02.2 - Especialização (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item As múltiplas linguagens das narrativas digitais no ensino da arte(2019-08-03) Moura, Wanessa Menezes de; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/8099239008020509Este trabalho busca analisar como as diversas linguagens trabalhadas nas narrativas digitais podem auxiliar as práticas pedagógicas e facilitar o processo de aprendizagem para o aluno. Dessa forma, este projeto concilia o ensino da arte refletido no uso dessas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) como um processo de (re)construção das aulas de arte estagnadas pelo modelo tradicional. Uma análise das linguagens verbais (escrita e falada), sonora e imagéticas, a partir da taxonomia de Nora Paul (2007), como elementos que despertam as várias áreas da mente e oportunizam uma aprendizagem autônoma, crítica e reflexiva dos alunos. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que propõe uma análise de trabalhos realizados pelos professores de arte através do uso das narrativas digitais, fazendo referência a metodologia desenvolvida por Robin (2016) e a polissemia das narrativas, de Ryan (2004) e como seu processo agregou saberes ao dia a dia nas aulas de arte. Tudo isso se dá através da concepção de Joseph Campbell, ao hipertexto, de Lajolo (2013); da experiência do contar, de Benjamin (2012) e o experienciar a si próprio, de Kearney (2012). Na realidade, é preciso lançar mão de aulas inovadoras que tragam prazer ao saber, que instiguem o aluno a desenvolver estratégias na resolução de determinados problemas, ou seja, construir aprendizagens significativas.Item A arte musical integrada às tecnologias na educação infantil em escolas da rede municipal do Recife(2019-07-22) Soares, Valdemir; Silva, Cristiane Barbosa Tosta da; http://lattes.cnpq.br/0195862765669468; http://lattes.cnpq.br/4384667543025425Esse trabalho de pesquisa procurou mostrar, nas aulas de educação infantil, em duas escolas-creche da rede municipal do Recife, especificamente nos grupos berçário ao cinco (V), como ocorrem as práticas pedagógicas quando da arte musical integrada às tecnologias no processo de ensino e aprendizagem junto às crianças. Consideram nesse contexto, os materiais, os equipamentos e recursos tecnológicos que contribuem para o desenvolvimento de atividades dinâmicas, criativas e significativas. Além disso, buscou apontar os elementos e situações que possibilitam aflorar, a motivar o desenvolvimento de inteligências. Também, no decorrer da pesquisa, foi possível observar algumas implicações no ensino e aprendizagem que podem interferir na qualidade das práticas pedagógicas na musicalização. Assim, seguiu um percurso que integrou as tecnologias e educação, apontando as tecnologias independentes e as dependentes, o ensino de arte na educação, que procurou detalhar sobre a prática pedagógica e a escola, e ainda sobre a música e a educação, mostrando o processo de musicalização no ambiente escolar. Assim, entendendo que trabalhar com arte musical integrada às tecnologias em suas diversidades, pode ser grande aliada no ensino-aprendizagem, considerando suas práticas integradas e efetivas como formas de alavancar as percepções, as inteligências, os saberes e as criatividades para o desenvolvimento da criança, esse trabalho se justificou por trazer análises das rotinas, das vivências, das práticas de ensino e aprendizagem por meio da arte musical integrada às tecnologias. O trabalho contou com as principais bases teóricas; Ana Mae Barbosa, em relação à Arte na educação, Maria Auxiliadora Padilha, sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação e Maura Penna, para o ensino de música na escola.Item Realidade virtual auxiliando as artes visuais: aplicação na obra O quarto em Arles(2019-05-27) Santos, Tiago Ramos dos; Laurentino, Auta Luciana; Ziegelmaier, Rafael Suarez; http://lattes.cnpq.br/3113779571841568; http://lattes.cnpq.br/3805752873099282; http://lattes.cnpq.br/7192202614342067O presente trabalho, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso na Especialização em Artes e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tem como objetivo discutir a utilização da Realidade Virtual em obras de arte. No caso em questão, obras de arte voltadas para vida e obra de Vincent Van Gogh, artista dos movimentos impressionista e pós-impressionista, que viveu entre os anos de 1853 a 1888 na cidade de Groot Zundert, na Holanda. