os alunos com dificuldades. O estudo revelou que nenhuma das professoras acham que podem ser suas metodologias, que sejam de fato algum problema na aprendizagem dos seus alunos. Isto é algo que pode ser considerado um fator determinante, o fato de os professores não ter consciência de que os problemas podem está também na escola.
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    A avaliação na educação infantil: diálogos entre a prática e as orientações curriculares oficiais
    (2019) Araújo, Alane Bezerra de; Silva, Valdirene Moura da; http://lattes.cnpq.br/8238548957613487; http://lattes.cnpq.br/4655030711606668
    Este estudo buscou apresentar um pouco sobre a prática docente da Avaliação na Educação Infantil, a partir do qual realizamos um diálogo entre a prática e as orientações curriculares oficias para avaliar na referida etapa, neste estudo buscamos como objetivo geral: analisar as estratégias avaliativas presentes na prática docente da Educação Infantil, e para compor esta pesquisa elencamos os seguintes objetivos específicos: Identificar o percurso da avaliação na Educação Infantil; assim como, verificar as contribuições da avaliação para os processos de ensino e aprendizagem e por fim, pontuar as ações avaliativas presentes na prática docente na Educação Infantil. Nossa pesquisa se enquadra no tipo etnográfica com abordagem qualitativa, pois buscamos nos inserir no campo e compreender o comportamento de determinados sujeitos. A pesquisa possibilitou o enriquecimento de conhecer na prática como de fato acontece a Avaliação na Educação Infantil, e, principalmente da necessidade de um olhar diferenciado durante essa etapa de ensino, considerando que a avaliação possibilita reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem.
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    Gêneros textuais em sala de aula: a charge em atividades para compreensão e interpretação de textos verbais/não-verbais
    (2019-10-23) Santos, Daniele de Oliveira Honorato; Silva, Dennys Dikson Marcelino da; http://lattes.cnpq.br/5263497905547631
    Este trabalho monográfico, que parte do projeto pedagógico vivenciado no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), de título A importância dos Gêneros textuais na construção de um sujeito crítico, teve como objetivo preparar os aluno para interpretar e compreender o conteúdo e as intenções do texto fazendo uso de charges em sala de aula. Além de enfatizar a importância da leitura no processo de aprendizagem. A escolha desse gênero se deu pelo fato de ser um campo que vem se consolidando cada vez mais nas pesquisas científicas, por ter um efeito positivo na prática pedagógica e também por ser um gênero que está presente em práticas do cotidiano das pessoas, circulando em jornais, sites, etc. Sendo assim, não podemos deixar de destacar a importância dos gêneros textuais no processo de ensino/aprendizagem, pois seu dinamismo proporciona um trabalho interdisciplinar que ajuda a potencializar o desenvolvimento linguístico e discursivo dos alunos. Dentro dessa perspectiva, temos as Histórias em Quadrinhos (HQs) que, com sua linguagem diferenciada vem cada vez mais ganhando espaço no currículo escolar e a simpatia dos professores. Para uma melhor discussão, laçamos mão de autores como Antunes (2003), Marcuschi (2008), Dikson (2018), Ramos (2009), entre outros. A metodologia é constituída de pesquisa-ação, de caráter qualitativo, com corpus centrado em atividades realizadas pelos alunos durante a realização do projeto pedagógico. Logo, acreditamos que, o professor também tem um papel muito importante no desempenho de seus alunos, pois cabe a ele elaborar estratégias didáticas relevantes. Quanto aos resultados, mostramos além dos dados analisados, que o trabalho com as charges pode ser bastante promissor em sala de aula, pois permite ao aluno condições para realizar atividades com mais facilidade e competência, à medida que, sua capacidade comunicativa é ampliada através da leitura de diversos textos.
