01.1 - Graduação (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Estudantes universitários e ensino remoto: impactos provocados à saúde mental durante a pandemia de COVID-19(2024-03-11) Freitas, Anne Elise Alves de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/9158087822068202Estudos e relatos afirmam que os estudantes universitários como uma população com alta prevalência de depressão, ansiedade e níveis elevados de estresse durante a pandemia de COVID-19. Esse fato tem despertado um crescente interesse acerca de possíveis relações entre vivências acadêmicas e a saúde mental. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo principal investigar os impactos causados na saúde mental dos estudantes de Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) provocados pelo ensino remoto emergencial ERE, bem como os aspectos facilitadores e dificultadores do novo método de ensino, os impactos negativos e positivos das aulas remotas associados ao processo de aprendizagem e as consequências causadas à saúde mental dos estudantes. A pesquisa teve uma abordagem quali- quantitativa e foi construída por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado de forma online. Os resultados obtidos foram de um total de 36 respostas e os participantes foram graduandos que estavam entre o quarto até o oitavo semestre, desperiorizados e egressos (concluintes). Esta pesquisa contribui para a investigação dos aspectos e impactos do ERE que foram relevantes na graduação dos estudantes do curso de Educação Física da UFRPE. Os resultados demonstram uma correlação negativa, estatisticamente significativa, entre os fatores associados à saúde mental, aproveitamento acadêmico e impacto do ensino remoto emergencial nas vivências acadêmicas durante a pandemia. Por fim, parece clara a necessidade de que os estudos sobre o tema sejam ampliados, não apenas em relação à realização de novas buscas em outras bibliotecas virtuais, objetivando ampliar e enriquecer os resultados, com o intuito de analisar o fenômeno da saúde mental dos estudantes pós-pandemia através das produções científicas, como também que sejam realizadas pesquisas de campo para obter uma melhor compreensão do objeto de estudo em questão.Item Ensino em uma perspectiva remota: o que dizem professoras da rede pública do município de Camaragibe - PE?(2023-09-11) Feitosa, Rosalia Izabele da Silva; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/5151820003821765A presente monografia é um estudo de caso de natureza qualitativa que possui como objetivo principal identificar e analisar estratégias de ensino que foram utilizadas ao longo da pandemia da COVID-19, verificando como foram trabalhadas as estratégias de ensino, além de buscar compreender a rotina remota e destacar as diferenças/desafios em relação ao ensino presencial. As participantes desta pesquisa são três professoras, com mais de 20 anos de atuação em sala de aula que trabalharam com o modelo remoto nas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental na rede municipal de Camaragibe-PE. Os instrumentos utilizados na coleta dos dados foram questionários e entrevistas. Para leitura dos resultados utilizamos os pressupostos da análise de conteúdo inspirados em Laville e Dionne (1999). Como aporte teórico da análise, contamos com as contribuições de Joye, Moreira e Rocha (2020) sobre ensino remoto, Viégas (2022) e a prática docente e por fim, Albuquerque, Morais e Ferreira (2008) em relação às estratégias de ensino. Por meio desta pesquisa foi possível verificar a importância do papel docente na transposição do ensino presencial para o modelo de ensino remoto, além da formação pedagógica no campo digital para o desenvolvimento de estratégias de ensino, ressaltando que o recurso tecnológico em si não garante a aprendizagem dos(as) estudantes, mas sim, uma prática docente bem assistida.Item Os impactos do ensino remoto nas aulas de educação física de professores do ensino médio no período pandêmico de COVID-19(2023-04-30) Sanguinett, Rivaldo Reis; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/1445371799321987A pesquisa tem como objeto de estudo o ensino remoto nas escolas em um componente específico do currículo: a Educação Física. Assim indagamos: quais impactos do Ensino Remoto nas aulas de Educação Física do Ensino Médio na perspectiva dos professores no período de Pandemia de Covid 19? Definimos como objetivo geral: analisar impactos do Ensino Remoto nas aulas de Educação Física de professores do Ensino Médio no período da Pandemia da Covid 19. Como objetivos específicos temos: Identificar alterações no processo de ensino de educação física do Ensino Remoto no componente curricular Educação Física de professores Ensino Médio no período Pandêmico do Covid 19; analisar alterações propostas no processo de ensino pelos professores de Educação Física do Ensino Médio no período Pandêmico do Covid 19. Para responder a questão de pesquisa, buscamos um aporte teórico bibliográfico, e foram aplicados questionários sobre o ensino remoto da educação física no período