01.1 - Graduação (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Inovações no mercado de crédito e inclusão financeira: uma análise dos efeitos econômicos nos estados do Nordeste(2025-08-12) Silva, Thales Humberto Sena da; Souto, Keynis Cândido de; http://lattes.cnpq.br/0393274407907348O presente trabalho tem por objetivo analisar se as inovações no mercado de crédito resultaram em maior inclusão financeira e melhora nos indicadores econômicos dos estados do Nordeste entre 2010 e 2021. A literatura destaca que a inclusão financeira consiste no acesso efetivo, uso e qualidade de serviços financeiros adequados às necessidades da população, especialmente para grupos vulneráveis, a custos acessíveis. Seu papel no desenvolvimento econômico é amplamente reconhecido, pois favorece o investimento, a proteção contra riscos e o consumo sustentável. Historicamente, o conceito evoluiu para abarcar a cidadania financeira, que inclui educação financeira, proteção ao consumidor e participação social. No Brasil, o Banco Central adotou diversas medidas regulatórias para ampliar a capilaridade dos serviços, como a regulamentação de cooperativas de crédito, correspondentes bancários, fintechs e bancos digitais, além de inovações como o cadastro positivo e o open banking. Essas ações buscam aumentar a concorrência, reduzir barreiras ao crédito e promover inclusão, com reflexos no crescimento econômico e na redução de desigualdades. Contudo, estudos alertam que o maior acesso ao crédito deve vir acompanhado de educação financeira, para evitar endividamento excessivo e inadimplência. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e descritiva. A análise dos dados foi feita em uma abordagem mista, utilizando dados quantitativos e análise qualitativa a partir de dados secundários. Os resultados mostram que os estados do Nordeste tiveram avanço em seus índices de inclusão financeira, porém em ritmos diferentes, onde os postos de atendimentos e correspondentes bancários tiveram o papel fundamental nessa inclusão. Entre 2010 e 2021, a inclusão financeira no Nordeste apresentou avanços significativos nas dimensões de acesso, elevando a taxa de bancarização de 49% para 75%, impulsionada pela expansão de canais físicos e meios eletrônicos. Contudo, a razão crédito/PIB recuou, indicando que o crescimento econômico não foi acompanhado na mesma proporção pela ampliação do crédito. Embora todos os estados tenham registrado aumento no Índice de Inclusão Financeira, a relação com o desempenho econômico e social variou, sendo o Piauí o destaque positivo. O endividamento, sobretudo por cartão de crédito, cresceu, mas sem padrão uniforme com a inadimplência, evidenciando a importância da educação financeira para uso responsável do crédito.Item A educação do/a consumidor/a e o exercício da cidadania: o papel da escola para a prática do consumo consciente e a prevenção do endividamento familiar(2025-03-20) Cardoso, Thiago Marques; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875; http://lattes.cnpq.br/0797780076842894Este estudo busca discutir a educação do consumidor no ensino fundamental e o exercício da cidadania. O objetivo central é compreender de que maneira a introdução de temas relacionados ao consumo consciente e responsável no ambiente escolar pode contribuir no comportamento das crianças, exercício da cidadania e redução do endividamento. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um estudo por meio de revisão bibliográfica sobre educação do consumidor. Os resultados esperados incluem a identificação de uma relação positiva entre a educação do consumidor no ensino fundamental e a adoção de hábitos de consumo mais conscientes pelas famílias. Além disso, a pesquisa pretende explorar a influência das crianças na dinâmica familiar de consumo, identificando como os conhecimentos adquiridos na escola podem impactar as decisões financeiras e os níveis de endividamento familiar. Espera-se que a educação do consumidor, quando inserida de forma eficaz no currículo escolar, possa desempenhar um papel crucial na promoção de práticas de consumo mais responsáveis na melhoria da qualidade de vida das famílias, redução do endividamento e contribuindo para uma sociedade mais consciente e cidadã.Item O papel da educação financeira para a juventude: estratégias de construção de uma relação saudável com o dinheiro(2023-09-15) Souza, Thayná Valesca Ramos de; Oliveira, Isabel Cristina Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4745142041015422; http://lattes.cnpq.br/2071420323826118O