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    A aprendizagem de inglês como língua estrangeira a partir do uso das quatro habilidades básicas comunicativas em salas de aula de escolas da rede pública de São Bento do Una
    (2019-07-19) Melo, Karla Karolynne Souza de; Lima, Cristiano Soares de; http://lattes.cnpq.br/6931282608444674; http://lattes.cnpq.br/5342845037433005
    O presente trabalho tem como objetivos observar, analisar e discutir as abordagens, os métodos e as técnicas utilizados em aulas de inglês em duas escolas públicas, na cidade de São Bento do Una - PE, em que se realizaram os dois estágios obrigatórios de língua inglesa do curso de Letras. Fundamentado na Linguística Aplicada, este trabalho apresenta e debate sobre a possível presença e utilização das quatro habilidades essenciais para a aprendizagem de uma língua estrangeira, segundo Silveira (1999), evidenciando, no entanto, as habilidades de speaking e de listening como as que deveriam ser mais salientadas em sala de aula do ensino regular com o intuito de que os estudantes não enxerguem a disciplina apenas como algo que se remete a estruturas gramaticais. Além disso, para se chegar a tal discussão, faz-se necessário haver reflexão sobre as quatro abordagens/concepções de ensino-aprendizagem de línguas: a tradicional, a estrutural, a cognitiva e a comunicativa, com intenção de se entender como as quatro habilidades mencionadas se apresentariam em cada uma dessas quatro abordagens e o papel que exerceriam em sala de aula. É feita também uma relação entre os PCN e o ensino atual de línguas nas escolas. Para corroborar a hipótese, autores como Brown (1994), Schmitz (2007) e Silveira (1999) trazem colocações fundamentais sobre a temática. Esta monografia questiona e problematiza a aparente falta dessa oralidade em diversas salas de aula e procura entender os motivos para que isso aconteça. Optou-se, então, pela condução de uma pesquisa qualitativa para a facção desta monografia, dado o tipo de corpus obtido e sua análise, sendo, dessa forma, também, um estudo de caso, visto não se restringir apenas ao levantamento de informações teóricas, mas de observações em campo e de experiências comparadas e contrastadas. O que se encontrou no estágio foi o uso predominante da abordagem tradicional com exercícios envolvendo apenas a gramática da LI.
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    Avaliar: sistema para autoria e acompanhamento de recursos avaliativos
    (2019-07-11) Elias, Alana Maria Tenório; Vanderlei, Igor Medeiros; http://lattes.cnpq.br/7448139435512224; http://lattes.cnpq.br/4249467181282314
    A verificação de aprendizagem é alvo de inúmeros estudos que visam evoluí-la de seu caráter apenas classificatório, para um processo de diagnóstico completo da evolução e nível de conhecimento do aluno em todos os objetivos de uma disciplina. Esta perspectiva, no entanto, desencadeia dificuldades, tornando necessário o estabelecimento de métricas avaliativas precisas e um acompanhamento detalhado do processo de desenvolvimento de cada aluno em cada conteúdo. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um sistema para autoria de recursos avaliativos e acompanhamento de avaliação escolar, modelado com o intuito de apoiar professores e alunos no processo de verificação de aprendizagem, permitindo um mapeamento mais preciso do compreendimento de cada competência individual de uma disciplina. Para tanto, utilizando-se da metodologia Design Science Research, foi realizado um estudo bibliográfico no contexto da avaliação escolar e suas principais dificuldades, bem como a análise de sistemas de apoio à docência para fundamentar a modelagem da ferramenta. A solução apresentada foi validada através da realização de testes com potenciais usuários, seguida de um questionário sobre a experiência de uso.
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    O lúdico na educação infantil: aspectos presentes na prática docente
    (2019-02-14) Silva, Carlene Michely Pereira; Pontes, Juliana Galindo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5209812863835736
    O presente artigo tem por finalidade compreender a importância que os jogos e as brincadeiras podem trazer para os alunos da educação infantil quando incluídos como uma ferramenta pedagógica. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados a observação e uma entrevista com uma professora que atua na educação infantil. A partir dos resultados é possível dizer que a ludicidade exerce um papel de facilitador da aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico muito importante para a construção do desenvolvimento intelectual e social, provocando uma aprendizagem mais prazerosa e significativa para a criança. Portanto, assumir uma metodologia lúdica é de suma importância uma vez que esta trabalha o indivíduo com um todo, estimulando habilidades motoras, afetivas, sociais, morais e cognitivas.