01.1 - Graduação (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Detecção de mãos através da combinação de técnicas de detecção de tom de pele e movimento para background complexo
    (2018-08-18) Sá, Vinícius Cavalcanti Nogueira de; Macário Filho, Valmir; http://lattes.cnpq.br/4346898674852080; http://lattes.cnpq.br/1197232523837982
    A tecnologia tem como função social facilitar a vida de seus usuários. Com a evolução da mesma, e com o surgimento da globalização, o acesso à informação e a comunicação como um todo se tornaram muito mais disponíveis para população em geral. Ainda assim, grupos com necessidades especiais sofrem com a defasagem de produtos e sistemas que possam atender as suas necessidades. Este trabalho fará uso de tecnologias pré-existentes que possam ser usadas de modo a facilitar a vida desses usuários, mais especificamente surdos. Vivemos em um mundo onde nos deparamos com uma imensidão de dispositivos com câmeras, ou de equipamentos que podem ser conectados a uma. A visão computacional se torna muito importante ou senão essencial a partir dessa realidade. Diversas áreas utilizam imagens para automatizar ou auxiliar as suas atividades dentro de seus segmentos, sendo eles voltados para o entretenimento, indústria ou outros. Sendo assim, é possível perceber a importância do processamento de imagens como solução de problemas em áreas diversas. Neste trabalho foi utilizado o processamento de imagem para elaborar uma possível solução na área de reconhecimento de mãos. A utilização da mão como uma maneira de comunicação é evidente. Podemos vê-la como uma personagem principal não somente na comunicação cotidiana através de gestos, como também podemos utiliza-la no controle de interfaces computacionais, no auxílio na imersão em realidade virtual, na manipulação de objetos virtuais em uma realidade aumentada. Também podemos vê-la como facilitadora na acessibilidade a partir da comunicação por sinais, sendo este último exemplo o ponto chave deste trabalho, que visa facilitar a comunicação entre surdos e possíveis usuários interessados na língua de sinais através de uma nova abordagem. O reconhecimento de mão foi realizado por meio de uma abordagem híbrida envolvendo segmentação por tons de pele e movimento, esta abordagem foi escolhida para contornar as dificuldades que cada tipo de segmentação traz. A melhor taxa de acerto que tivemos com esta abordagem 76,4% em ambientes internos e 45,15% em ambientes externos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    As dificuldades dos alunos surdos nas escolas públicas
    (2022) Cabral, Fabiana Cavalcanti; Lira, Mirelly Lucena de; http://lattes.cnpq.br/1743435562988650
    No sistema educacional básico podemos observar crianças portadoras de deficiência auditiva com dificuldades principalmente quando estão se alfabetizando. Dessa maneira com o objetivo de dar ênfase à importância do tema proposto, o estudo pretende contextualizar a educação inclusiva dos alunos surdos no processo de aprendizado, destacar quais são as dificuldades das crianças surdas no processo de alfabetização como também analisar o preparo dos docentes. Com base nas análises que foram levantadas e o debate proposto sobre o tema de grande valor acadêmico nesta pesquisa o que está pautado é a ideia de servir como mais um meio que permite a divulgação de informações a respeito da temática, servindo como base para docentes e profissionais da área, como pedagogos. A legislação que que visa garantir os direitos dos portadores de deficiência auditiva em ter um ambiente escolar que atenda suas individualidades são muitas e estão afirmadas em todos os documentos legais que abrangem o tema da educação desde a Constituição Federal de 1988, a LDB (1996), os PCN’s, Lei nº 10.436/2002, o Decreto nº 5.626/2005 e Declaração de Salamanca (1990), marco da educação inclusiva. Conforme estudos que comentam a educação inclusiva de pessoas com deficiência na escola pública no nosso país, realizados sobre a legislação, pode ser notado o quanto a escola está muito longe de fazer a o processo inclusivo, ainda que tenha desenvolvido muito no decorrer dos períodos. Esta pesquisa acadêmica tem como objetivo principal a investigação da inclusão de alunos com surdez nas escolas públicas do Brasil, além de relatar as dificuldades e desafios mostrando a negligência do governo e das escolas.