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. E está dividida em três etapas. A primeira foi realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica e audiovisual sobre o artista. Entre suas obras priorizamos a obra “O quarto em Arles” como material de estudo. Em seguida trouxemos informações sobre o uso e tipos de softwares de modelagem 3D, processos de renderização e pós-produção e definição e aplicação sobre a realidade virtual. E, por fim, trouxemos o registro e aplicação de todos processos e informação para criação do ambiente tridimensional em 360º, para ser aplicado em um ambiente virtual. Como resultado produzimos um modelo tridimensional do ambiente do “Quarto em Arles”, e consequentemente, uma imagem em 360º, que junto aos óculos VR BOX, simula ao usuário uma sensação de imersão a esse ambiente.Item Entre traçados de tesouras e batidas de bombo: um estudo sobre o imaginário e o ensino de artes(2019-07-26) Silva, Suelma Cristina Bernardo da; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/4581218826933251O presente estudo parte de compreensão das interferências que o arcabouço imagético e imaginário cultural do/a aluno/a torna-se um facilitador no seu processo de aprendizagem na sala de aula, mais especificamente na disciplina de artes. Os percursos traçados por nossa história e construção cultural são um dos vieses mais ricos para a estruturação identitária de um povo. O arcabouço imagético criado por essas vivências tem, em diversas dimensões, muita ligação com as práticas socioculturais e as construções pedagógicas do seu processo de compreensão. A Teoria do imaginário segundo Gilbert Durand fora um dos norteadores desse estudo, pois a mesma permite traçar processos de compreensão do arcabouço imagético de forma sensível, a fim de compreender os processos contemporâneos e metodológicos de ensino de artes. Guiando-nos nesse percurso reflexivo dos processos de arte/educação, norteamo-nos através da Abordagem Triangular desenvolvida e experienciada pela pesquisadora Ana Mae Barbosa, que possibilita uma experiência solida e de aproximação das vivências artísticas, bem como, de todo o processo histórico cultural que a circunda. Buscando elucidar e dar bases a esse estudo, observações não participativas foram vivenciadas em ambiente escolar, buscando analisar os processos de troca ente alunos e professores, e a efetividade de utilização dos processos contemporâneos de ensino, bem como se dão o reconhecimento pessoal desses alunos nas atividades propostas. Após essas observações foi possível traçar um entendimento de como trabalhar o imaginário e as práticas contemporâneas em conjunto resultam em bons resultados escolares.Item O ensino de arte na EJA: uma possibilidade na educação do sistema prisional(2019-08-08) Silva, Solange Maria da; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190Esta pesquisa tem como objetivo demostrar como se deu a realização de um trabalho em uma escola da unidade prisional, cujo propósito foi trazer uma possibilidade de ensino de arte para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), através das exposições de dois Museus: MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (SP) e MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (PE), sendo o público as estudantes do Sistema Penitenciário – Colônia Penal Feminina do Recife – CPRF. A metodologia de estudo utilizada foi pautada na pesquisa qualitativa e explicativa com base na pesquisa de campo. Foram realizadas leituras e releituras das obras de artes visuais (por meios de vídeos) pelas estudantes, bem como produções artísticas. Este trabalho contribuiu para o ensino aprendizagem das reeducandas, no tocante ao desenvolvimento da sua percepção e reflexão, adquiriram um novo olhar para as artes visuais e uma concepção diferente no que se refere aos museus.Item Contribuições das pesquisas empíricas sobre histórias em quadrinhos (HQs) em educação para pensar a prática educativa em artes e tecnologia(2019-07-09) Dias, Priscylla Karollyne Gomes; Machado, Josefa Alexandrina Medeiros de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5285590707178347; http://lattes.cnpq.br/4569293571803835Esta monografia tem por objetivo investigar situações discursivas que pesquisas empíricas vinculadas a cursos de mestrado em educação, e publicadas nos últimos anos (2013-2018) no Brasil, constroem em torno de práticas pedagógicas a partir do uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) na educação. Para tanto, foi reunido um corpus de análise compreendendo um quantitativo de três monografias articuladas com a