01.1 - Graduação (Sede)

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    Docência no hospital: caminhos e vivências de professoras de classe hospitalar da Escola Municipal em Tempo Integral Hospitalar Semear em Recife - PE
    (2025-07-22) Miranda, Maria Vitória de Oliveira; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554
    Este estudo tem como objetivo compreender as trajetórias profissionais de professoras que atuam na Escola Municipal em Tempo Integral Hospitalar SEMEAR, localizada em Recife, Brasil. Examina os fatores pessoais, profissionais e emocionais que influenciaram suas escolhas e experiências no ensino hospitalar. A pesquisa insere-se no campo mais amplo dos estudos sobre profissionalidade docente. Adotando uma abordagem qualitativa, emprega metodologias de história de vida e narrativa, por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas com professoras atuantes na educação hospitalar. Os resultados revelam que a decisão de atuar nesse contexto está profundamente enraizada em experiências pessoais, senso de missão e empatia com a vulnerabilidade de crianças hospitalizadas. As professoras relataram desafios como a formação inicial inadequada, a necessidade contínua de desenvolvimento profissional, as exigências emocionais do trabalho e a importância da colaboração com uma equipe multidisciplinar. Por outro lado, enfatizaram o valor da formação continuada, da escuta atenta e de uma prática pedagógica humanizada. Este estudo contribui para aumentar a visibilidade de uma modalidade educacional ainda pouco explorada e reforça a importância do direito à educação para crianças em contextos hospitalares
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    O estagiário de Pedagogia nos processos de ensino e aprendizagem como apoio de crianças com deficiência
    (2023-09-15) Silva, Cilene Maria da; Sales, Michelle Beltrão Soares; http://lattes.cnpq.br/1145653737118181
    Esta pesquisa versa sobre a atuação do estagiário de Pedagogia como apoio aos estudantes com necessidades educativas especiais nas escolas, tendo como objetivo geral compreender como os estudantes de Pedagogia estão atuando no apoio às crianças com deficiência. O referencial teórico baseia-se nos seguintes autores: Vioto e Vitaliano (2013), Nogueira (2017), Sampaio e Sampaio (2009), Gonçalves (2010) entre outros, e os documentos oficiais: Brasil (2008). A metodologia desenvolvida é baseada na abordagem qualitativa. Para análise dos dados coletados optamos pela proposta de Laurence Bardin (2009), análise de conteúdo, que trabalha através da interpretação dos discursos dos textos. O instrumento utilizado foi um questionário do Google Forms para descrição do estagiário e compreensão de como é desempenhado o seu estágio junto aos alunos com deficiência. As participantes relatam falta de formação na área de educação especial e a falta de apoio das redes, da escola e das professoras regentes para que, de fato, possam contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais especiais e das dificuldades que encontraram por não terem materiais pedagógicos adaptados.
