01.1 - Graduação (Sede)
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Item A (des)valorização da cultura afro-brasileira no ensino da dança na educação física no ensino fundamental(2025-03-19) Lima, Júlia Ferreira Silva; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/1082505675672589O presente estudo investiga como a educação física escolar vem cumprindo as políticas curriculares, explorando a possibilidade de enxergar potencialidades do conteúdo de ensino dança afro-brasileira, já que a Lei n. 10.639/03 e a Lei n. 11.645/08 determinam a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nos componentes curriculares. Buscamos entender como o projeto colonial, através da colonialidade, ainda permeia a valorização de alguns conteúdos de ensino em detrimentos daqueles de matriz afro-brasileira e indígena. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a presença da cultura e as danças afro-brasileiras na educação física escolar. E definimos como objetivos específicos: identificar a presença ou ausência da cultura afro-brasileira na educação física escolar; compreender os motivos da ausência ou presença da cultura afro-brasileira na educação física escolar; e analisar a como se dá a inserção das danças afro-brasileiras na educação física escolar. Quanto ao delineamento metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando como ferramenta a pesquisa bibliográfica, através da análise da produção referente a esta temática, a partir de uma busca na plataforma BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). Observou-se que ainda há ausência do conteúdo dança tematizado sob a perspectiva da cultura afro-brasileira e africana na educação física escolar. O estudo conclui que a inserção do ensino de danças afro-brasileiras na educação física escolar gera a desconstrução de estereótipos e preconceitos, possibilitando a valorização das identidades, reelaboração de sentidos e significados dessas manifestações culturais e o desenvolvimento do pensamento crítico sobre as múltiplas manifestações culturais existentes na cultura brasileira. Apresentam-se desafios no que diz respeito ao desconhecimento total dos docentes sobre as Leis 10.639/03 e 11.645/08, como a permanência das concepções eurocêntricas e hegemônicas no currículo, reflexo de uma formação inicial e continuada que carece de discussões sobre manifestações culturais dos povos negros.Item Caracterização dos artigos originais sobre dança afro na educação física escolar da última década: uma revisão sistematizada(2021-12-10) Silva, Isabor Maria da; Beltrão, Natália Barros; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100; http://lattes.cnpq.br/2658308453717366A priorização e preparação dos conteúdos da educação física na escola tenta ser sempre a mais ampla possível, atendendo às necessidades dos alunos quanto à apropriação e expansão dos seus conhecimentos no tocante à cultura. Nesse cenário, as danças afro se apresentam como uma grande fonte de conhecimento acerca da história do país e das diversas manifestações culturais que temos em cada região. Nota-se, entretanto, uma ausência nos conteúdos relacionados às danças afro-brasileiras no currículo, sendo elas um conteúdo pouco tratado na graduação e na formação escolar. Assim, o objetivo deste trabalho delimita-se à realização de uma análise sistematizada de artigos originais disponíveis nos periódicos nacionais mais qualificados dos últimos dez anos, de forma a identificar e caracterizar como tem se apresentado essa temática, e quais subsídios ou aportes teóricos estas publicações oferecem ao profissional da área. A pesquisa foi realizada em periódicos retirados e selecionados da plataforma Sucupira, disponível no site da CAPES, como também da plataforma Google Acadêmico utilizando a aplicação de filtros de inclusão e dos Descritores em Ciências da Saúde - DeCS encontrados na plataforma digital da Biblioteca Virtual em Saúde – BVS, e teve como resultado final apenas um artigo, que pontua as percepções sobre o conteúdo dança afro na Educação Física escolar a partir dar vivências de Professores do Ensino Fundamental I das escolas municipais de Santa Rosa do Sul - SC. A partir disto, concluímos que existe, de fato, uma carência de estudos sobre a dança afro como conteúdo da Educação Física escolar, e que este é um tema potencial em futuros estudos acadêmicos, representando mais um material de discussão sobre a temática do afro dentro dos espaços de educação.
