01.1 - Graduação (Sede)

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    Benchmark for public ombudsman portals of the State Courts of Accounts in Brazil
    (2024-03-01) Silva, Hugo Rafael Alves da; Brito, Kellyton dos Santos; Santos, Glória M.; http://lattes.cnpq.br/8750956715158540
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    Gerenciamento e consumo da informação no serviço público: um estudo de caso em setor de estágio em instituição de ensino superior
    (2023-09-12) Silva, Tamires Amanda Gonçalves da; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/2131976097619056
    O presente trabalho trata-se de uma reflexão a partir de uma experiência de estágio e seu registro, que teve o objetivo de analisar o gerenciamento de uma rede social (Instagram) do Setor de Estágio de uma instituição de ensino superior pública, considerando, principalmente, descrever a produção (processo) e expor o consumo da informação (dados); considerando o campo das Ciências do Consumo. As temáticas voltam-se aos conceitos e definições sobre Redes Sociais; Economia da Atenção; Planejamento e Produção de Conteúdo e Marketing Público. Metodologicamente, foi abordado de forma qualitativa e como estudo de caso; os resultados foram analisados de forma descritiva. A principal recomendação que se apresenta com o estudo realizado, é reiterar a importância de considerar as redes sociais digitais como forma de engajamento social, bem como de aprimoramento da prestação de serviços públicos, como uma ferramenta da gestão que efetive cada vez mais o ciclo de comunicação entre as partes envolvidas.
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    A construção da profissionalidade dos administradores em questão: uma reflexão sobre vagas na área administrativa em concursos públicos e o papel do conselho profissional
    (2023-04-27) Silva, Aline Myrela Souza da; Silva, Fabiana Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5179278843937065; http://lattes.cnpq.br/4989941867652604
    É comum haver graduados em diferentes áreas atuando nos campos da Administração, inclusive em cargos públicos, comprometendo a construção da profissionalidade dos administradores, visto que esta contempla um conjunto de elementos que promovem o desenvolvimento e o reconhecimento social de uma profissão. Diante disso, a presente pesquisa objetivou analisar o papel do Conselho Federal de Administração (CFA) e do Conselho Regional de Administração em Pernambuco (CRA-PE) na construção da profissionalidade dos administradores no âmbito dos concursos públicos realizados na Região Nordeste no ano de 2022. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, classificando-se como exploratória, descritiva, bibliográfica e documental, cujos dados foram tratados por meio da análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, foram identificados três editais de concursos públicos que admitiam a inscrição de candidatos de qualquer área de nível superior para cargos específicos dos campos da Administração. No que tange à verificação dos elementos da profissionalidade nos regimentos internos do CFA e do CRA-PE, constatou-se que esses documentos sinalizam a preocupação com a especificidade da função nos campos da Administração, bem como apresentam diretrizes relacionadas ao saber específico, ao poder de decisão e à pertença ao corpo coletivo. Todavia, não foram identificadas, nos documentos analisados, normativas diretamente relacionadas à orientação e à fiscalização de concursos públicos no que diz respeito a cargos cujas atribuições são da área de Administração. Tal lacuna compromete o fortalecimento da classe dos administradores e, consequentemente, a sua profissionalidade.
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    Como definir a estratégia de um laboratório de inovação no setor público? Um estudo de caso da iniciativa de inovação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco
    (2021-12-03) Agostinho, Matheus Cavalcanti; Santos, George Augusto Valença; http://lattes.cnpq.br/8525564952779211; http://lattes.cnpq.br/7317129861491898
    Nesta última década, os laboratórios de inovação têm se tornado cada vez mais freqüentes e importantes para alavancar a inovação no setor público brasileiro, em todas as esferas e áreas de atuação. No entanto, apenas recentemente e ainda superficialmente surgem relatos na literatura e em relatórios técnicos desenvolvidos pelos órgãos públicos sobre como estes laboratórios são estruturados. Para entender sobre a estratégia de inovação de um laboratório de governo, como reflexo da gestão da inovação, conduzimos um estudo de caso no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, que adota um modelo de inovação aberta para resolver seus desafios e alavancar a instituição, fortalecendo a imagem dos órgãos de controle externo perante a opinião pública. A partir do acompanhamento e participação na estruturação do seu laboratório de inovação, o Prisma Lab., pudemos olhar para diversas outras iniciativas pelo Brasil, fazendo um benchmarking destes laboratórios, e nos inspirar no que tem sido adotado em relação às metodologias adotadas para seus projetos, ao método de inovação (topdown ou bottomup), à natureza colaborativa, e assim, chegar a uma ideia inicial da vocação do laboratório, através de questionários e oficinas realizadas com servidores do TCE-PE, apresentando-lhes tudo que foi levantado durante a pesquisa. Espera-se que o conhecimento gerado neste trabalho possa inspirar futuras iniciativas de inovação no setor público brasileiro, contribuindo para sairmos de um cenário de escassez de relatos mais detalhados, e auxiliar nos estudos sobre o movimento de inovação em governo.
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    Libras no serviço público brasileiro: ferramenta de acesso à cidadania
    (2021) Soares, Alexandre Silva; Cordeiro, Leane Pereira; http://lattes.cnpq.br/8538638475316742
    A comunicação por sinais há muito já foi reconhecida oficialmente como um instrumento lingüístico equiparado a um idioma, por apresentar determinadas singularidades tal qual uma língua. O Brasil é um dos vários países do mundo que possui seu próprio idioma baseado em gestos, chamado de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Tal recurso comunicacional tornou-se obrigatório no âmbito educacional em virtude do advento do Estatuto da Pessoa com deficiência, dentre outras legislações, entretanto, a utilização dessa importante ferramenta restringiu-se apenas a seara educacional. Pensando nisso, o presente estudo vem propor uma breve discussão acerca da utilização da LIBRAS para além da sala de aula, abrangendo os mais variados serviços públicos prestados pelo Estado, tornando possível e amplificado o acesso das pessoas com deficiência auditiva a estes serviços, garantindo, assim, uma participação mais ativa desses indivíduos na vida cidadã. Com este intuito, optou-se pela realização de uma pesquisa qualitativa que, partindo do procedimento de pesquisa bibliográfica, procurou desvendar os mais variados aspectos da LIBRAS e seus benefícios como ferramenta de comunicação no âmbito público em geral. Ao fim, constatou-se que de fato, o acesso ao serviço público pela comunidade surda se tornaria mais amplo, caso fosse oferecido um atendimento em LIBRAS, entretanto, são muitos os percalços a serem vencidos a fim de que essa realidade, de fato, torne-se efetiva.