01.1 - Graduação (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A importância do esporte voleibol para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes
    (2025-03-14) Peixoto Junior, Courts Miranda; Nascimento, Tárcio Amâncio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663
    A presente pesquisa intitula a importância do esporte voleibol para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes, o que envolve o desenvolvimento neuromuscular nas aulas de educação física escolar. O problema de pesquisa investiga como a prática dessa modalidade pode contribuir para a melhora das habilidades motoras dos estudantes. O objetivo geral é analisar os benefícios do voleibol no desenvolvimento motor, enquanto os objetivos específicos incluem compreender os fundamentos da modalidade, identificar as principais habilidades motoras trabalhadas e estabelecer a relação entre a prática do esporte e o aprimoramento das capacidades físicas das crianças e adolescentes. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica baseada em artigos acadêmicos indexados em bases como SciELO, LILACS, PubMed e Google Acadêmico. Como resultados da pesquisa apontamos que a prática sistematizada do voleibol contribui significativamente para o aprimoramento da coordenação motora, equilíbrio, agilidade e força muscular dos praticantes, além de favorecer a socialização e o trabalho em equipe. Conclui-se que a inclusão do voleibol no ambiente escolar pode ser uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento motor e social dos alunos, auxiliando na formação integral dos mesmos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Métodos de ensino do voleibol no âmbito escolar
    (2019-07-22) Nascimento, Maíra Gabriela Santana do; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/4270080580896380
    This work aimed to highlight the method of teaching volleyball used in the pedagogical practice of teachers and coaches, understanding the challenges and possibilities in teaching the said modality. The research was carried out from the qualitative method with the application of a semi structured questionnaire with sixteen teachers and coaches, from public and private schools in the city of Recife. The questionnaire aimed to inquire about the following aspects: the teaching methods used in the volleyball teaching process, the ordering of the technical gestures used and the difficulties and possibilities for teaching volleyball. The results show that the participants know the different teaching methods, and in great majority, they use the method of teaching mini volleyball, seeking to increase the knowledge of students, with activities favorable to affective, social and cognitive development. It is concluded that the study contributed to increase the knowledge about the use of the volleyball teaching method, in physical education classes and in initiation schools, enriching the discussion about the theme and contributing to the production of knowledge in the field of Physical Education.