pandêmico através da plataforma Google Forms. Foram escolhidos para a amostragem da pesquisa de campo, professores que lecionam no período remoto emergencial nas turmas de primeiro ano do ensino médio. A análise dos formulários foi realizada utilizando a metodologia da Análise Textual Discursiva de MORAES e GALIAZZI (2006). Enquanto conclusão da pesquisa podemos afirmar que os impactos do ensino remoto de educação física no ensino médio foram considerados negativos em relação à infraestrutura. Porém foi possível destacar atividades exitosas que ficaram como legado. Avanços no uso de novas tecnologias e ferramentas pedagógicas nas aulas de educação física.Item A importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) acessíveis às pessoas com deficiência visual no Ensino Superior: um estudo realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco(2021-12-06) Rocha, Maria Camila dos Santos; Peres, Flávia Mendes de Andrade e; http://lattes.cnpq.br/2493398194909644; http://lattes.cnpq.br/8184825918439509A presente pesquisa tem por objetivo, compreender as vozes sociais presentes nos discursos de discentes com deficiência visual e dos professores da Universidade que já ensinaram à alunos com alguma deficiência acerca do debate sobre a inclusão e suas relações com as Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDIC) para as pessoas com deficiência visual na Universidade Federal Rural de Pernambuco, considerando-se as transformações contextuais decorrentes da pandemia da COVID-19. Para isso, houve dois momentos, realizados entre agosto de 2021 e setembro de 2021. No primeiro momento, foi aplicado um questionário; posteriormente, foi realizada uma entrevista semiestruturada com os sujeitos que compuseram o universo da pesquisa: 04 discentes e 05 docentes. Para as análises, foi construído um método de categorização das respostas, com base no dialogismo de Bakthin. Isso possibilitou compreender o jogo de vozes entre enunciados de estudantes com deficiência visual que vivenciam o contexto universitário, e professores que também vivenciam essa realidade na pandemia, que produziu novos significados sobre as tecnologias e ambientes virtuais de aprendizagem. Os resultados apontaram que existe integração das pessoas com deficiência visual na instituição, mas não inclusão, como a lei assegura aos estudantes. Nos discursos dos sujeitos, é possível encontrar produções de sentidos sobre a falta de capacitação de professores, a dificuldade na propagação de informações na universidade, bem como limites de uma sociedade que não se preocupa tanto com a inclusão. Contudo, destacou-se nos discursos a inquietação dos professores diante das questões que foram levantadas, evidenciando que estes têm reproduzido em seus discursos e ações o desejo e o esforço de inclusão.Item Educação em tempo de COVID-19: "sabe lá o que é não ter e ter que ter prá dar?"(2021-12-15) Silva, Barbara Ingrid Santos da; Bezerra, Rozélia; http://lattes.cnpq.br/0968758655400113; http://lattes.cnpq.br/3108381347616942Este trabalho buscou atender as exigências parciais para a conclusão da graduação em História, mostrar alguns impactos da pandemia de Covid-19 na Educação e refletir sobre as expectativas e frustrações criadas com o modo remoto de ensinar. Por isto o subtítulo-problema: “Sabe lá o que não e ter que ter pra dar?”. Para a realização da pesquisa, escolheu-se trabalhar com um estudo de caso (ANDRÉ, 2021). O objeto de análise foi o curso preparatório para o ENEM, oferecido pela Universidade de Pernambuco. O recorte temporal foi segundo semestre de 2021, ano dois da pandemia de Covid-19. Observou-se que, mesmo com o aparato tecnológico disponibilizado pela UPE, a frequência às aulas de História e Filosofia, teve baixíssima participação. Segundo os estudos, a dificuldade de acesso à internet constitui a principal causa dessa ausência.Item Avaliação da aprendizagem: superando desafios na educação física escolar durante o ensino remoto emergencial(2023-05-04) Almeida, Isabella Maria França Severo de; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185Este estudo tem como objetivo analisar a prática avaliativa da Educação Física (EF) escolar durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), verificando quais foram as estratégias de avaliação utilizadas na prática pedagógica e ressaltando os principais desafios e possibilidades encontrados para avaliar a aprendizagem dos estudantes em um contexto remoto. A pesquisa foi orientada por uma abordagem qualitativa e realizada a partir do método da pesquisa-ação, pretendendo compreender as estratégias utilizadas para superar os desafios da avaliação da aprendizagem na EF escolar durante o ERE. Para tanto, foram consideradas as práticas avaliativas do componente curricular EF, ocorridas durante o ERE, no 3º bimestre do ano letivo de 2021, numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma Escola Pública Federal, mediante observações e intervenções realizadas para a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório III, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A