01.1 - Graduação (Sede)
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Item Desenvolvimento de um sistema auxiliar para controle de acesso de veículos para a Universidade Federal Rural de Pernambuco(2024-03-08) Izidio, Stefany Vitória da Conceição; Garrozi, Cícero; http://lattes.cnpq.br/0488054917286587; http://lattes.cnpq.br/0642557485551355Atualmente, o controle de acesso de veículos à Universidade Federal Rural de Pernambuco é feito manualmente em papéis por funcionários da universidade. Também há a liberação direta de veículos que se cadastram na universidade e recebem um adesivo específico para usar no para-brisa. Este tipo de controle não é muito seguro, por poder ser facilmente clonado e usado por veículos sem autorização real. Além disso, há um curto desvio de atenção do funcionário quando ele realiza o trabalho manual de anotar a placa no papel. Este trabalho tem o objetivo de tornar o processo de controle de veículos mais confiável e seguro através do desenvolvimento de um protótipo de um sistema que auxilia no controle de acesso. Este trabalho propõe uma solução mediante a captura de uma imagem da placa, identificação da placa do veículo e da verificação em uma base de dados se a placa é previamente cadastrada ou não. E, o sistema produz um sinal luminoso para indicar ao funcionário se a placa é ou não cadastrada. Para isso, foi montado um produto de hardware e desenvolvido um software embutido. O hardware é composto por um conjunto de dispositivos eletrônicos como LEDs, câmera, dispositivo de processamento, etc. O software é um conjunto de bibliotecas que foi, em sua maior parte, desenvolvido em Python. Para o software embutido, foi usado um conjunto de imagens com fotos de placas de carros brasileiros para treinar um modelo de detecção de objetos para detectar as placas. Por fim, foi utilizado um serviço de reconhecimento ótico de caracteres para extrair o conteúdo da placa, possibilitando assim registrar e emitir o sinal luminoso ao usuário.Item Estudo comparativo de técnicas de seleção de contextos em sistemas de recomendação de domínio cruzado sensivéis ao contexto(2018) Brito, Victor Sales de; Silva, Douglas Véras e; http://lattes.cnpq.br/2969243668455081; http://lattes.cnpq.br/0340874538265508Existem diversas abordagens para a implementação dos sistemas de recomendação, dentre elas, a abordagem de “sistemas de recomendação de domínio cruzado sensíveis ao contexto” (Cross-Domain Context-Aware Recommender Systems - CD-CARS), empregada neste trabalho, pois possibilita a melhoria na qualidade das recomendações usando vários domínios (ex.: livros, filmes e músicas) e considerando a aplicação de contextos (ex.: estação do ano, tempo, companhia, localização). No entanto, é necessário cautela ao utilizar contextos para realizar sugestões de itens, uma vez que os contextos podem influenciar negativamente o desempenho da recomendação quando considerados “irrelevantes”. Portanto, a seleção de contextosrelevanteséumfatorchaveparaodesenvolvimentodotipodesistemaCD-CARS e, dentro da literatura, constatou-se uma escassez de trabalhos acerca da aplicação de técnicas de seleção em conjuntos de dados com informações contextuais e de domínio cruzado. Dessa forma, este trabalho aplicou as técnicas de seleção Information Gain (IG), Teste qui-quadrado (χ2), Minimum Redundancy Maximum Relevance (MRMR) e Monte Carlo Feature Selection (MCFS),emdozeconjuntosdedadoscomtrêsdiferentesdimensões contextuais (tempo, localização e companhia) e domínios distintos (livros, televisão e músicas). Por fim, a partir dos resultados encontrados, averiguou-se que a técnica MCFS conseguiu classificar a relevância dos contextos de forma mais satisfatória.
