01.1 - Graduação (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Aprendendo com as mulheres agricultoras e suas plantas medicinais nos sertões do Pajeú e da Chapada do Araripe, Pernambuco(2025-03-17) Jesus, Cícera Maria de; Aguiar, Maria Virgínia de Almeida ; Dantas, Lourinalda Luiza da Silva; http://lattes.cnpq.br/7013867423178814; http://lattes.cnpq.br/4665749527709728; http://lattes.cnpq.br/3560943586239816Neste Memorial trago minha trajetória no curso de Bacharelado em Agroecologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (2020.2 a 2024.2) com destaque sobre a importância das plantas medicinais e a valorização do trabalho das mulheres no campo para a promoção da saúde. Para isso, trago elementos dos aprendizados das vivências realidade-campo e universidade e imersões realizadas durante o curso, faço uma revisão bibliográfica. Também realizo uma pesquisa de campo utilizando técnicas como entrevista e caminhada transversal em quintais, para coleta de dados sobre o uso de plantas medicinais por mulheres agricultoras de Santa Cruz da Baixa Verde/PE, sobre a importância do uso das plantas medicinais e o resgate destes saberes junto as minhas ancestrais, para a continuação e perpetuação deste conhecimento. Ademais, o Memorial também destaca o papel da Universidade Federal Rural de Pernambuco na formação de profissionais comprometidos com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Por fim, reforça a relevância de dar voz e visibilidade às mulheres que estão na linha de frente dessas mudanças, fortalecendo laços e promovendo igualdade.Item O que chamamos de produto natural? análise de sentidos e significados atribuídos a conceitos químicos ao longo de uma sequência didática contextualizada(2024-03-05) Albuquerque, João Paulo Araujo de; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/5241130686153506; http://lattes.cnpq.br/6109325346299515O abandono do conhecimento do senso comum, tratado como um obstáculo pelo científico, não representa o objetivo de uma educação cidadã, visto que é um saber desenvolvido através das relações sujeito-sujeito e sujeito-mundo, mesmo que o produto dessas complexas interações seja uma leitura ingênua da realidade. É necessário, portanto, que os estudantes estabeleçam uma relação crítica de significados entre a visão de mundo que trazem consigo e os conhecimentos científicos adquiridos. Diante disto, foi realizada uma sequência didática (SD) com auxílio instrumental da contextualização dos saberes presentes na área da Química dos Produtos Naturais e da medicina popular. Os resultados apontam que os estudantes atribuíram diferentes significados ao termo “produto natural”, em que podemos destacar três significados gerais distribuídos em diferentes momentos da SD. O primeiro significado revela que os estudantes apresentam a ideia de que os produtos naturais são produtos sem Química, retirados da natureza e que são benéficos à saúde. Após a discussão da importância social e histórica dos produtos naturais, os estudantes passam a estabelecer que produtos naturais são substâncias Químicas produzidas por seres vivos e, não necessariamente, benéficos. Entretanto, os estudantes possuem resistência em relacionar que as mesmas substâncias podem ser produzidas em laboratório. Tal significado foi modificado após a contextualização de técnicas cromatográficas e preparo de extratos utilizados na medicina popular, a qual necessitou de conceitos científicos como substância, mistura, pureza e transformações químicas. Os estudantes estabeleceram que os produtos naturais são substâncias que são encontradas em forma de misturas e estabeleceram que as diferentes propriedades medicinais dos extratos são decorrentes das diferentes composições das misturas obtidas.Item Xô olho grande! As ameaças de extinção das rezadeiras tradicionais e o surgimento das novas rezadeiras dos meios digitais(2022-05-26) Silva, Maria Clemilda da; Silva, Maria Auxiliadora Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/1540473468896261; http://lattes.cnpq.br/8855743593616583A presente pesquisa busca refletir sobre os processos de manutenção da prática de benzeção nos dias atuais, tendo como objetivo mapear as dificuldades encontradas pelas rezadeiras, bem como os fatores que contribuíram para a diminuição do número de mulheres que se utilizam da reza e das plantas no processo de cura para males físicos e espirituais. Essas mulheres detentoras de saberes populares, resistem ao tempo e as intempéries impostas pela modernidade e pela falta de interesse da família em dar continuidade ao ofício, além de serem excluídas de suas práticas pelo aparecimento de novas religiões que as acuam e as adjetivam de serem semeadoras e detentoras de um mal a ser combatido. Com isso, as rezadeiras tradicionais estão dando espaço para o surgimento de um novo grupo de rezadeiras voltadas às mídias digitais como, o Instagram, o Facebook e o Youtube, além do uso do Whatsapp para o envio de rezas e bênçãos. Assim, o estudo seguirá a abordagem sócio-antropológica, utilizando o método qualitativo cujo universo será as rezadeiras do município de Vicência - PE.
