01.1 - Graduação (Sede)
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Item Diagnóstico da herpetofauna recebida no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres - CETRAS Tangará, Pernambuco(2023-04-11) Silva, Mayara Gabrielly Negromonte da; Correia, Jozélia Maria de Sousa; Mascarenhas Júnior, Paulo Braga; http://lattes.cnpq.br/2036444543288928; http://lattes.cnpq.br/7425120526391209; http://lattes.cnpq.br/3754426839809563A urbanização é um fenômeno mundial que se intensificou ao longo dos anos, caracterizada pelo crescimento populacional acelerado, a expansão da infraestrutura urbana e a transformação da paisagem natural. O problema é que a ocupação urbana acontece de modo desorganizado, o que acarreta na destruição de habitats que afetam diretamente a sobrevivência de muitos animais. Entre os grupos mais afetados estão as espécies de herpetofauna. Em Pernambuco, o poder público e os órgãos de Fauna, são responsáveis pelo resgate e encaminhamento desses animais ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS). Diante disto, este trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico da herpetofauna atendida pelo CETRAS na Região Metropolitana de Recife e suas implicações para conservação da biodiversidade em Pernambuco. Foram analisados 3.515 boletins de ocorrência de entrada de animais, sendo trazidos do CPRH (27,25%), Pessoas Físicas (25,40%), a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente – CIPOMA (22,09%) e Brigadas Ambientais municipais (8,47%); referente ao período de 2016 a 2020, com registro de 3.835 espécimes da Herpetofauna, sendo 45,11% resgates (onde 743 eram serpentes, 462 testudines, 287 lagartos e 230 crocodilianos), 43,34% entregas voluntárias (onde 1452 eram testudines, 85 lagartos e 113 serpentes) e 7,17% apreensões (sendo 223 testudines, 26 lagartos e 20 serpentes). No total, foram identificados 28 táxons, sendo, 58,77% testudines, 23,18% serpentes, 11,29% lagartos e 6,44% crocodilianos. O principal táxon atendido foi testudines, com 1522 indivíduos de Chelonoidis sp. (jabuti), seguido da serpente Boa constrictor (jibóia) com 487, lagartos com 383 da espécie Iguana iguana (iguana) e 243 crocodilianos da espécie Caiman latirostris (jacaré-de-papo-amarelo). Eles foram classificados de acordo com as listas da IUCN, ICMBio e a Agência Estadual do Meio Ambiente (Lista de Pernambuco). Segundo os critérios de ameaça de extinção da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), são considerados vulneráveis três testudines e uma serpente: Caretta caretta (tartaruga-cabeçuda), Lepidochelys olivacea (tartaruga-oliva), Podocdemis unifilis (tracajá) e Lachesis muta (Surucucu); respectivamente, onde as duas primeiras são consideradas em estado crítico em Pernambuco. No tocante à destinação, 18,2% foram destinados à soltura em 21 localidades, 10,74% de óbitos e 71,06% ausência de informação. Quanto a sazonalidade, apenas os crocodilianos apresentaram alguma correlação significativa com o índice de chuvas, devido às chuvas formarem alagados e poças temporárias, facilitando seu deslocamento pelo ambiente urbano. Testudines foi o grupo com maior número de óbitos, com 74,27% dos casos (n=305), possivelmente devido às condições precárias de transporte e venda que causam estresse e ferimentos graves aos animais. A avaliação quali-quantivamente dos registros de entrada, destinação e status de conservação da Herpetofauna trazida nesse estudo é uma ferramenta à gestão dos órgãos de fauna para aprimorar a execução de suas ações, sanar dificuldades no tocante a infraestrutura, corpo técnico, monitoramento das áreas de soltura. O que deixa evidente a necessidade de investimento em ações educativas visando a conscientização da sociedade para conservação das espécies.Item Padronização do exame eletrocardiográfico em iguanas verdes (Iguana iguana)(2022-09-30) Cândido, Andressa Paloma Cavalcante; Costa, Fabiano Séllos; Reis, Afonso Cassa; http://lattes.cnpq.br/5648455698412892; http://lattes.cnpq.br/6876055943439186; http://lattes.cnpq.br/8549113588073479Neste trabalho é relatado as atividades realizadas durante o ESO (estágio supervisionado obrigatório), disciplina obrigatória para a conclusão do curso de Medicina Veterinária na Universidade Federal Rural de Pernambuco. O estágio foi realizado na empresa Focus Diagnóstico Veterinário, em Recife, na unidade localizada na Av. Agamenon Magalhães, supervisionado pela médica veterinária Thaiza Helena Tavares Fernandes durante o período de 01/07/2022 a 15/07/2022. As atividades envolviam o acompanhamento e auxílio da realização de exames de imagem, tais como ultrassonografia, radiografia, ecodopplercardiograma, eletrocardiograma, tomografia, endoscopia e ressonância. Foi realizado um projeto de pesquisa que teve como base um estudo comparativo do método de aquisição do traçado radiográfico em iguanas verdes. No estudo, foram