01.1 - Graduação (Sede)

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Resultados da Pesquisa

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    Docência no hospital: caminhos e vivências de professoras de classe hospitalar da Escola Municipal em Tempo Integral Hospitalar Semear em Recife - PE
    (2025-07-22) Miranda, Maria Vitória de Oliveira; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554
    Este estudo tem como objetivo compreender as trajetórias profissionais de professoras que atuam na Escola Municipal em Tempo Integral Hospitalar SEMEAR, localizada em Recife, Brasil. Examina os fatores pessoais, profissionais e emocionais que influenciaram suas escolhas e experiências no ensino hospitalar. A pesquisa insere-se no campo mais amplo dos estudos sobre profissionalidade docente. Adotando uma abordagem qualitativa, emprega metodologias de história de vida e narrativa, por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas com professoras atuantes na educação hospitalar. Os resultados revelam que a decisão de atuar nesse contexto está profundamente enraizada em experiências pessoais, senso de missão e empatia com a vulnerabilidade de crianças hospitalizadas. As professoras relataram desafios como a formação inicial inadequada, a necessidade contínua de desenvolvimento profissional, as exigências emocionais do trabalho e a importância da colaboração com uma equipe multidisciplinar. Por outro lado, enfatizaram o valor da formação continuada, da escuta atenta e de uma prática pedagógica humanizada. Este estudo contribui para aumentar a visibilidade de uma modalidade educacional ainda pouco explorada e reforça a importância do direito à educação para crianças em contextos hospitalares
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    Da Venezuela ao Recife: a trajetória de famílias e crianças e suas vivências em uma escola pública do Recife - PE
    (2022-10-03) Moraes, Rossana Batista de; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/8493878094440932
    O Brasil nos últimos anos tem recebido de forma mais massiva imigrantes refugiados da Venezuela, que buscam uma vida melhor. Muitos são crianças, que vêm com suas famílias. Partindo disso, tivemos como objetivo geral desta pesquisa: investigar o processo de integração de crianças venezuelanas em uma escola da rede municipal do Recife – PE. Para a fundamentação teórica nos baseamos em autores, tais como Dilaila Botas (2017), Marinaldo Cunha (2015), Maria João Hortas (2013), Penninx e Martiniello (2010) e Spencer (2008). Como metodologia utilizamos da pesquisa qualitativa, pesquisando uma escola municipal de Recife/PE, e os sujeitos foram duas famílias venezuelanas, duas gestoras e duas professoras, cada uma de uma criança. Os dados foram coletados utilizando-se de entrevistas semiestruturadas com cada um dos participantes. Ao final, pudemos perceber que a escola não apresenta nenhum programa ou projeto para acolhimento e integração das crianças venezuelanas. Porém esse processo, de acordo com os dados, ocorreu de forma afetuosa e por meio do diálogo. O convívio das crianças na escola foi tranquilo, porém observamos que em alguns momentos o diálogo foi comprometido devido a barreira linguística. Apesar disso, constatamos que o processo de integração ocorreu de forma positiva, porém destacamos que a criação de projetos sobre a temática poderia ter favorecido ainda mais o processo de integração dessas crianças.
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    A educação física como componente curricular para os jovens em situação de privação de liberdade
    (2023-05-04) Silva, Erika Lídia dos Santos; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/8813141059872155
    Este estudo tem como objetivo compreender o direito à Educação e sua inserção no contexto do atendimento aos jovens em situação de privação de liberdade no cenário das aulas de Educação Física. Tendo como objetivos específicos identificar como o componente curricular obrigatório Educação Física contribui para a formação dos jovens estudantes em privação de liberdade, mapeando e analisando documentos e estudos sobre o direito à educação do jovem em privação de liberdade e à Educação Física. Entendendo que a educação é de suma importância para o cidadão. Este estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica-documental, selecionando os principais estudos e documentos sobre a temática para análise, utilizando-se da análise de conteúdo como referência. A pesquisa colaborou para compreender a importância da educação e da Educação Física enquanto componente curricular do jovem em privação de liberdade. Mostrando os principais pontos discutidos pelos estudos selecionados e o que os documentos norteiam. A partir disso, esse estudo compreende que a educação é fundamental na dignidade humana, formando o homem e transformando a sociedade. Neste contexto, a Educação Física é parte fundamental deste processo como um componente curricular.