01.1 - Graduação (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Rede de Atenção Psicossocial na cidade de Olinda: desenvolvimento de um protótipo web para melhoria do acesso aos serviços de saúde mental(2024-10-04) Silva, Isaque João da; Andrade, Ermeson Carneiro de; Araújo, Carlos Julian Menezes; http://lattes.cnpq.br/3156174527107999; http://lattes.cnpq.br/2466077615273972; http://lattes.cnpq.br/1877126987902999Este artigo destaca a importância da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) na saúde mental da população e a necessidade de oferecer informações claras e acessíveis sobre seus serviços na cidade de Olinda. O objetivo do estudo foi de propor uma aplicação web, por meio do desenvolvimento de um protótipo, que centralizasse informações essenciais, como, público-alvo, endereço, telefone e horário de funcionamento dos serviços da RAPS. A sua metodologia inclui a identificação do problema, definição do perfil dos usuários, ideação, desenvolvimento do protótipo e avaliação realizada mediante aplicação de um questionário respondido por 127 participantes. Os resultados evidenciam a importância da aplicação do protótipo, com 91,4% dos respondentes atribuindo nota de concordância quanto a sua navegabilidade e 90,6% dos participantes expressando intenção de uso no cotidiano. Conclui-se que o projeto é promissor e reforça a necessidade de melhorias contínuas nas informações disponíveis, além da possibilidade de implementação da solução proposta, como também, sua adaptação para outros municípios.Item Desenvolvimento de no-code no FlowUp: construção de campos personalizáveis(2024-10-04) Santos, João Victor Vieira Silva dos; Monteiro, Cleviton Vinicius Fonsêca; http://lattes.cnpq.br/9362573782715504; http://lattes.cnpq.br/5366897410770757O presente trabalho tem como foco a implementação de funcionalidades No-Code no sistema ERP FlowUp com o objetivo de oferecer maior flexibilidade e personalização para os usuários. Utilizando a metodologia Design Thinking, foram desenvolvidos campos personalizados que permitem uma melhor adaptação do sistema às necessidades específicas de cada empresa. As entrevistas realizadas com stakeholders confirmaram a utilidade da funcionalidade, sugerindo melhorias para sua expansão. O estudo conclui que a introdução de No-Code no FlowUp é uma solução eficiente para personalização, oferecendo novas possibilidades de evolução e integração de dados.Item Minha UBS: aplicativo para facilitar o acesso a serviços disponibilizados em Unidades Básicas de Saúde(2024-10-09) Lira, Emerson Leonardo Oliveira de; Monteiro, Cleviton Vinicius Fonsêca; http://lattes.cnpq.br/9362573782715504O Sistema Único de Saúde é o sistema que garante à população brasileira acesso aos serviços de saúde de forma gratuita pela rede pública. A principal forma de acesso a esses serviços é a partir das unidades básicas de saúde, popularmente conhecidas como "postinhos". Os responsáveis nessas unidades por facilitar esse acesso aos moradores são os agentes comunitários, de saúde e de endemias, que atuam como pontes entre os moradores e as unidades de saúde. Com ferramentas para auxiliar o planejamento de estratégias para atuar na região e facilitar a comunicação com os moradores, o Minha UBS propõe, através de um aplicativo, reduzir as barreiras entre a população e os serviços públicos de saúde.Item WebForAll: Simplificando o entendimento da WCAG com gamificação(2024-03-08) Serafim, Maria Giulia Maia; Burégio, Vanilson André de Arruda; http://lattes.cnpq.br/3518416272921878; http://lattes.cnpq.br/0667725413041028Na era digital, a acessibilidade web é uma preocupação crescente, visando garantir que todos possam desfrutar plenamente dos recursos online. No entanto, essa preocupação muitas vezes não é priorizada nos projetos de software, devido à falta de conhecimento básico sobre como implementá-la. Este trabalho aborda o problema de pesquisa: Como facilitar o entendimento das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG)? Para solucioná-lo, foi adotado o Design Thinking como metodologia. Com base nessa metodologia e com o objetivo de resolver o problema identificado, foi proposta uma solução inovadora: uma plataforma educativa que não apenas ensina essas diretrizes, mas o faz de maneira envolvente e motivadora por meio da gamificação.Item Design thinking como estratégia de ensino e aprendizagem na Química: explorando a química ambiental e sustentável no ensino médio(2022-10-18) Nascimento, Rhaysa Myrelle Farias do; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/1130697619312470As metodologias ativas são estratégias que auxiliam os processos de ensino e aprendizagem estimulando o estudante a superar desafios e se comprometer com seu aprendizado. Essas metodologias fazem com que o estudante tenha uma postura ativa, que permita solucionar; conhecer e investigar problemas desafiadores que faça sentido para ele. Embora as metodologias ativas se apresentem favoráveis para o processo de ensino e aprendizagem de Química, elas ainda não são totalmente conhecidas e aplicadas no contexto educacional. Uma das metodologias ativas pouco conhecidas e bastante atual é o Design Thinking (DT). O DT ou pensamento de design é apresentado neste trabalho como uma estratégia de ensino e aprendizagem que tem como principais características a possibilidade de desenvolver em suas etapas habilidades como: pen- samento crítico, empatia, colaboração e engajamento. A presente pesquisa traz a apli- cação do Design Thinking como estratégia de ensino e aprendizagem tendo como objetivo aplicar e avaliar o desenvolvimento da utilização do Design Thinking envol- vendo o conteúdo de Química ambiental