trabalho tem por objetivo apresentar o papel da educação financeira para a juventude a partir de um programa de formação para estudantes do Ensino Médio como estratégia de contribuir para uma relação saudável com o dinheiro. O método utilizado na pesquisa foi o qualitativo e exploratório. Para coleta de dados e informações foi usado a pesquisa bibliográfica. Nas pesquisas realizadas, percebeu-se que o endividamento dos jovens no Brasil está aumentando e que a educação financeira pode auxiliar na diminuição desse indicador. Além disso, a partir da avaliação do projeto piloto sobre educação financeira para jovens do Ensino Médio, apresentou resultados relativamente melhores quando comparados com os grupos de controle. Concluiu-se, com os resultados da pesquisa, que a educação financeira é um tema de grande relevância para os alunos do ensino médio, sendo indispensável na formação de jovens conscientes de tudo que envolve o sistema financeiro. Portanto, constata-se que a Educação Financeira ensinada aos jovens nas escolas, disponibiliza as informações necessárias, para que em um futuro breve os mesmos obtenham não somente lucidez e equilíbrio ao tratar o orçamento familiar, mas também conhecimentos que impliquem em sua independência financeira.Item Crédito, endividamento e inadimplência no Brasil: uma análise para o período de 2013 a 2023(2023-09-11) Lima, Renato Oliveira Lopes de; Gomes, Sónia Maria Fonseca Pereira Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9795791528582607; http://lattes.cnpq.br/7185808287510736Esta monografia teve como objetivo analisar a evolução do crédito, endividamento e inadimplência no Brasil entre 2013 e 2023, e destacar os benefícios da educação financeira. Para atingir esse objetivo, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e dados secundários obtidos da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC). A revisão da literatura mostra que houve uma expansão de crédito nesse período, estimulando o consumo das famílias brasileiras. Esse aumento do consumo, resultou em um endividamento excessivo. Os dados mostraram que o nível de endividamento das famílias cresceu nesse período, atingindo um percentual recorde em 2022. A pesquisa também mostrou que as famílias mais atingidas pela inadimplência são as de menores rendas e as de baixo nível educacional. Além disso, os dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), mostraram que o Brasil teve o pior desempenho entre os países participantes, no qual 53% dos alunos brasileiros ficaram abaixo do nível mínimo de conhecimentos financeiros. A educação financeira é o processo de aprender e desenvolver habilidades para lidar com o dinheiro de forma inteligente e responsável e gerenciar investimentos, empréstimos e financiamentos. Sendo assim, a falta da educação financeira no Brasil impacta diretamente no descontrole das dívidas das famílias brasileiras. Portanto, a educação financeira é uma importante ferramenta para que as pessoas adquiram habilidades financeiras e gerenciem de forma eficaz as suas finanças, resultando em uma redução no endividamento excessivo e na inadimplência.Item Relato de experiência de estágio no Procon Estadual de Pernambuco: a vulnerabilidade dos consumidores endividados através do uso do cartão de crédito(2020-11-09) Silva, Deiseane Ferreira da; Albuquerque, Hortência Cruz de; Melo, Juliana Cristina das Chagas de; http://lattes.cnpq.br/2650006090499628; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/7601308386277941O presente trabalho tem por finalidade analisar a vulnerabilidade em que os consumidores endividados se encontram devido ao uso do cartão de crédito, assim como os motivos que levaram os mesmos a procurar por auxílio no Procon Estadual de Pernambuco, localizado no centro do Recife. Inicialmente será demonstrado um pouco sobre o cartão de crédito, como o mesmo surgiu na sociedade, as consequências causadas pelo seu uso, assim como um breve histórico sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC), além de ilustrar os métodos como o órgão trabalha no setor de atendimento ao consumidor para uma melhor compreensão dos dados obtidos. A partir das queixas dos consumidores durante o atendimento, observou-se a existência da falta de conhecimento em relação a termos considerados difíceis para a população, seja ele jurídico ou econômico, ao qual levou a perceber também a ausência de uma educação financeira. O presente relatório se configura como uma observação in loco e de caráter