01.1 - Graduação (Sede)

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    Do fogo as telas: a trajetória da gastronomia no Brasil
    (2024-10-02) Silva, Gustavo Bastos da; Shinohara, Neide Kazue Sakugawa; http://lattes.cnpq.br/7105928729564845
    Este estudo analisou a evolução da gastronomia no Brasil desde o período colonial até os dias atuais, com foco nas influências culturais, mudanças nos hábitos alimentares e inovações tecnológicas. O objetivo geral foi avaliar o papel da gastronomia na sociedade brasileira e investigar o crescimento do setor, destacando a formação de escolas e cursos, além de analisar o impacto das mídias tradicionais, reality shows e internet. Utilizou-se pesquisa bibliográfica baseada nas diferentes áreas da gastronomia, em livros, artigos e outras fontes acadêmicas, para embasar o levantamento e trajetória da gastronomia no Brasil a análise. Os resultados mostram uma culinária nacional rica e diversificada, moldada por influências indígenas, africanas e europeias e a partir do século XIX sofreu a hibridização com outros migrantes da europa e ásia que proporcionaram profundas mudanças culturais na sociedade brasileira, e evoluída por avanços tecnológicos e mudanças culturais. A gastronomia brasileira, é reconhecida por sua capacidade inventiva, resiliente e sedutora, porque soube colher e adaptar todas as contribuições em matérias-prima e técnicas que os nativos e estrangeiros transmitiram no decorrer da história da evolução gastronômica, evidenciada por sua adaptação e inovação, refletindo uma significativa contribuição cultural e econômica, evidenciando a importância do setor na identidade nacional.
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    Relatório de estágio em um restaurante de cozinha brasileira na cidade de Recife – PE
    (2024-09-27) Ferreira, Yúri Fairbancks; Arruda, Luciana Leite de Andrade Lima; http://lattes.cnpq.br/6140791519234633; http://lattes.cnpq.br/1942466957408520
    Este relatório apresenta a experiência de estágio supervisionado obrigatório realizado no Restaurante Cá-Já, localizado em Recife-PE, com foco na organização e finalização de pratos durante o serviço de jantar. As atividades desempenhadas pelo estagiário envolveram a preparação da “boqueta”, a mise en place dos insumos utilizados nas finalizações dos pratos e o controle da despensa seca. O estágio proporcionou um aprendizado profundo sobre a importância da apresentação visual dos pratos, enfatizando o equilíbrio de cores, formas e texturas, elementos cruciais para a experiência gastronômica do cliente. A experiência permitiu também a compreensão do funcionamento de um restaurante em termos de gestão de equipe e logística, além de proporcionar o contato direto com técnicas avançadas de preparação e empratamento. Conclui-se que o domínio das técnicas de finalização e apresentação dos pratos é essencial para garantir uma experiência gastronômica completa e satisfatória.
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    Desenvolvimento de uma abordagem para o aprendizado de cultura gastronômica brasileira com utilização de game learning analytics para avaliação de sua efetividade
    (2024-03-06) Farias, Caio Henrique de Souza; Cysneiros Filho, Gilberto Amado de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0534822491953359
    Explorar os aspectos da cultura gastronômica nacional não apenas enriquece a compreensão de uma parte fundamental da identidade cultural, mas também promove a apreciação e preservação de tradição culinárias. Diante desse cenário, se faz necessário buscar métodos eficazes para disseminar esse conhecimento, sendo os jogos educacionais uma das estratégias mais promissoras para atingir este objetivo. Contudo, a efetividade desses jogos nem sempre é garantida no processo de ensino. Para avaliar essa eficácia, propõe-se a utilização do Game Learning Analytics, uma abordagem que analisa dados que são coletados durante a interação do jogador com os elementos do jogo. Neste estudo é apresentado o desenvolvimento de um jogo que tem como objetivo servir como uma abordagem para o aprendizado de cultura gastronômica brasileira, enquanto utiliza o Game Learning Analytics como ferramenta essencial para mensurar e aprimorar sua efetividade educacional e IA Generativa para a geração das perguntas referentes aos objetivos educacionais. Este estudo obteve resultados satisfatórios, demonstrando que o jogo desenvolvido se mostrou eficaz em aprimorar o conhecimento dos jogadores acerca do tema abordado, com 93.7% dos jogadores apresentando um perfil de Mestre ou Aprendiz.
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    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório em restaurante regional, na cidade do Recife
    (2024-03-07) Santos, Isabella Rita Silva; Siqueira, Amanda de Morais Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0925121801904264
    A colonização do Brasil, com as influências trazidas e impostas pelos portugueses, a inserção da cultura africana, fundidos com os costumes e cultura dos indígenas que já habitavam o Brasil, resultou na criação de uma nova gastronomia, povo e sua identidade. Com isso tem-se a regionalidade que é a característica de cada local, levando em consideração suas influências, costumes, posição geográfica, socioeconômica e cultural. O ato de comer não só por necessidade nutricional, mas também por criar laços afetivos com o alimento, com a história que aquele preparo carrega e todos os fatores que contribuem para isso, puxa a vertente do doce e seu impacto na refeição, história e vida da humanidade, com a introdução da confeitaria, suas sobremesas elaboradas e técnicas de preparo. O objetivo deste relatório foi relatar as experiências tidas no meio profissional da gastronomia, especialmente na área da confeitaria, no restaurante VempraCajá, na cidade do Recife. Adquirir conhecimento e experiência, fazendo a ligação do que foi estudado teoricamente no curso e assim posto em ação. Conhecer na prática a área de trabalho exercida, revisando e aprimorando as técnicas aprendidas em sala de aula e laboratório. Adquirindo novas experiências, formando opiniões e criando novas perspectivas sobre o universo da cozinha. As áreas da confeitaria e cozinha quente, as mais trabalhadas durante o estágio trouxeram aprendizado, conhecimento e experiência, que moldaram o lado profissional e acadêmico.
