01.1 - Graduação (Sede)

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    Entre palavras e sinais: alfabetização e letramento de alunos surdos em duas escolas municipais de Pernambuco
    (2025-02-26) Silva, Inara Dantas de Melo; Cordeiro, Leane Pereira; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/8538638475316742; http://lattes.cnpq.br/5437727266648733
    A educação de surdos possui diversos desafios, um dos maiores deles é a alfabetização e letramento e a forma a qual esses sujeitos são ensinados. Visto muitas vezes como incapazes ou impostos em uma prática oralista, esses alunos enfrentam acentuadas dificuldades linguísticas, muitas vezes por estarem inseridos em turmas com professoras que não compreendem as suas especificidades. Alguns surdos estão inseridos em turmas bilíngues com professoras surdas e fluentes em Libras, outros estão em contextos regulares com uma professora que não necessariamente tem domínio da língua de sinais, às vezes com a presença de instrutor e/ou intérprete. Nesta pesquisa, buscamos com o objetivo geral analisar as singularidades do processo de alfaletramento de alunos surdos em uma turma bilíngue para surdos, e em uma turma regular, ambas do ensino fundamental nos anos iniciais e com os objetivos específicos almejamos identificar o papel da Libras (L1) no processo de aquisição do sistema de escrita alfabética, bem como no desenvolvimento da leitura em contextos de regular e bilinguismo; verificar como se dá a relação aluno-professor-turma em contexto regular e de bilinguismo; compreender os principais desafios enfrentados pelas professoras, tanto em contexto inclusivo quanto bilíngue para surdos; entender o papel do instrutor e/ou intérprete no processo de alfaletramento desses alunos surdos. Um trabalho de caráter qualitativo do tipo pesquisa de campo utilizamos como instrumentos entrevistas estruturadas e a observação participante. O campo de pesquisa foi dividido entre duas escolas municipais da região metropolitana de Recife e os sujeitos foram duas pedagogas, um instrutor de Libras e uma intérprete. À luz de autores como Soares (2020), Morais (2005), Quadros (1997) entre outros, podemos compreender conceitualmente a alfabetização e letramento e os aspectos particulares da educação de surdos. Os resultados desta pesquisa destacam a fragilidade das formações continuadas oferecidas pelas redes municipais, a potencialidade de surdos em espaços bilíngues, tomando como ponto de referência o bilinguismo e o acesso à cultura surda, o contexto bilíngue, detém mais recursos (apesar das dificuldades) e está mais próximo do ideal para a educação de surdos, também revelam as dificuldades e barreiras encontradas em turmas regulares com alunos surdos, sendo a principal barreira à comunicação, ou a falta dela, e a importância de profissionais especializados presentes diariamente para oportunizar um alfaletramento de uma forma que de fato os alunos surdos possam desenvolver a língua escrita.
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    A Voz do Silêncio: mangá no processo de ensino-aprendizagem da língua brasileira de sinais
    (2023-09-11) Carvalho, Thecia Karolina Souza de; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/4895746996790379
    As línguas de sinais e as histórias em quadrinhos possuem características similares, sendo a experiência visual uma das principais, se configurando também como um dos artefatos culturais da cultura surda. Nesse sentido, a presente pesquisa trata-se de uma pesquisa- ação com objetivo demonstrar de que forma o mangá A Voz do Silêncio (2020) pode ser utilizado no processo de ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em uma turma do 5º ano do município do Paulista-PE. Em primeiro lugar, para a nossa fundamentação teórica, buscamos delinear as origens das histórias em quadrinhos ocidentais, evidenciando a sua relação com a educação, como também trouxemos as principais características dos mangás. Então, apresentamos um panorama da educação de surdos e os elementos que constituem a Libras, como também a importância da educação bilíngue e o uso de quadrinhos no ensino-aprendizagem de surdos e ouvintes. Através de questionário e entrevista, os alunos e a professora regente do 5º ano participaram da pesquisa, a fim de responder aos objetivos específicos: investigar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca dos quadrinhos e a concepção docente sobre o seu uso na escola; descobrir as experiências e vivências da professora e dos alunos com a Libras; identificar a presença da temática nos diferentes espaços da escola; analisar as tirinhas dos alunos, considerando os aspectos abordados na sequência didática aplicada. Nos inspiramos na análise de conteúdo para definir quatro categorias que dialogam com os resultados, utilizando também aspectos da análise semiótica. Os resultados apontam que a escola é um ambiente propício para a disseminação da cultura surda e o mangá contribuiu para a construção do conhecimento da língua de sinais.