qualitativo. A partir das vivências presenciadas durante o estágio supervisionado no órgão, foi observada a necessidade de estudar a dimensão do problema ocasionado através dos relatos dos consumidores endividados. Ademais, vale ressaltar a importância que a Economia Doméstica possui em relação ao tema, ilustrando o aprendizado obtido a partir das demandas da sociedade.Item Crédito, endividamento e inadimplência das famílias pernambucanas: uma análise para o período de 2003 a 2020(2021-07-23) Souza, Natália Carneiro de; Souto, Keynis Cândido de; http://lattes.cnpq.br/0393274407907348; http://lattes.cnpq.br/8495909846804585Este trabalho tem como objetivo analisar a evolução do crédito e seus efeitos em relação ao endividamento, inadimplência, PIB e consumo das famílias pernambucanas no período de 2003 a 2020. A literatura mostra que a expansão do crédito, além de estimular o consumo e a renda positivamente, aumenta o endividamento e, no longo prazo, pode ocasionar inadimplência quando em conjunto com uma situação econômica desfavorável. O período analisado compreende uma fase de crescimento econômico com significativa expansão do crédito e elevação do endividamento (2003-2010) seguida de uma fase de crescimento moderado do crédito e crises políticas e econômicas, que acabam impedindo a economia de manter uma trajetória positiva de crescimento. Em 2020, quando se esperava que a economia estadual retomasse a situação favorável e se recuperasse, a economia é surpreendida pela pandemia do novo coronavírus, que afeta fortemente o Brasil e Pernambuco. Tendo como base este contexto, foi realizada uma pesquisa científica, bibliográfica e descritiva, e, a partir da análise de dados secundários, obtidos de forma indireta pode-se concluir que: no período de 2003 a 2010, houve significativo aumento do crédito destinado às famílias pernambucanas. Este aumento do crédito estimulou o consumo e o PIB, aumentou o endividamento das famílias, mas não impactou negativamente na taxa de inadimplência que teve uma trajetória decrescente. No segundo período, 2011 a 2020, a expansão de crédito foi menor, mas o nível de endividamento das famílias estava elevado em virtude da fase anterior. No contexto de incertezas gerado pela crise econômica, instabilidade política e crise pandêmica, o crédito não foi suficiente para estimular o consumo, afetando o desempenho do PIB do estado, mas estes fatores não levaram ao aumento da inadimplência que permaneceu com taxas inferiores às observadas no período anterior.Item Os/as consumidores/as e o superendividamento: um estudo sobre as estratégias do Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS) em Recife/PE(2018-12-20) Oliveira, Irani Pereira de; Albuquerque, Hortência Cruz de; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473Historicamente a população brasileira construiu uma relação adversa com a administração das finanças pessoais. Os longos períodos de crise econômica, má distribuição de renda e oportunidades, delegaram às famílias hábitos de consumo incompatíveis com o nível de renda mínimo do país. A crescente produção de mercadorias, o avanço do crédito para sua aquisição e a constituição da cultura de consumo, são alguns fatores que corroboraram para a consolidação e a propagação de uma sociedade “superendividada”. Na contemporaneidade, os/as consumidores/as sequer precisam comprovar renda para ter acesso ao crédito e assim adquirir bens e serviços, além disso, o consumo tem operado como via de significação e inserção social. A facilitação do acesso ao crédito não trouxe consigo a educação financeira, e a falta desta podem contribuir para que as famílias não usufruam de uma melhor qualidade de vida, podendo assim desencadear problemas como: endividamento, superendividamento, conflitos familiares e de saúde. Neste sentido, esse trabalho é fruto de uma experiência de estágio vivenciada no Núcleo de Apoio aos Superendividados (NAS/PROCON/PE) e tem como objetivo analisar as principais estratégias para a educação do consumidor e consequências do superendividamento enfrentado pelos/as consumidores/as que utilizam os serviços do NAS. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e natureza qualitativa. Pode-se indicar, como conclusão, que o problema do superendividamento está para além da falta de educação financeira e se materializa a partir do acesso precário à recursos financeiros, além dos incentivos a uma cultura de consumo insaciável que agrega aos bens valores, emoções, e sentimento de pertencimento.