finalidade de perceber como indicam sentidos da aprendizagem de conteúdos com as HQs. A reunião das monografias que compuseram o corpus de análise da pesquisa foi condizente com um gesto de provocação em torno das configurações discursivas que mobilizam sentidos de sujeitos e de educação, situados em um campo de prática pedagógica. Sendo assim, este trabalho tem como ênfase as proposições de Dominique Maingueneau. Os resultados apontaram que as situações discursivas que emergem de fragmentos de trabalhos acadêmicos vinculados a cursos de mestrado em educação, e que produzem articulações a sala de aula, são as seguintes: convencimento sobre a originalidade do tema; recurso pedagógico em um dado campo de atuação docente e pedagógico; aproximação com o sujeito leitor da dissertação; distanciamento da prática cotidiana; possibilidade de apropriação da linguagem quadrinhesca. A inserção da discussão em torno da composição de artes e de tecnologias neste trabalho condiz com a aposta de repensar práticas alicerçadas por uma cadeia simbólica da linguagem que se estrutura, por sua vez, por meio de referências cotidianas e sócio-culturalmente legitimadas pelos sujeitos do discurso. As considerações do trabalho apontam que a provocação de pensar as HQs como uma ferramenta tecnológica sugere a abertura de um campo de possibilidades em torno dessa expressão provocativa, contemporânea e emergente.Item Letramento digital: despertando o hábito da leitura literária através dos quadrinhos(2019-08-02) Santos, Peterson Fabrício Corrêa dos; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/9172035980770338A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a literatura em quadrinhos como suporte de leitura na era digital, a fim de instigar o interesse dos jovens sobre a leitura, que são submetidos às tecnologias desde a infância. Para realizar esta perspectiva, a proposta deste trabalho é criar e incentivar o hábito da leitura de livros clássicos como Machado de Assis, que será utilizado como corpus desta pesquisa. Com o avanço da tecnologia, surgiu nova forma de leitura e escrita que transformou os jovens. Esse avanço facilitou o surgimento do estudo relacionado ao letramento digital e aos textos multimodais. Através desse avanço, se obteve o interesse de conciliar o gibi e a literatura para transformar a literatura em quadrinhos digitais, incentivando o hábito da leitura nos jovens que estão cada vez mais longe dos livros impressos e mais inseridos no mundo digital. Assim, Para a composição e análise deste trabalho, será estudada a obra Dom Casmurro de Machado de Assis, como também os autores Carla Viana Coscarelli, Ana Elisa Ribeiro e Rildo Cosson serão citados para abordar os temas letramento digital, letramento literário e os textos multimodais. Com isso, pretendemos mostrar a ideia de criar quadrinhos recriando a literatura para que a leitura volte a ser o hábito preferido dos jovens na era digital.Item O ensino de literatura e tecnologia na construção da poesia digital(2019-07-17) Santos, Maryelle Monique Nascimento Silva; Vila Nova, Júlio Cesar Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6629242832192015; http://lattes.cnpq.br/3029064867293100Esta pesquisa analisa o conceito de poesia digital e sua interatividade com o leitor permitindo-lhe ser coautor da obra. Refletimos sobre a educação atual e sobre a influência da era digital no cotidiano dos alunos, com base em Piazzi (2015) e Freire (1996). Consideramos que o contato com a poesia digital pode favorecer o desenvolvimento das habilidades de leitura, nas perspectivas dos multiletramentos (Rojo, 2012). A metodologia incluiu a apresentação e análises de quatro poemas digitais: Fiat Lux de Sechi, Scalpoema de Joesér Alvarez, Nome e Diferente, ambos de Arnaldo Antunes, acompanhados de questionários que foram aplicados a turmas de ensino médio em instituições distintas para pesquisa de campo. O objetivo da pesquisa foi perceber se a ciberliteratura era familiar para os discentes e se isto facilitava a compreensão e o interesse pela obra literária. Como resultado, a pesquisa foi benéfica para conquistar o interesse dos estudantes pelo tema, já que a maioria desconhecia a poesia digital.Item As tecnologias da informação e comunicação no campo das artes: o audiovisual como mediação pedagógica do conhecimento(2019-07-06) Melo, Maria Aparecida Vieira de; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/6705733173478276Este estudo visa a certificação de que os audiovisuais promovem o conhecimento. Interessa-nos