01.1 - Graduação (Sede)

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Resultados da Pesquisa

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    Gerenciamento e consumo da informação no serviço público: um estudo de caso em setor de estágio em instituição de ensino superior
    (2023-09-12) Silva, Tamires Amanda Gonçalves da; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/2131976097619056
    O presente trabalho trata-se de uma reflexão a partir de uma experiência de estágio e seu registro, que teve o objetivo de analisar o gerenciamento de uma rede social (Instagram) do Setor de Estágio de uma instituição de ensino superior pública, considerando, principalmente, descrever a produção (processo) e expor o consumo da informação (dados); considerando o campo das Ciências do Consumo. As temáticas voltam-se aos conceitos e definições sobre Redes Sociais; Economia da Atenção; Planejamento e Produção de Conteúdo e Marketing Público. Metodologicamente, foi abordado de forma qualitativa e como estudo de caso; os resultados foram analisados de forma descritiva. A principal recomendação que se apresenta com o estudo realizado, é reiterar a importância de considerar as redes sociais digitais como forma de engajamento social, bem como de aprimoramento da prestação de serviços públicos, como uma ferramenta da gestão que efetive cada vez mais o ciclo de comunicação entre as partes envolvidas.
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    Pod-quem? Quais são e onde estão os podcasts de professores de História e historiadores do Brasil
    (2022-06-01) Santos, Danton Soares Brasil dos; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/4444145731240665
    O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento acerca dos podcasts produzidos por professores de história e historiadores. A pesquisa realizou os seguintes passos: leituras bibliográficas sobre a história do podcast e dos usos do podcast na educação e levantamento dos podcasts de temática histórica produzidos por professores de história e historiadores. O levantamento foi realizado nas seguintes plataformas: Google, Apple Podcasts e Spotify. Utilizamos os seguintes critérios: podcasts usam da história como sua temática principal, com português como sua língua falada e dentro do território brasileiro, que um professor de história e/ou historiador seja seu principal produtor e/ou apresentador. A conclusão é que existe uma nova produção de programas voltados para o grande público e o público escolar, com uma variados formatos e temáticas, em sua maioria iniciados em 2020, o que habilita uma ampla gama de possibilidades de uso do podcast em sala de aula, seja como objeto de estudo, material de referência ou projeto de construção de um programa.
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    As percepções dos professores de Educação Física sobre a influência do TikTok no ensino de dança na escola
    (2023-04-26) Santos, Marcos Vinícius dos; Pirauá, Natália Barros Beltrão; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100
    A dança está presente na vida humana desde os primórdios, e sua relação com a sociedade promoveu transformações mútuas, até chegarmos hoje em um mundo mais conectado. A tecnologia tem sido cada vez mais utilizada como ferramenta pedagógica, inclusive na Educação Física escolar. O TikTok é uma plataforma de mídia social que tem se popularizado entre os jovens e pode ser uma ferramenta útil para o ensino de dança. Mas ela ainda pode ser pensada como um desafio no cenário escolar. Sendo assim, o presente estudo investigou como os professores de Educação Física percebem a influência do Tiktok nas aulas de dança na Educação Física Escolar, e como encaram as danças de mídia em sua metodologia de ensino. Participaram da pesquisa 20 professores de Educação Física escolar, de diferentes locais do Brasil e com inserção em escolas públicas e/ou particulares, respondendo a um questionário digital sobre suas experiências com a dança, suas metodologias de ensino e relação pessoal e profissional com o TikTok. Os resultados do estudo evidenciam que os professores percebem a influência do Tiktok, não só nas aulas de dança, mas na Educação Física em geral. Além disso, alguns professores se utilizam da aproximação dos alunos com a dança de mídia para realizar provocações sobre alguns aspectos sobre a dança de mídia. Ao explorar a pesquisa sobre como os professores percebem as influências do TikTok nas aulas de Dança, é possível concluir que esse conjunto de dados é algo inovador e importante. Isso se deve ao fato de que tal pesquisa pode contribuir para os debates educacionais sobre o tema e para a compreensão das potencialidades das ferramentas tecnológicas no avanço do processo de ensino-aprendizagem.