partir dos estudos, foi possível perceber o quanto a avaliação da aprendizagem é um processo complexo e como ela torna-se ainda mais complexa quando trazida para a EF escolar, devido às especificidades e a dificuldade da área em se legitimar como um componente curricular na escola. Contudo, constatou-se com a pesquisa, que é possível superar os desafios da avaliação já existentes, além dos decorrentes do ERE, utilizando-se de estratégias como a diversificação de técnicas, instrumentos e critérios para avaliar a aprendizagem dos estudantes, considerando-os sujeitos diversos, com diferentes habilidades cognitivas, afetivas e socioculturais. Portanto, a pesquisa veio colaborar para o desenvolvimento dos conhecimentos acerca da avaliação da aprendizagem na EF escolar no ensino remoto, mostrando as possibilidades de planejar e realizar uma prática avaliativa com intencionalidade nesse contexto, uma avaliação que avalie de forma contínua, processual, qualitativa e que, sobretudo, considere o aluno como um ser integral, compreendendo-o em sua totalidade e a partir da sua realidade, e mais, que esteja fundamentada em teorias e metodologias consolidadas, como a Pedagogia Histórico-Crítica e a Crítico-Superadora.Item Impactos da pandemia da COVID-19 nas aulas de educação física: um estudo de revisão narrativa(2022-10-03) Barros, Stephanny Manuelly do Nascimento; Farah, Breno Quintella; http://lattes.cnpq.br/6914216878368661; http://lattes.cnpq.br/2746285589502216Os últimos anos foram marcados pela pandemia provocada pelo novo coronavírus que atingiu todo o mundo. Isso acarretou a parada de vários serviços, um deles foi o serviço escolar. Diante disso, foi publicada uma portaria no Diário Oficial da União que dispõe a suspensão das aulas presenciais em escolas públicas e privadas, fato que gerou diversas repercussões nas metodologias de ensino nas diferentes disciplinas. Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar os principais impactos da pandemia da Covid-19 sobre as aulas de Educação Física. Para tanto, recorreu-se à revisão narrativa que incluiu 12 estudos científicos originais e de revisões, retirados do SciELO, PubMed, LILACS e revistas classificadas entre A2 a B2 da Qualis Capes, também foram utilizadas leis e portarias para compreender o impacto da COVID-19 nas aulas de Educação Física. Os resultados são apresentados de forma qualitativa e quantitativa, eles evidenciaram um maior impacto na aprendizagem em estudantes de baixa renda comparado aos de alta renda, dificuldades na disponibilidade de espaço para a realização das atividades, além de obstáculos no processo educacional. Parte considerável dos professores de Educação Física da educação básica brasileira tiveram que ressignificar suas práticas de ensino para se adaptar ao formato de ensino remoto, também houve uma baixa adesão das aulas por parte dos alunos por conta do acesso aos recursos tecnológicos necessários para a participação das aulas, além da sobrecarga de trabalho sustentada pelos docentes e as diferenças sociais entre as camadas mais pobres da população ao acesso à educação. Muitos problemas já existentes antes da pandemia persistiram durante ela. Dessa forma, verifica-se que a pandemia afetou negativamente, em grande parte, a condução nas aulas de Educação Física no formato remoto.Item Relato de experiência das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Biologia do PIBID no período de 2020.2 a 2022.1(2023-05-04) Barbosa, Maria Salete; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/7521462239704079As estratégias utilizadas para ensinar biologia para a geração atual vem se tornando cada vez mais específicas, pois através da evolução não só humana, como tecnológica e digital os estudantes estão cada vez mais inseridos nessa atualidade informativa e com isso vem o desafio para os docentes de produzir aulas mais interativas, dinâmicas e interessantes. Com isso, é necessário que os professores e futuros licenciados estejam sempre preparados e tenham o domínio na utilização de diversas estratégias didáticas. Portanto, o presente estudo tem como principal objetivo apresentar o Relato de Experiência das Ações Desenvolvidas no CODAI pelo Núcleo de Biologia do PIBID no período de 2020.2 A 2022.1. A pesquisa foi de natureza quali-quantitativa com o detalhamento de uma análise documental dos portfólios e de formulários do Google forms, com base nas ações desenvolvidas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). E, a partir da condução do processo de pesquisa, foi possível analisar que dentro das categorias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), as que mais se destacaram e foram trabalhadas no período de vigência do projeto foram as produções didático pedagógicas, produções bibliográficas e produções artístico-culturais. Dentro dos indicadores estipulados pela CAPES, os que foram mais trabalhados e utilizados foram as sequências didáticas construídas e aplicadas pelos bolsistas, a elaboração da semana do meio ambiente que foi um evento que resultou em muito engajamento