01.1 - Graduação (Sede)

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Resultados da Pesquisa

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    Marketing digital e influência regional: estudo de caso de uma ação da “Abreu e Lima Pizzas”
    (2025-08-01) Nunes, Maria Vanessa de Almeida; Oliveira, Gabriela Araújo Ferraz; http://lattes.cnpq.br/6517400043469005; http://lattes.cnpq.br/1084838900076783
    O presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia de uma ação de marketing digital realizada pela pizzaria Abreu e Lima Pizzas, localizada na cidade de Abreu e Lima – PE, em parceria com Prin, um influenciador digital da mesma região. A ação consistiu na distribuição gratuita de pizzas dentro de um transporte público coletivo, foi registrada em vídeo e divulgada na plataforma do Instagram, configurando-se como uma estratégia criativa e de baixo custo para ampliar o alcance e o engajamento da marca. A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter descritivo, adotou o método de estudo de caso, utilizando entrevistas, observação direta e análise de conteúdo para compreender os impactos da campanha nas métricas digitais e na percepção do público. Os resultados evidenciam que a ação gerou expressivo engajamento e aumento da visibilidade da pizzaria, destacando-se pela autenticidade e proximidade com o público. Constatou-se que pequenos influenciadores locais, aliados a estratégias de marketing de guerrilha, podem fortalecer a identidade da marca, gerar vínculos afetivos com os consumidores e impulsionar pequenas empresas no ambiente digital.
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    Popularização da ciência do solo por meio de práticas e mídias digitais
    (2021-08) Silva, Taiza Maria da; Sousa, Juliet Emilia Santos de; http://lattes.cnpq.br/0784718955904957; http://lattes.cnpq.br/0192244371119996
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    Desenvolvimento de mídias digitais na educação do campo: o Projeto DEMULTS em escolas municipais de Vicência - PE
    (2020-11-03) Queiroz, Shany Lira de; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/8239910414586501
    As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) vêm expandindo seu domínio e se tornam progressivamente mais presentes no cotidiano das sociedades do mundo contemporâneo. Entretanto, nas regiões rurais do Brasil, os números relativos ao acesso a bens tecnológicos digitais ainda são significativamente inferiores aos das regiões urbanas do país. Evidenciadas as potencialidades destas tecnologias em produzir e compartilhar conteúdos aponta-se a necessidade de sua inserção nas escolas do campo, levando em consideração, essencialmente, os princípios da educação do campo, estabelecidos após décadas de esforço dos movimentos sociais em prol de sua construção. Compreendendo esta problemática, em 2019, o grupo de pesquisa DEMULTS (Desenvolvimento Educacional de Multimídias Sustentáveis), elaborou um projeto voltado para o contexto da educação do campo. Este grupo, em atividade desde o ano 2011, visa favorecer a aprendizagem através do desenvolvimento de mídias digitais utilizando uma metodologia participativa/cooperativa na qual o/a estudante ocupa papel de agente ativo/a na construção do seu conhecimento. A pesquisadora passou a integrar a equipe do projeto, participando de todo o seu desenvolvimento, no município de Vicência-PE, razão pela qual o estudo organiza-se como pesquisa participante. O objetivo do presente estudo foi compreender os fatores que motivaram as modificações na metodologia do DEMULTS decorrentes da sua aplicação no contexto da educação do campo. Como principais resultados da análise dessas modificações foi possível identificar um alinhamento com os princípios da educação do campo, além da inclusão de técnicos agrícolas, efetivando uma rede de aprendizagem participativa/colaborativa no processo de construção de artefatos digitais, voltados para a valorização dos saberes e da cultura campesina. A análise profunda das modificações acima descritas acrescenta reflexões pertinentes sobre o uso de TDICs no contexto da educação do campo.
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    Gastronomia “Na Ponta da Língua”: comunicação, memórias e representação profissional nas narrativas de chefs de cozinha no sertão pernambucano
    (2022-10-14) Bezerra, Fábio Marques; Panetta, Monica Helena; http://lattes.cnpq.br/0760135351368402
    A Gastronomia é um campo de conhecimentos e práticas que abre a possibilidade de reportar-se à diversidade de memórias que podem estar presentes nas sociedades, e diante de narrativas que são estabelecidas, percebe-se que é comum o resgate da cozinha de “forno e fogão” de cunho familiar e que faz parte do domínio da memória afetiva de todos. Diante de processos identitários e que há o interesse comunicacional na produção de sentidos e significados nessa área, buscou-se analisar os elementos constituintes de uma representação profissional dos chefs de cozinha da região do Vale do São Francisco a partir da relação entre suas memórias e o fazer culinário apresentados em uma série digital denominada Na Ponta da Língua. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental, sendo utilizada a abordagem interpretativista para a análise dos dados coletados nos documentos digitais (videocasts) encontrados no Portal Culturama, no YouTube. Notou-se que foram representativos alguns elementos em comum aos chefs entrevistados e que permeiam um “fio” condutor das práticas acerca do cozinhar no sertão pernambucano: o espaço físico, o lugar de fala gastronômica, as memórias (afetivas) constitutivas, o fazer culinário e a afirmação do ser chef de cozinha. Então, a partir das narrativas representacionais do fazer-ser chef de cozinha e entre os sentidos e significados produzidos pelo signo “comida” sertaneja a partir da memória narrada nos vídeos, foi possível encontrar a idéia de que, para além do elemento econômico, a história íntima familiar e os investimentos afetivos, simbólicos, estéticos e socioculturais se constituem como fatores de relevância para a produção do (re)dimensionamento dos saberes-sabores pertinentes à pluralidade das “cozinhas do sertão”.