01.1 - Graduação (Sede)

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Resultados da Pesquisa

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    Divulgação cientifica através do Instagram: uma aplicação no ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o ensino de Química
    (2024-03-04) Silva, Isabelly Laís Batista da; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/6953309899704712
    Diante da rápida evolução das linguagens e as formas de comunicação a sociedade tem passado por diferentes transformações. Essas transformações tem impactado a sociedade, principalmente por meio das redes sociais. Dentre as redes sociais, o Instagram é uma das redes que mais crescem atualmente, alçando ainda mais usuários diariamente, atingindo todos os públicos, indo do jovem ao idoso. Relacionar essa rede social com a Ciência pode ser um recurso facilitador para compreensão da Química, visto que muitos estudantes se interessam, mas poucos de fato conseguem compreender. Por outro lado, a Divulgação Cientifica vem com intuito de aproximar esses dois mundos, tecnologia e ciência, disponibilizando uma visão e linguagem mais clara dos textos científicos para que muitos possam compreender a Ciência de forma mais simples e possibilitando acesso para os que não a possuem. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi realizar uma análise sobre como páginas do Instagram, que fazem divulgação cientifica, podem auxiliar no processo de aprendizagem de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A EJA é uma modalidade que faz parte da educação básica e é oferecida para jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de cursar o ensino regular em tempo hábil. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva na forma de estudo de campo, sendo abordada em uma perspectiva qualitativa, realizada em três etapas (Roda de conversa sobre o que os estudantes entendiam por divulgação científica; Levantamento de perfis dentro do Instagram que fazem divulgação científica; Questionário avaliativo). A pesquisa foi aplicada para estudantes do 3° ano do ensino médio da EJA, de uma escola pública estadual, localizada no Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. A coleta de dados ocorreu através de gravações de áudio e de um questionário. Os resultados mostram que os estudantes da EJA possuem dificuldades significativas quando se trata de Química e Ciência como um todo, onde alguns não conseguiram relacionar os textos científicos com conteúdos ou exemplos do cotidiano, embora outros estudantes tenham sido coerentes em suas respostas. Quanto às respostas do questionário, que relacionava as postagens com o aprendizado, notou-se ainda a dificuldade de enxergar uma DC no Instagram por parte dos estudantes, porém houve respostas satisfatórias que mostravam o potencial uso da plataforma para realizar DC e auxiliar na aprendizagem da Química.
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    A importância do Planetário do Espaço Ciência como ferramenta de ensino da Astronomia e Ciências Afins no estado de Pernambuco
    (2022-10-14) Lima, Arthur Queiroz; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/6689648091178333
    O ensino da Astronomia possui uma grande relevância para a divulgação científica. No geral, é possível trabalhar a Astronomia com diversas outras áreas da ciência, o que possui um aumento na interdisciplinaridade. O presente trabalho tem o objetivo de analisar a importância de planetários como uma ferramenta para o ensino e divulgação da Astronomia e Ciências afins. Para isso, foi escolhido o Planetário do Espaço Ciência - museu interativo de ciência do estado de Pernambuco para serem feitas as pesquisas, análises e por meio dos resultados obtidos, comprovar o grande potencial significativo de aprendizado, sendo uma ferramenta importante para o ensino da Astronomia no estado de Pernambuco. Além disso, este trabalho tem o objetivo de servir como material de apoio para que instituições públicas e privadas (sejam elas de ensino e/ou divulgação científica) possam construir o seu próprio Planetário, despertando cada vez mais o interesse e fascínio de diversas pessoas por essa área da ciência.
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    O plâncton como ferramenta de difusão científica e ambiental - uma breve revisão
    (2023-04-28) Santos, Sofia Moura; Melo Júnior, Mauro de; http://lattes.cnpq.br/6735233221650148; http://lattes.cnpq.br/2854114554272022
    O plâncton corresponde a um grupo de organismos que são carreados pelas correntes, e tem muita importância na produção primária da cadeia alimentar, manutenção do ecossistema marinho, além de bioindicação do ambiente em que está inserido. Mesmo assim, são poucas as pessoas que possuem essa noção sobre essa parcela de seres vivos dos ecossistemas aquáticos. Dentro desse contexto, surge a necessidade de se levantar a respeito de como o plâncton é utilizado como ferramenta de difusão científica e educação ambiental. Dessa forma, o trabalho objetiva explorar e sintetizar o uso do plâncton como ferramenta de difusão científica e educação ambiental, sobretudo do Brasil. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com diferentes combinações de palavras nas bases Google Acadêmico, Scielo e Science Direct. Depois de analisados os títulos e resumos, os dados foram passados nos métodos de exclusão e seleção. Ao todo, foram levantados 28 trabalhos relacionando o Plâncton - sendo 15 encontrados em âmbito nacional, enquanto que 13 são estrangeiros - como ferramenta de Difusão Científica e/ou Educação Ambiental. Analisando os resultados, foi visto que é necessário impulsionar a publicação nacional, considerando que existe uma deficiência em literatura publicada em veículos científicos. Boa parte dos estudos (25%) aborda o plâncton e sua teoria, de forma mais sintetizada, e em segundo lugar temos o plâncton sendo utilizado como fonte para mensurar a qualidade da água (21,4%). Ainda tiveram manifestações do plâncton sendo abordado como principal produtor de oxigênio, e sua importância no ambiente estuarino. Dentre as ferramentas adotadas pelos cientistas, observa-se o uso de aulas expositivas para os artigos nacionais e internacionais (>46%). Conclui-se que é necessário que métodos e experiências para o estímulo à educação ambiental do Plâncton sejam cada vez mais difundidos e discutidos.
