01.1 - Graduação (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Empreendedorismo digital e a importância do estudo do consumidor para o planejamento estratégico: estudo de caso da Foodrec(2025-03-19) Maranhão, Stéphanie Samara de Lima; Leão, Éder Lira de Souza; Silva, Douglas Véras e; http://lattes.cnpq.br/2969243668455081; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/3239983602229233A pesquisa em questão investiga a relevância do estudo do consumidor no planejamento estratégico de negócios digitais, com foco na startup FoodRec. Em um cenário de constantes inovações tecnológicas, compreender o comportamento do consumidor tornou-se um fator determinante para o sucesso das empresas, especialmente no ambiente das redes sociais. Para isso, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso, analisando dados de campanhas de marketing digital realizadas no Instagram e TikTok. Foram exploradas tanto campanhas orgânicas quanto pagas, com o objetivo de identificar padrões de consumo e características do perfil do público-alvo. Os resultados indicam que o mapeamento sobre o consumidor contribui para a formulação de estratégias mais assertivas, impactando diretamente a tomada de decisão e a eficácia das campanhas publicitárias. Conclui-se que o uso inteligente dos dados das redes sociais permite aprimorar o engajamento, personalizar ações que otimizem a conversão de consumidores no ambiente digital.Item Relatório de estágio em empresa de consultoria voltada a gestão de produção de alimentos, Recife - PE(2024-10-03) Silva, Estefany Cristina Melo; Siqueira, Amanda de Morais Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0925121801904264; http://lattes.cnpq.br/8676520494785205Com o crescimento do setor de food service, os processos de gestão tornaram-se essenciais para o sucesso e a administração dos estabelecimentos de alimentação. Quando bem estruturados, esses processos permitem um controle rigoroso de custos, fundamental para maximizar lucros. A utilização de fichas técnicas para cada prato contribui para a padronização da produção, assegura a qualidade e facilita o cálculo do Custo da Mercadoria Vendida (CMV). Além disso, a elaboração de um cardápio estratégico, alinhado às demandas do público-alvo e às tendências de mercado, é crucial para atrair e reter clientes. O controle de produção, por sua vez, minimiza desperdícios e otimiza recursos, resultando em maior eficiência operacional. Dessa forma, a interligação entre controle de custos, produção, fichas técnicas, engenharia de cardápio e CMV é vital para a competitividade no setor de alimentação fora do lar. Este trabalho detalha as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório na empresa de consultoria em gestão, Produz Soluções em Food Service. Durante o estágio, foram realizadas atividades como acompanhamento do funcionamento dos estabelecimentos, preenchimento de checklists diagnósticos, desenvolvimento de planos de ação e cronogramas de atividades, além da implantação e implementação de controles. Também foram realizadas leituras de dados e elaboração de planilhas para resumir os resultados de redução de custos e maximização de lucros, seguindo a metodologia da empresa, fundamentada na gestão estratégica. A Produz Soluções em Food Service se destaca no mercado de consultoria e assessoria, não apenas em Recife-PE, mas em todo o Brasil. A experiência adquirida no estágio representa a aplicação prática do conhecimento teórico aprendido em sala de aula, promovendo dinamismo, flexibilidade e uma análise crítica dos processos e particularidades de cada estabelecimento.Item A contribuição da autoavaliação na política de planejamento institucional da UFRPE(2022-05-27) Brasileiro, Isabelle Thais Barbosa; Oliveira, Isabel Cristina Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4745142041015422; http://lattes.cnpq.br/5170943668237681Diante da conjuntura econômica, social e política brasileira, uma série de cortes de verbas comprometeu o orçamento da educação pública brasileira, entre eles os orçamentos das Instituições de Ensino Superior (IES), colocando os gestores em alerta acerca do funcionamento de suas instituições. Além disso, houve o estabelecimento da pandemia da COVID-19 aumentando ainda mais esta preocupação. Foi, então, necessário refletir sobre as dificuldades de se fazer o máximo, com poucos recursos disponíveis, colocando em evidência a importância de se ter um planejamento bem estruturado e factível. Para que isso seja possível, é necessário planejamento e conhecimento de todas as fragilidades e potencialidades apontadas por um processo de autoavaliação institucional - um importante instrumento regulador para avaliar a educação enquanto política pública. Nesse sentido, este estudo busca identificar como o uso dos resultados da autoavaliação contribui na política de planejamento institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A metodologia utilizada neste trabalho para a obtenção e análise dos dados se deu por meio de uma abordagem qualitativa, onde foi aplicado um questionário para identificar como os gestores da UFRPE se utilizam dos resultados da Avaliação Institucional, e da pesquisa documental junto aos documentos normativos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e oficiais da UFRPE para fomentar as discussões. Os resultados obtidos mostram como a autoavaliação impacta no processo de gestão da instituição e promove mudanças inovadoras, contribuindo para obter sucesso nos índices de desempenho e governança e melhorar a eficácia na realização de sua função social.