de todas as áreas disciplinares e interligação de diversos núcleos de PIBID e também a combinação de metodologias ativas com as redes sociais com a criação de um perfil para o projeto na plataforma Instagram para estimular os estudantes a se engajarem mais com os conteúdos de forma cotidiana. Diante dos achados, e considerando a importância e necessidade de estratégias de ensino em todos os níveis da sociedade, principalmente no ambiente escolar, considera-se de extrema importância investir na capacitação de professores para o uso de ferramentas de ensino.Item A formação docente para o ensino remoto emergencial em uma Instituição Pública de Ensino Superior: o uso do podcast como ferramenta ativa de aprendizagem(2022-09-30) Correia, Rhaelly Eduarda de Lima; Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva; http://lattes.cnpq.br/9841407418433772; http://lattes.cnpq.br/7279598328405302O ensino remoto emergencial é um desafio eminente aos docentes de Instituições Públicas de Ensino Superior por requerer habilidades digitais que nem sempre fizeram parte do processo formativo do mesmo. Práticas formativas foram integradas na fase de transição das IES públicas a fim de mobilizar em seu corpo docente o despertar para o desenvolvimento dessas competências e habilidades essenciais ao processo de ensinagem remoto. Assim, esse trabalho retrata através de um estudo de caso, o processo formativo de professores numa IES públicas através do uso da ferramenta podcast. Através da percepção dos professores às vivências ofertadas no curso, o artigo responderá a quatro questões sobre esse momento: quem somos? Como vivemos? O que significou? O que faremos? A maioria dos cursistas foram mulheres, de idade entre 36-45 anos, com média habilidade com uso de recursos digitais. Através de vivências ofertadas pelo curso de podcast, puderam refletir sobre práticas ativas com uso de podcast na perspectiva ativa da aprendizagem. Os sentimentos mais comuns experimentados ao longo do curso foram a curiosidade, o despertar pela autonomia (vontade de fazer) e a alegria. As práticas vivenciadas demonstraram o quanto o caráter afetivo tem que está mais que presente no ensino remoto emergencial a fim de assegurar a permanência desse aluno no ensino remoto, bem como uma aprendizagem significativa. Trabalhos futuros devem investir no relato de experiência tanto de alunos quanto docentes às práticas ofertadas no semestre do ensino remoto emergencial.Item Percepções dos estudantes acerca do uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática no contexto da pandemia de COVID-19(2022-09-23) Nascimento, Hugo Roberto do; Silva, Fabiano Barbosa Mendes da; http://lattes.cnpq.br/4936474533283881; http://lattes.cnpq.br/2351740258749027No contexto da pandemia do COVID-19 com a interrupção de encontros presenciais em todos os níveis da educação, foi amplamente adotado o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Dessa forma, as instituições de ensino fizeram uso de Tecnologias Digitais (TD) com o objetivo de adaptar o calendário acadêmico e suas didáticas à nova realidade. Durante as aulas de matemática, as TDs foram aplicadas a fim de estimular uma educação dinâmica e interativa, apesar das dificuldades encontradas pelos professores da disciplina. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi investigar e identificar os aspectos que pudessem apontar os benefícios das tecnologias digitais para a condução do ensino remoto, descobertos durante as aulas de Matemática no contexto da pandemia do COVID-19, bem como as limitações na adoção dessas práticas. A pesquisa foi realizada através da aplicação de um formulário virtual com o auxílio da plataforma Google Forms. O formulário constou de 12 questões objetivas dando ênfase aos métodos de aprendizagem, avaliação, desempenho e ao uso de softwares e jogos. A amostra foi composta por 44 alunos da disciplina de matemática do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio, sendo em média aproximadamente 14 por turma. Os participantes da pesquisa tiveram a impressão de que o desempenho nas aulas de matemática piorou significativamente durante a pandemia, no entanto, relataram reconhecer a importância do ensino remoto. As ferramentas do Google foram as mais utilizadas como suporte às aulas online, ao mesmo tempo em que foi evidenciada uma desigualdade de acesso aos materiais por parte dos estudantes. Entre os aspectos negativos, desmotivação e sessões entediantes ganharam destaque, porém os alunos apresentaram um alto índice de aceitação para a utilização de metodologias como softwares, jogos e aplicativos, inclusive com a perspectiva de aplicar no ensino presencial. Portanto, a pandemia possibilitou o reconhecimento da importância de tais recursos por parte do corpo estudantil. Assim, a utilização de tecnologias em sala de aula com preparo e estruturação podem tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e estimulante. Em razão disso, conclui-se a viabilidade do uso das tecnologias para otimização do ensino da educação básica no cenário da pandemia.