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    Comparação de algoritmos de reconhecimento de gestos aplicados à sinais estáticos de Libras
    (2019-07-12) Cruz, Lisandra Sousa da; Cordeiro, Filipe Rolim; Macário Filho, Valmir; http://lattes.cnpq.br/4346898674852080; http://lattes.cnpq.br/4807739914511076; http://lattes.cnpq.br/2111589326272463
    A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi criada a fim de suprir uma necessidade de comunicação não-verbal para os surdos, que durante muito tempo foram doutrinados à ter o português como sua primeira língua. Atualmente, a Libras é a segunda língua oficial do Brasil e primeira língua dos surdos, assim como o português é para o ouvinte. Entretanto, mesmo com tamanho reconhecimento, a segunda língua oficial do Brasil não é conhecida pela maior parte da população brasileira. O processo de inclusão visa proporcionar igualdade aos deficientes, de forma que a deficiência não seja um fator impeditivo à convivência em sociedade. Com o advento da tecnologia e avanços da Inteligência Artificial (IA), foram criados artifícios tecnológicos visando propiciar inclusão. Na IA, o reconhecimento de padrões é um dos subtemas mais abordados na atualidade, sendo bastante aplicada para a classificação de gestos de diversas línguas de sinais na literatura. Essa pesquisa tem como principal tarefa identificar as mãos que formam um determinado sinal de Libras e em seguida reconhecer a que classe pertence, classificando-o. Baseado na classificação da Língua de Sinais Americana, a Feature Fusion-based Convolutional Neural Network (FFCNN), uma rede estendida da Convolutional Neural Network (CNN), obteve a melhor acurácia em comparação a outras redes, dentre elas a Visual Geometry Group (VGG). Diante desse cenário, esse trabalho aplica a FFCNN à gestos estáticos de Libras a fim de verificar se a FFCNN obtém a melhor acurácia assim como obteve na Língua de Sinais Americana. Para alcançar esse objetivo são comparados três classificadores: VGG com uma variação da CNN com 13 e 16 camadas; FFCNN e uma rede Multi Layer Perceptron (MLP) usada no reconhecimento de gestos estáticos de Libras na literatura. Os algoritmos foram aplicados em um dataset de Libras que contém 9.600 imagens de 40 sinais. Os resultados demonstram que a rede VGG com 16 camadas obteve a maior acurácia dentre modelos descritos neste trabalho, com valor de 99,45%.
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    Instrumento de facilitação da aprendizagem de terminologias específicas da Anatomia Humana para alunos surdos no Ensino Superior
    (2020-11-04) Carlos, Allane Cosmo da Silva; Palma, Mariza Brandão; http://lattes.cnpq.br/5056572269695104; http://lattes.cnpq.br/5599265225671037
    A língua Brasileira de Sinais - LIBRAS é a língua natural utilizada pelas comunidades de pessoas surdas no Brasil. A Libras é considerada a 2° língua oficial do Brasil e como as diversas línguas naturais é composta por morfologia, fonologia, sintaxe e semântica. Os alunos surdos quando são inseridos em sala de aula apresentam algumas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem devido a predominância da língua oral e a ausência de sinais em algumas áreas do ensino, principalmente no ensino de ciências. A Anatomia Humana é uma ciência descritiva que estuda as estruturas e as formas do corpo humano. Segundo a definição de Dangelo e Fattini a Anatomia é a disciplina que estuda macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados. O processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina é considerado complexo devido a quantidade dos termos anatômicos que são utilizados para descrever o corpo humano. A partir das observações feitas do aluno surdo que está inserido na sala de aula de Anatomia Humana do primeiro período de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE, foi revelado as dificuldades que o aluno encara ao se deparar com as terminologias específicas da Anatomia. A partir desta observação sistemática o trabalho em questão teve como objetivo criar sinais Na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, que auxiliem no ensino da Anatomia Humana e no entendimento das terminologias específicas da disciplina. Os sinais foram criados e aprimorados juntamente com o aluno surdo alvo das observações e o intérprete de Libras que o acompanha. Os sinais temporários foram criados a fim de dar suporte no ensino da Anatomia Humana para os alunos surdos e servir como base para novos estudos que possam amparar completamente os sinais específicos dos diferentes conteúdos da Anatomia Humana.
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    Libras no serviço público brasileiro: ferramenta de acesso à cidadania
    (2021) Soares, Alexandre Silva; Cordeiro, Leane Pereira; http://lattes.cnpq.br/8538638475316742
    A comunicação por sinais há muito já foi reconhecida oficialmente como um instrumento lingüístico equiparado a um idioma, por apresentar determinadas singularidades tal qual uma língua. O Brasil é um dos vários países do mundo que possui seu próprio idioma baseado em gestos, chamado de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Tal recurso comunicacional tornou-se obrigatório no âmbito educacional em virtude do advento do Estatuto da Pessoa com deficiência, dentre outras legislações, entretanto, a utilização dessa importante ferramenta restringiu-se apenas a seara educacional. Pensando nisso, o presente estudo vem propor uma breve discussão acerca da utilização da LIBRAS para além da sala de aula, abrangendo os mais variados serviços públicos prestados pelo Estado, tornando possível e amplificado o acesso das pessoas com deficiência auditiva a estes serviços, garantindo, assim, uma participação mais ativa desses indivíduos na vida cidadã. Com este intuito, optou-se pela realização de uma pesquisa qualitativa que, partindo do procedimento de pesquisa bibliográfica, procurou desvendar os mais variados aspectos da LIBRAS e seus benefícios como ferramenta de comunicação no âmbito público em geral. Ao fim, constatou-se que de fato, o acesso ao serviço público pela comunidade surda se tornaria mais amplo, caso fosse oferecido um atendimento em LIBRAS, entretanto, são muitos os percalços a serem vencidos a fim de que essa realidade, de fato, torne-se efetiva.
