01.1 - Graduação (Sede)

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    A inclusão de crianças em uma creche de um município da Zona da Mata de Pernambuco, na perspectiva da educação inclusiva
    (2025-02-28) Carmo, Vitória Alves do; Amorim, Maria do Rosário de Fátima Brandão de; http://lattes.cnpq.br/5330024930917910; http://lattes.cnpq.br/2908227219134600
    A educação infantil no Brasil tem uma trajetória marcada por desafios históricos e conceituais. Inicialmente, essa etapa tinha um caráter assistencialista e demorou a ser reconhecida como parte do processo educacional formal. No que diz respeito às crianças com deficiências elas eram frequentemente excluídas do sistema educacional devido a estigmas e preconceitos. Porém, com o avanço das políticas públicas e mudanças nas concepções de infância, a inclusão passou a ser vista como um direito, e a educação infantil se tornou um campo importante para promover a igualdade de oportunidades Este estudo focou na inclusão de crianças em uma creche da Zona da Mata de Pernambuco, uma região caracterizada por grande diversidade cultural e social. O problema da pesquisa foi compreender como a inclusão numa creche, é compreendida, a partir da perspectiva dos servidores e dos docentes, a justificativa para a pesquisa está na importância da educação infantil para o desenvolvimento humano e na necessidade de garantir acesso à educação para todas as crianças. O objetivo geral foi compreender a concepção de inclusão na educação infantil a partir da perspectiva dos educadores de uma creche na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Já os objetivos específicos incluem explorar as concepções dos educadores sobre criança e inclusão, e identificar os desafios enfrentados na promoção da inclusão. Os resultados apontaram que a infância é um período de experiências diversificadas que contribui para o desenvolvimento integral dos indivíduos; que a inclusão na educação é um conceito complexo que envolve a valorização da diversidade e a promoção da igualdade e sua implementação nos ambientes educacionais; que a formação dos educadores é fundamental, sendo necessário uma formação continuada e aprofundada para a promoção da inclusão, como também a criação de ambiente inclusivos, que são considerados essenciais para a promoção da inclusão.
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    As relações entre o ciclo de vida profissional dos docentes e a prática pedagógica na disciplina curricular de Educação Física escolar
    (2022-10-07) Almeida, Danyelle Heloisa Alves de; Lima, Ricardo Bezerra Torres; http://lattes.cnpq.br/0128873517491860; http://lattes.cnpq.br/3340170275863580
    In basic education, teachers work at various stages of the teaching professional life cycle. According to Michael Huberman, each phase has specificities arising from several factors. Given this, this research has the general objective to characterize the original articles published since 2014 that analyze the relationships between the professional teaching life cycle and the pedagogical practice in school Physical Education. A systematic review of a qualitative approach was conducted looking for original articles published between 2014 and 2021 in databases and journals in the area of Physical Education, transformed between A1 and B3 in the Sucupira Platform. From selected criteria, twelve articles were selected. Profession time is a fundamental element for didactic improvement, given the limitations of initial training. In addition to practical experiences, continuous training contributes to the process of improving the teaching career. Thus, the individual gradually builds his professional identity.