com estudantes do terceiro ano do ensino médio em uma escola estadual de referência do estado de Pernambuco. De natureza exploratória, para atender o objetivo desta pesquisa, o trabalho foi realizado em três passos: 1) Ambientação da escola e levantamento sobre as possibilidades da implementação do Design Thinking na realidade escolar; 2) Elaboração e avaliação da estratégia didática do Design Thin- king atrelado ao conteúdo de química ambiental e sustentável; 3) Análises dos dados obtidos sobre a percepções dos estudantes em relação à estratégia. Os resultados indicam que a aplicação do Design Thinking se mostrou de grande importância em sala de aula, trazendo muita interação entre estudantes e professores, tendo os estu- dantes como agentes principais do seu processo de aprendizagem, desenvolvendo os softs skills, como a empatia e criatividade. Em síntese, a utilização da metodologia do Design Thinking pode contribuir para o ensino de Química de forma criativa, inova- dora e empática, permitindo que os estudantes pudessem desenvolver diferentes ha- bilidades, contribuindo para torná-los cidadãos capazes de resolverem problemas, de- safios e transformar a sociedade em que vivem, além de se tornarem protagonistas de seu processo de aprendizagem.Item Design thinking: uma proposta para a criação de uma solução de gestão financeira para microempreendedores individuais (MEIs)(2022-10-03) Costa, Mariana dos Santos; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948O presente artigo teve como objetivo avaliar como o design thinking pode colaborar para a criação de solução de gestão financeira para microempreendedores individuais (MEIs). Para isso, utilizou-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e aplicada, de caráter qualitativo, para identificar aspectos referentes à formalização, educação financeira e desafios de gestão enfrentados, bem como compreender como acontece o planejamento e o controle financeiro no micronegócio. Para a coleta de dados, usou-se do envio de questionário online para microempreendedores individuais que, ao fim de três semanas, obteve 28 respostas. Os resultados demonstraram que a maioria nunca realizou curso/treinamento na área de gestão financeira, o que influencia na utilização de ferramentas de planejamento e controle financeiro citadas no estudo. Observou-se também que alguns ainda não realizam a separação das finanças pessoais e empresariais, fazendo uso da mesma conta, fator que pode comprometer a sobrevivência do negócio. A partir das necessidades identificadas, ao utilizar as etapas de inspiração e ideação do design thinking, foi proposto, como uma solução para a gestão financeira do empreendimento, um aplicativo mobile com funcionalidades pensadas para atender às demandas do microempreendedor individual.Item O vaso inteligente: uso de design thinking na criação de uma tecnologia Appless para o mercado de jardinagem e paisagismo(2022-06-01) Vasconcelos, Bruna Pereira; Medeiros, Victor Wanderley Costa de; Monteiro, Cleviton Vinicius Fonsêca; http://lattes.cnpq.br/9362573782715504; http://lattes.cnpq.br/7159595141911505; http://lattes.cnpq.br/8985198107522049A pandemia de COVID-19 e a necessidade do isolamento social levou os brasileiros a adotarem um novo hábito: o cultivo de plantas. O setor registrou crescimento de 10% em 2020, movimentando R$ 9,6 bilhões, segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). Utilizando técnicas da metodologia de Design Thinking, foram feitas entrevistas com consumidores e empreendedores deste seguimento e detectado que o maior problema enfrentado pelas pessoas é seguir corretamente a rotina de cuidados que uma planta demanda. O estudo teve como objetivo propor uma Prova de Conceito (PoC) de um vaso inteligente e avaliar a experiência do usuário ao utilizá-lo como suporte aos cuidados com plantas domésticas. O Vaso Inteligente foi avaliado por 82 pessoas e destas, 90% relataram o desejo de adquiri-lo, indicando que o método e as técnicas utilizadas neste trabalho foram eficazes e determinantes para construir uma solução que resolve adequadamente o problema do público-alvo.Item Auditoria do futuro - um estudo de caso de melhoria do processo de auditoria de dados do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco(2021-12-07) Santos, João Lucas Pereira de Lima; Santos, George Augusto Valença; Cabral, George Gomes; http://lattes.cnpq.br/8227256452129177; http://lattes.cnpq.br/8525564952779211; http://lattes.cnpq.br/5685463265526362O processo de auditoria de dados nos permite verificar transações e trabalhar para reduzir riscos de avaliações incompletas, assim conseguindo identificar possíveis irregularidades. Essa atuação é bastante desafiadora pela quantidade de informações que o processo envolve e as inúmeras formas de realizar uma análise. No entanto, os órgãos ainda apresentam um fluxo imaturo para essa atividade e sem a utilização de grande parte dos recursos tecnológicos que poderiam auxiliar esse trabalho. Para aprofundar o entendimento neste processo, utilizamos o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco como caso, assim desenvolvendo um estudo baseado baseado em realizações de entrevistas, oficinas de inovação e algumas técnicas de Design Thinking em conjunto com BPM.Como principal contribuição, esse trabalho traz uma proposta de melhoria ao processo de auditoria de dados no contexto do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Acreditamos que, com essa contribuição, os auditores vão conseguir evoluir dentro do processo, já que teremos o mapeamento de toda atividade, e permitirá um avanço do setor nos resultados entregues e nos trabalhos desenvolvidos.
