01.1 - Graduação (Sede)

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    Horta na escola: plantando sementes para o futuro
    (2022) Souza, Michelle Maciel Pereira de; Ribeiro Filho, Mateus Rosas; http://lattes.cnpq.br/7832462604842279; http://lattes.cnpq.br/2772739450014995
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    Obesidade infantil: uma visão interdisciplinar
    (2019) Silva, Tiago Cícero da; Silva, Celiane Gomes Maia da; http://lattes.cnpq.br/3760947810306402
    O excesso de peso já é um problema que afeta 1/5 da população infantil e pode resultar em uma geração futura de obesos, pois crianças obesas se tornam adolescentes obesos e 80% destes chegam à vida adulta também com obesidade. São vários os fatores que geram este sério problema, entre eles estão a influência da mídia, maus hábitos alimentares, sedentarismo, fatores genéticos e/ou a combinação desses e de outros elementos. Objetivou-se na elaboração desta monografia realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema obesidade infantil com ênfase na influência da mídia, na percepção da famíliae da importância da escola. Foram realizadas buscas utilizando bases de dados on line, como Google Acadêmico e Scientific Electronic Library Online (Scielo). A partir dos trabalhos utilizados nesta pesquisa observou-se que é grande a influência que a mídia e as propagandas exercem no comportamento alimentar de crianças e adolescentes, bem como o tempo gasto com a televisão, internet e jogos eletrônicos. A família exerce um papel muito importante com relação aos hábitos alimentares das crianças, pois, muitas vezes são os costumes alimentares que ela oferece que irá definir quais alimentos farão parte do paladar da mesma. A escola também tem uma grande responsabilidade na questão nutricional, é seu dever oferecer uma merenda rica nutricionalmente e diversificada, ambas as partes devem trabalhar em sintonia para alcançar o resultado desejado. Portanto, é fundamental que haja acompanhamento profissional para realização do diagnóstico nutricionalnas crianças e orientação quanto aalimentação mais adequada. A família e cuidadores devem estar sensibilizados para o problema e deve-se buscar estratégias efetivas e sustentáveis no âmbito individual, familiar, escolar, comunitário e nos demais espaços em que a criança está inserida, de forma que a adoção de hábitos de vidamais saudáveis seja facilitada e promovida.
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    Estudo da percepção ambiental dos estudantes de uma Escola Municipal da Zona Rural de Bonito-PE
    (2018) Oliveira, Shirley Soares de; Araújo, Elian Sandra Alves de; http://lattes.cnpq.br/8362137509119353; http://lattes.cnpq.br/8021325895311840
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    Percepções sobre a educação ambiental e sua inserção no currículo escolar
    (2019) Pereira, Maria Elizabete Alves; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/3922122165023084
    Os movimentos ecológicos que ocorreram nas décadas 60 e 70 na Europa e EUA foram discussões importantes para sociedade entender como estamos degradando o meio ambiente, isso devido ao sistema capitalista, através da alta produção industrial, além da utilização dos recursos naturais para saciar nosso poder de consumo. Dessa forma, a Educação Ambiental passou a integrar os componentes dos currículos em todos os níveis de educação de forma interdisciplinar. Para que esse tema seja trabalhado na escola, o currículo escolar precisa incluir o tema transversal meio ambiente indicado nos Parâmetros Curriculares Nacionais para serem desenvolvidos durante o ano letivo. O objetivo do presente trabalho foi analisar as práticas de Educação Ambiental desenvolvidas pelos professores do ensino fundamental dos anos finais, sobre a perspectiva de como as questões socioambientais estão presentes em nossa sociedade. A pesquisa ocorreu em uma escola estadual da cidade do Recife, através de análise documental do Projeto Político Pedagógico, entrevistas com professores e estudantes, analisando suas percepções. Contudo, foi possível perceber que os problemas da comunidade são explanados na sala de aula, mas a Educação Ambiental ainda acontece de forma discreta, sem sua ambientalização no currículo. E assim, inclusões de ações aplicadas na escola seriam importantes para que a prática de Educação Ambiental possa ser continua e interdisciplinar.
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    “O incrível mundo dos anfíbios e répteis da Mata Atlântica” ações educativas no entorno de unidades de conservação
    (2018) Amaral, Jéssica Monique da Silva; Santos, Ednilza Maranhão dos; http://lattes.cnpq.br/5812920432455297; http://lattes.cnpq.br/1830373986976646
    Com mais de 70% de sua cobertura original degradada a Mata Atlântica ainda possui uma alta biodiversidade e abriga cerca de 730 espécies de anfíbios e répteis, todavia, devido ao avanço da urbanização e a fixação de crendices populares que instigam a aversão da população a respeito desses animais, algumas espécies encontram-se ameaçadas de extinção. Sendo as Unidades de Conservação (UC’s) uma importante ferramenta para preservação das espécies. Portanto, é de fundamental importância a utilização de ações educativas para desmistificar e esclarecer a importância desses animais para a população humana, sendo um instrumento fundamental no plano de manejo de uma UC. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi promover e avaliar ações educativas através de exposições itinerantes em escolas da rede pública do entorno de três Unidades de Conservação, Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI), Estação Ecológica do Caetés (ESEC-Caetés) e Refúgio de Vida Silvestre do Sistema Gurjaú (RVS Gurjaú), visando à valorização da importância dos anfíbios e répteis da Mata Atlântica, estimulando a sensibilização da comunidade humana para com as florestas e os animais. As exposições foram realizadas no período de três anos consecutivos voltadas para alunos do 7º ano do ensino fundamental II e 2º ano do ensino médio. Cada exposição continha um acervo de banners e placas comunicativas, cenário representando a floresta, animais vivos, em meio líquido e taxidermizados, fotos das espécies da herpetofauna, cartilha interativa e um questionário. Participaram das ações um total de 20 escolas e 2.141 alunos, com idades entre nove e 21 anos. Os alunos se mostraram participativos em todas as atividades, esclareceram lendas e crendices através das explicações, relataram o uso de anfíbios e répteis na alimentação humana, através das fotografias mostraram as espécies mais comuns na área onde residem, alguns alunos narram a coexistência com esses animais assim como sentimentos como afeição, medo e curiosidade. Após as explicações alguns alunos demonstraram interesse em ajudar na conservação desses animais assim como do Bioma, o que foi refletido em respostas positivas dos questionários, onde responderam que para ajudar na preservação do Bioma devem não matar os animais, cuidar da floresta e conscientizar outras pessoas e expuseram que iriam ensinar aos amigos e familiares a importância da herpetofauna e da Mata Atlântica em falas como “Vou falar para minha mãe que a mata tem que ser cuidada”; “Eu e meus amigos agora vamos ser os heróis dos animais”. Educação Ambiental é uma ferramenta fundamental para desmistificação, conscientização e valorização do meio ambiente, induzindo, no ser humano, a vontade de conservar sendo um pilar para o equilíbrio ecológico.