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    Aves da minha escola - construção didática e popularização da ciência
    (2022-05-26) Soares, Alesson Antonio Silva; Santos, Ednilza Maranhão dos; Silva, Victor Leandro; http://lattes.cnpq.br/1213486663331528; http://lattes.cnpq.br/5812920432455297; http://lattes.cnpq.br/6231138626861559
    A Escola Engenho Jardim fica no município de Moreno-PE, caracterizada por se localizar na zona rural da cidade com a presença de fragmentos florestais e monocultivos de cana-de-açúcar, onde foi realizada uma investigação sobre a avifauna local, em relação à sua riqueza e status de conservação. Primeiramente utilizando como base a lista comentada da Comitê brasileiro de registros ornitológicos (CBRO), Lista de aves de Pernambuco e o Levantamento preliminar da avifauna no município de Moreno–Pernambuco, e posteriormente realizado um levantamento em campo das aves que residem e vistam a Escola Municipal Engenho Jardim, localizada dentro de unidade de conservação. Em seguida foi realizada uma ação com pauta na educação ambiental e divulgação científica para os estudantes que compõem a escola, como forma de devolução das informações levantadas e contribuição para o ensino local, nesse processo foi construído o Guia “Aves da minha escola: Guia das aves da escola Engenho Jardim”. A coleta ocorreu nos meses de Março e Abril de 2022 através de observações e posteriormente realizado uma ação educativa no dia 29 de Abril de 2022. A atividade educativa teve como público alvo cerca de 150 estudantes do ensino fundamental com turmas do primeiro ao nono ano, e foram utilizados instrumentos como Banner, dinâmicas de grupo e composição de música, onde houve apresentação da avifauna local, troca de saberes e bastante entusiasmo dos estudantes. O levantamento apresentou um total de 58 espécies, distribuídas em 16 ordens e 30 famílias, onde todas apresentaram estado de conservação pouco preocupante. O guia foi composto de conteúdos apresentando a ornitologia, a classe das aves, as aves registradas, lendas e a música composta, todas as informações foram passadas usando linguagem simples, entretanto atendendo qualquer público, do infantil ao adulto.
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    Desenvolvimento do aplicativo Endocanabinóide: a importância da divulgação científica da Cannabis medicinal em mídias digitais
    (2021-12-10) Silva, Adrielly Ferreira das Neves; Souza, Paulo Roberto Eleutério de; http://lattes.cnpq.br/1971832245117283; http://lattes.cnpq.br/2123961681874042
    A ciência e tecnologia são indispensáveis para o desenvolvimento socioeconômico de uma sociedade, e para compreender a complexidade do mundo através da educação científica aos cidadãos para que reconheçam a ciência como parte integrante da sua cultura. Neste contexto, a internet e suas plataformas digitais funcionam como potencializadores para a acessibilidade às informações científicas e tecnológicas. Atualmente, uma série de informações sobre o uso medicinal da Cannabis sativa L. estão sendo veiculadas nos mais diversos meios midiáticos, porém, nem sempre essas informações têm embasamento científico. A maior parte da sociedade desconhece sobre as implicações dessa planta no tratamento de diversas patologias, principalmente no tratamento de doenças neurodegenerativas. O objetivo do presente projeto foi a criação de um aplicativo de celular, o Endocanabinóide, com informações científicas, adotando estratégias de comunicação em linguagem simples e acessível. Para criação do aplicativo foi utilizado o site fabApp. A revisão da literatura fundamentou-se em pesquisas de publicações científicas utilizando as plataformas de pesquisa acadêmica Google, Scielo e NCBI, no período entre 2006 e 2021. A plataforma Canva foi utilizada para criação de materiais didáticos, como imagens, conteúdos visuais e logomarca do aplicativo. Desta forma, o desenvolvimento deste aplicativo possibilitou informar cientificamente as pessoas sobre o uso medicinal da Cannabis sativa L., e as Leis que regem o cultivo e utilização medicinal da planta, e vem contribuindo na melhoria da qualidade de vida de pessoas que sofrem de doenças que podem ser tratadas com o princípio ativo desta planta.