01.1 - Graduação (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Fatores institucionais e socioeconômicos associados ao desempenho dos estudantes de Licenciatura em Computação nas questões objetivas de conhecimento específico do ENADE(2025-07-01) Leite, Matheus dos Santos; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/6901774487428276Os cursos de Licenciatura em Computação desempenham um papel crucial na formação de professores que integrem práticas pedagógicas e tecnologias digitais. Esta pesquisa explorou elementos institucionais, regionais e socioeducacionais que afetam o desempenho dos alunos no ENADE. Observa-se diferenças regionais significativas que evidenciam disparidades no acesso e na qualidade do ensino superior. A inclusão através de ações afirmativas também mostrou estar relacionada a um melhor desempenho acadêmico, confirmando a eficácia dessas iniciativas. Esses resultados destacam a necessidade de políticas públicas direcionadas à redução das desigualdades regionais e institucionais na formação de professores em Computação no Brasil.Item Análise regional das diferenças nas notas do ENEM entre as escolas públicas e privadas no pós-pandemia(2024-03-05) Costa, Jackson Antônio; Souza, Poema Isis Andrade de; http://lattes.cnpq.br/2017359154121135; http://lattes.cnpq.br/9376127966328375O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), criado em 1998, é o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, proporcionando acesso a programas como o SISU (Sistema de Seleção Unificado), PROUNI (Programa Universidade para Todos) e FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Portanto, este estudo visa compreender os fatores que influenciam as notas do ENEM dos candidatos, analisando duas bases de dados (2019 e 2022) para examinar as variações nas notas no período antes e depois da pandemia da COVID-19 e, consequentemente, as disparidades entre as regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. No primeiro momento, foi estimado o modelo de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) com a proposição de analisar a correlação das notas obtidas pelo candidato com a escola de origem, utilizando variáveis socioeconômicas como variáveis de controle. É importante considerar o viés de origem da escola e do perfil soieconômico dos estudantes, visto que alunos de escolas privadas tendem a ter melhores notas. Para mitigar esse viés, utilizou-se o método de Propensity Score Matching (PSM), que é uma ferramenta valiosa quando o intuito ao controle de vieses de seleção. Os resultados encontrados revelam uma discrepância entre os anos de 2019 e 2022, demonstrando uma intensificação das distorções regionais na educação, com melhores rendimentos de nota para os alunos das escolas privadas no pós-pandemia da COVID-19 na região Sudeste.