utilizadas 4 iguanas de vida livre resgatadas pelo CETRAS e 3 posicionamentos diferentes a fim de concluir o posicionamento mais indicado para obtenção dos traçados.Item Osteodensitometria de iguanas verdes de vida livre (Iguana iguana)(2022-05-13) Rocha, José Anderson da Silva; Costa, Fabiano Séllos; http://lattes.cnpq.br/6876055943439186; http://lattes.cnpq.br/9222442750717617Este trabalho relata as atividades desenvolvidas no estágio supervisionado obrigatório (ESO), disciplina obrigatória para conclusão do curso de Medicina Veterinária, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O estágio foi realizado na área de diagnóstico por imagem na empresa Focus Diagnóstico Veterinário, unidade localizada na Avenida Agamenon Magalhães, em Recife-PE, e aconteceu entre 14 de fevereiro e 4 de maio de 2022, sob supervisão do médico veterinário Victor Fernandes Filho. Durante o ESO foi possível acompanhar e auxiliar na realização de exames de imagem, como ultrassonografia, radiografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, risco cirúrgico, endoscopia digestiva e respiratória e na elaboração dos seus respectivos laudos. Foi elaborado um artigo cientifico, este apresenta dados obtidos a partir de tomografias computadorizadas realizadas em iguanas verdes hígidas para avaliação osteodensitométrica. Exames tomográficos foram realizados em 10 iguanas verdes clinicamente saudáveis, sem contenção química. Após aquisição e digitalização das imagens, a coluna vertebral foi analisada por meio de imagens primárias e de reconstrução multiplanar. Destaca-se neste estudo a obtenção do valor médio de 624,12 + 109,73 mg/cm3 na densidade mineral óssea do osso trabecular das vértebras torácicas de iguanas hígidas de vida livre, sendo este dado inédito na literatura veterinária ao conhecimento dos autores.Item “O incrível mundo dos anfíbios e répteis da Mata Atlântica” ações educativas no entorno de unidades de conservação(2018) Amaral, Jéssica Monique da Silva; Santos, Ednilza Maranhão dos; http://lattes.cnpq.br/5812920432455297; http://lattes.cnpq.br/1830373986976646Com mais de 70% de sua cobertura original degradada a Mata Atlântica ainda possui uma alta biodiversidade e abriga cerca de 730 espécies de anfíbios e répteis, todavia, devido ao avanço da urbanização e a fixação de crendices populares que instigam a aversão da população a respeito desses animais, algumas espécies encontram-se ameaçadas de extinção. Sendo as Unidades de Conservação (UC’s) uma importante ferramenta para preservação das espécies. Portanto, é de fundamental importância a utilização de ações educativas para desmistificar e esclarecer a importância desses animais para a população humana, sendo um instrumento fundamental no plano de manejo de uma UC. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi promover e avaliar ações educativas através de exposições itinerantes em escolas da rede pública do entorno de três Unidades de Conservação, Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI), Estação Ecológica do Caetés (ESEC-Caetés) e Refúgio de Vida Silvestre do Sistema Gurjaú (RVS Gurjaú), visando à valorização da importância dos anfíbios e répteis da Mata Atlântica, estimulando a sensibilização da comunidade humana para com as florestas e os animais. As exposições foram realizadas no período de três anos consecutivos voltadas para alunos do 7º ano do ensino fundamental II e 2º ano do ensino médio. Cada exposição continha um acervo de banners e placas comunicativas, cenário representando a floresta, animais vivos, em meio líquido e taxidermizados, fotos das espécies da herpetofauna, cartilha interativa e um questionário. Participaram das ações um total de 20 escolas e 2.141 alunos, com idades entre nove e 21 anos. Os alunos se mostraram participativos em todas as atividades, esclareceram lendas e crendices através das explicações, relataram o uso de anfíbios e répteis na alimentação humana, através das fotografias mostraram as espécies mais comuns na área onde residem, alguns alunos narram a coexistência com esses animais assim como sentimentos como afeição, medo e curiosidade. Após as explicações alguns alunos demonstraram interesse em ajudar na conservação desses animais assim como do Bioma, o que foi refletido em respostas positivas dos questionários, onde responderam que para ajudar na preservação do Bioma devem não matar os animais, cuidar da floresta e conscientizar outras pessoas e expuseram que iriam ensinar aos amigos e familiares a importância da herpetofauna e da Mata Atlântica em falas como “Vou falar para minha mãe que a mata tem que ser cuidada”; “Eu e meus amigos agora vamos ser os heróis dos animais”. Educação Ambiental é uma ferramenta fundamental para desmistificação, conscientização e valorização do meio ambiente, induzindo, no ser humano, a vontade de conservar sendo um pilar para o equilíbrio ecológico.