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    Um olhar sobre atividades de ensino da Língua Portuguesa como L2 para surdos
    (2019-07-08) Rodrigues, Madalena Vitorino dos Santos; Sampaio, Maria Janaína Alencar; Santos, Edite Consuêlo da Silva; http://lattes.cnpq.br/8401683921106924; http://lattes.cnpq.br/1968884119513703
    Este estudo tem como objetivo analisar, à luz do Interacionismo Sócio-Discursivo (ISD), algumas atividades para o ensino de português como L2 presentes em uma das obras disponibilizadas pelo MEC para educação de surdos, visando principalmente contribuir com os estudos sobre ensino de português como L2 para surdos e com sua acessibilidade comunicacional à medida que eles aprendem o português como L2. As questões a que procuramos responder foram (1) Que teorias linguísticas norteiam o ensino de língua portuguesa para surdos no material disponibilizado pelo MEC (SALLES et al., 2004)? (2) Como as atividades presentes nesse material poderiam se apresentar à luz das teorias linguísticas sociointeracionistas que orientam os documentos oficiais de ensino de língua portuguesa (PCN e BNCC)? Em nossas análises, pudemos observar que as atividades estão bastante pautadas ainda no Estruturalismo, utilizando textos para focar em elementos gramaticais sem a consideração do texto como um todo. Propomos algumas atividades que, ao nosso ver, auxiliariam o estudante surdo a assimilar melhor a Língua Portuguesa como L2.
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    A libras promove a inclusão das docentes surdas no ambiente de trabalho da UFRPE?
    (2019) Lima, Tereza Cristina Alves; Sampaio, Maria Janaína Alencar; http://lattes.cnpq.br/1968884119513703
    O objetivo deste estudo foi investigar como ocorre a comunicação das professoras surdas que ensinam Libras no campus sede da UFRPE,afim de identificar se a Universidade promove as medidas necessárias e suficientes para facilitar essa comunicação durante as atividades relacionadas ao trabalho, contribuindo para a plena efetividade da inclusão dessas professoras no ambiente acadêmico. A metodologia aplicada está vinculada ao método qualitativo, um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários respondidos por alunos, funcionários e professores ouvintes, bem como por meio de entrevistas com as professoras surdas e um tradutor intéprete profissional, cujo papel é essencial para que essa comunicação ocorra. A teoria para a pesquisabaseou-se na história da surdez e da língua de sinais, bem como no paradigma da inclusão, desde sua antiga exclusão protecionista até os dias atuais, onde as práticas sociais visam estabelecer a igualdade e todos devem ser reconhecidos como cidadãos de igual importância. Questões relacionadas à acessibilidade, preconceito, estereótipos e estigma foram abordadas, culminando com a compreensão da importância do trabalho como elemento essencial para o processo de inclusão. A análise dos dados apontou que, apesar da UFRPE estabelecer algumas medidas de acessibilidade mais generalizadas e algumas mais específicas para auxiliar a comunicação por meio da Libras, ainda são de pouco alcance e efetividade, para possibilitar a plena interação e integração das professoras surdas nessa instituição acadêmica.
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    A importância da disciplina Libras na formação dos alunos do curso de licenciatura em educação física da UFRPE Sede
    (2019-12-17) Barros, Daniel Williams da Silva; Cordeiro, Leane Pereira; http://lattes.cnpq.br/8538638475316742; http://lattes.cnpq.br/0356543491552857
    A língua brasileira de sinais é reconhecida através da lei 10.436/2002 e regulamentada pelo decreto de n° 5.626/2005 que no artigo terceiro assegura a obrigatoriedade da disciplina libras no curso de formação de professores nas instituições de ensino superior. Esse trabalho visa apresentar a importância dessa disciplina na formação dos estudantes do curso de licenciatura em educação física da universidade federal rural de Pernambuco, na sede da mesma. Foi realizado o questionário para saber dos estudantes matriculados no curso do 1° ao 8° período e dos formandos, foi obtido 65 respostas de uma pesquisa quali-quantitativa. Os resultados demostram que os estudantes compreendem que a disciplina libras é importante na formação do professor de educação física, para o trato com o aluno surdo na busca de uma aula inclusiva. E que a disciplina agrega na formação de um professor consciente do seu dever de educador que não excluí ninguém de suas atividades.