saber: como os nexos pedagógicos estão presentes nos audiovisuais enquanto mediadores da ação pedagógica a favor do conhecimento no processo formativo? Para tanto, temos como objetivo geral: analisar as tecnologias da informação e comunicação no campo das artes enquanto propulsora da cultura visual, por meio do uso de audiovisuais como mediação pedagógica do conhecimento em sala de aula. E mais especificamente, identificar o audiovisual como recurso pedagógico importante para mediação do conhecimento; destacar a presença da arte no processo da criação do audiovisual; utilizar a análise do conteúdo como instrumento metodológico do desenvolvimento da pesquisa e, por fim, descrever as categorias que permeiam os nexos pedagógicos do audiovisual que serão trabalhados em sala de aula através da análise do conteúdo. O referencial teórico/metodológico é permeado pelas reflexões acerca da tecnologia da comunicação e informação Ramos e Bueno (2019); Jordão (2009) e outros mais. O instrumento metodológico da pesquisa qualitativa é a análise do conteúdo (BARDIN, 2004); o audiovisual como recurso pedagógico Santaella (2008); Carlos (2010) e outros autores. Os achados foram as categorias de análise das práticas discursivas dizem respeito ao audiovisual como mediador do conhecimento; procedimento metodológico e didático; mediador da reflexão, curiosidade e recurso tecnológico. Estes foram os achados, após a realização da pesquisa, ao saber dos estudantes que tinham no início de suas aulas o audiovisual como introdução do conteúdo a ser estudado. Deste modo, compreende-se a educação, enquanto complexo social; a imagem visual como artefato cultural/digital que dissemina o conhecimento e a arte no processo criativo digital do audiovisual, de modo geral, tudo isto é presente, existente e perceptível nos audiovisuais, os quais são usados pedagogicamente para mediar a produção do conhecimento no contexto escolar do ensino superior, por exemplo.Item O uso da fotografia digital, tecnologias e mídias informáticas, aplicadas ao ensino-aprendizagem de artes visuais, transversalizadas com educação em direitos humanos(2019-07-06) Saldanha Neto, Manuel Romário; Souza, Thiago Rogério Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8058860732844067; http://lattes.cnpq.br/2489286774040948Tendo por base a perspectiva que compreende a fotografia digital como ferramenta didática, no ensino-aprendizagem de arte educação e importante elemento no combate às desigualdades sociais, o presente estudo tem como objetivo estudar o uso da fotografia digital, tecnologias e mídias informáticas, aplicadas à artes visuais, transversalizadas com Educação em Direitos Humanos, no ensino fundamental. A fundamentação teorica principal da pesquisa se baseia na obra Pedagogia do Oprimido, Freire (2005), e Abordagem Triangular presente na obra A Imagem no Ensino da Arte, Barbosa (2009), entre outros autores. A metodologia é constituída de análise bibliográfica qualitativa a cerca da fotografia digital, Arte Educação, Educação Tecnológica em informação e comunicação, Educação em Direitos Humanos (com ênfase em igualdade de gênero e relações étnico-raciais). Fazendo parte do estudo, apresentamos o relato de um caso de pesquisa participante sobre o uso da fotografia digital, educação Tecnológica em informação e comunicação, transversalizada pela Educação em Direitos Humanos, no ensino- aprendizagem de artes, do ensino fundamental II, da Escola Municipal Mário Melo, da Prefeitura do Recife, no período de abril a outubro de 2016. A presente pesquisa se situa no campo das pedagogias críticas, progressistas e contra hegemônicas, do século XXI, na linha da educação como direito, como forma de enfrentamento da desigualdade social, discriminação e preconceito de raça e gênero, tanto no Brasil quanto no mundo globalizado. Com esta pesquisa pedagógica conseguimos atingir os seguintes resultados: 1 – Fomentar junto aos alunos\as a construção de projetos de pesquisa dos quais resultem trabalhos inovadores, de caráter tecnológicos e multidisciplinar utilizando-se da fotografia digital, das artes, tecnologias de informação e comunicação, direitos humanos e do método científico. 2 - Construir formas de enfrentamento à desigualdade social, discriminação e preconceito de raça e gênero, tanto no Brasil, como no mundo globalizado. 3 - Resgatar a auto estima positiva de alunos\as, através do combate ao racismo, machismo, bullying e ás desigualdades sociais, com vistas a construção de uma sociedade livre, justa e democrática.