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    Políticas públicas para educação inclusiva no município do Recife-PE: a legislação e a prática da equidade no processo de ensino e aprendizagem
    (2018) Silva, Alexsandro Oliveira da; Costa, Maria Aparecida Tenório Salvador da; http://lattes.cnpq.br/2076591934554686; http://lattes.cnpq.br/0425889690539053
    O presente trabalho objetivou investigar as políticas públicas para a educação inclusiva de crianças com deficiências, na rede municipal de ensino do Recife-PE. O processo investigativo se desenvolveu a partir dos seguintes meios e instrumentos: análise documental, observações e entrevistas semiestruturadas, e para tratamento dos dados coletados foi utilizada a Análise de Discurso. A pesquisa visou compreender a presença das políticas públicas no cotidiano escolar das crianças com deficiências, matriculadas em escolas e salas de aula regulares do referido município. Buscou-se, ainda, analisar em que medida se efetiva a valorização das diferenças nos processos de ensino e aprendizagem, compreendendo que a educação inclusiva deve priorizar o direito à equidade no ensino para crianças com deficiências, de forma a ser ofertada preferencialmente em espaços que promovam a troca de conhecimentos e as diferenças individuais dos estudantes, de forma a possibilitar o crescimento pessoal, cognitivo e social dos mesmos. O processo investigativo tem como base o Estudo de Caso, a partir da seleção de uma escola pertencente à rede municipal de ensino, onde foi estudada a proposta pedagógica da instituição escolar, buscando compreender a perspectiva da educação inclusiva para crianças com deficiências nesse espaço educativo, e ainda, entender como essa proposta promove, ou não, a efetivação da inclusão de pessoas com deficiências, desde o seu acesso até a permanência desses estudantes no âmbito escolar. Os resultados mostram que as ações governamentais se traduzem em atitudes de garantia do acesso desses estudantes aos espaços escolares como cumprimento da legislação, todavia não são oferecidas as condições que possibilitam o pleno desenvolvimento escolar desses discentes como: a necessária formação dos profissionais para atender as especificidades dos estudantes com deficiências; os recursos assistivos indispensáveis ao atendimento da deficiência específica; entre outros. Assim, a não efetivação das políticas públicas educacionais voltadas para os estudantes deficientes tem como consequência a exclusão destes, negando-lhes o direito à educação de qualidade, e, assim, limitando suas possibilidades de aprendizagem.
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    Agente de apoio ao desenvolvimento escolar especial AADEE: um profissional da educação sob múltiplos olhares
    (2018-08-13) Rêgo, Selmo Vieira; Alves, Maria do Socorro Valois; http://lattes.cnpq.br/1019759205900756; http://lattes.cnpq.br/2855393823883797
    A pesquisa apresentada neste trabalho se insere no campo das políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência, com ênfase no campo da Educação. Nosso objeto de estudo é o Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial, por se constituir como um novo cargo na Rede Municipal de Ensino da Cidade do Recife. A escolha do tema Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial – AADEE, Um Profissional da Educação Sob Múltiplos Olhares, emerge da reflexão sobre o meu campo de atuação profissional, uma vez que me encontro exercendo essa função, e da observação do exercício profissional nesse mesmo campo em outras unidades educativas, o que suscitou inquietações passiveis de buscar respostas lastreadas pelo rigor científico próprio do campo da pesquisa, tais como: Sendo um cargo novo na rede pública de ensino da cidade do Recife, qual a percepção que o AADEE tem da sua própria atuação? Qual o entendimento dos demais profissionais que estão diretamente ligados ao AADEE, no ambiente escolar, têm desse novo cargo? Traçamos, então, como objetivo geral, identificar qual o entendimento que o AADEE e aqueles que estão ligados diretamente a ele, no exercício de sua função, têm sobre sua atuação. Também procuramos verificar quais as principais dificuldades encontradas pelo AADEE em seu apoio aos estudantes com deficiência, e ainda, apresentar os entendimentos dos sujeitos da pesquisa, de forma quantitativa, baseado nas informações por eles prestadas, fazendo, posteriormente, inferências de caráter qualitativo. Nossa pesquisa é de natureza qualitativa e quantitativa, característica que se configura no escopo do percurso metodológico adotado o qual contempla a análise de conteúdo como procedimento de tratamento dos dados coletados. A pesquisa realizada nos trouxe alguns resultados surpreendentes, relacionados a atuação do AADEE na área pedagógica; a precária formação dos professores no exercício da docência em Educação Especial, professores esses que não atuam no atendimento escolar especializado, entre outros. Por fim, fizemos nossas considerações finais discutindo alguns problemas e discrepâncias encontrados nos resultados da pesquisa. A partir dos achados esse estudo não tem a pretensão de se apresentar como pronto e acabado, antes instiga novas inquietações, novas respostas às mesmas inquietações na perspectiva de alimentar outras pesquisas relevantes à análise desse cargo que por ser novo na rede pública de ensino, sugere um certo ineditismo como campo fértil a descobertas epistemológicas relacionadas ao campo pedagógico, sociológico e político da formação de quadros para atuação no setor educacional.