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    Habilidades e técnicas utilizadas nos produtos de cozinha brasileira e o processo criativo
    (2023-09-18) Oliveira, Viviane Cristina de; Aguiar, Gabriela Cruz; http://lattes.cnpq.br/0612734805520539; http://lattes.cnpq.br/0078872684401029
    A cozinha brasileira está alicerçada sob fortes influencias indígenas, africanas e europeias. Sendo uma cozinha contemporânea, o restaurante Cajá, transita pela gastronomia mundial sem perder suas raízes afetivas, culturais e sociais, aplicando técnicas e tecnologias para preparo, conservação e manipulação dos alimentos. Este trabalho tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Obrigatório Supervisionado. Assim como trazer os resultados do processo criativo utilizado pelo Chefe Yuri Machado e o Sous Chef Alexandre Lourenço no desenvolvimento do nhoque de diamba, favada do Cá-Já e do creminho de goiaba. Esta reflexão se deu a partir da compreensão da importância dos ingredientes da cozinha brasileira e suas principais aplicações, destacando a técnica de emulsão, salga e a fritura por imersão na manteiga de garrafa observadas nos pratos do restaurante em questão. Durante o período de estágio, as tarefas realizadas ocorreram no pré-preparo e preparo de alimentos, finalização de pratos, controle de estoque, produção de volumes, higienização c controle dc qualidade dc insumos. Para compreender o processo criativo do Cá-Já realizou-se a coleta de dados por meio de uma entrevista semiestruturada. O relatório apresenta o que foi executado durante o estágio e os desafios encontrados na cozinha comercial, as adaptações para atender as necessidades de cada praça, meios de conservação dos alimentos e preparo dos pratos. Deste modo considerou-se que se faz importante e diferencial ter uma bagagem técnica, acesso a ingredientes de qualidades e repertório diversos para a elaboração e manutenção de um cardápio de restaurante comercial.
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    Identidade gastronômica das escolas de samba no Rio de Janeiro: as mulheres e a confecção das feijoadas
    (2023-09-21) Andrade, Jéssica Alexandre Mello de; Correia, Bruno Celso Vilela; http://lattes.cnpq.br/2359425137602779; http://lattes.cnpq.br/4121967947276809
    Esta pesquisa teve como objetivo a apresentação da feijoada como caráter identitário das Escolas de Samba da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, destacando o papel feminino à manutenção desse símbolo da cozinha nacional. Já que a gastronomia brasileira, em determinados momentos, adota referências internacionais abstendo-se de sua própria história. A elucidação interdisciplinar desse campo científico fortalece os saberes gastronômicos de modo que o exercício profissional seja mais consciente a respeito das relações e culturas que está desenvolvendo. Para isso foi realizada uma pesquisa através de revisão sistêmica de artigos, livros, textos jornalísticos, documentários e textos técnicos publicados sobre a origem das feijoadas, sua significância e presença nas Escolas de Sambas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, concentrando-se nas agremiações do Grupo Especial. O presente trabalho descreve a relação brasileira com o feijão até sua formatação como prato de destaque nacional: a feijoada. Preocupou-se, também, em desmistificar os discursos que criaram mitos populares a respeito da origem do prato estudado. E, em narrar de forma cronológica a criação da cultura sambista e das Escolas de Samba como espaços afro-diaspóricos e fomentos à cultura negra. Que encontrou no Rio de Janeiro formas de se materializarem e desenvolverem. Destacando o papel matriarcal desses processos através das Tias Baianas, figuras emblemáticas para o samba e essenciais para sua ligação com a alimentação. Portanto, a pesquisa buscou salientar a identidade gastronômica atrelada ao universo sambista e carnavalesco. E, em como essas culturas tem se perpetuado ainda que a profissionalização das Escolas e o embranquecimento, com seu caráter aculturativo, tenham influenciado algumas dinâmicas. A democratização de narrativas sobre as relações étnico-raciais no Brasil se reflete também na gastronomia, apropriando ou subalternizando saberes ancestrais de culturas escravizadas. O apagamento histórico da contribuição indígena, tal qual a mitigação dos fatos que impossibilitariam a criação da feijoada nas senzalas, reforça a necessidade das ciências, aqui representada pela gastronomia, de elucidar e valorizar as pluralidades culturais brasileiras. Abstendo-se de romantismos e ludicidades, ainda que a linguagem da alimentação crie referências para memórias afetivas e expresse valores de identidade. Esta pesquisa aponta que sutis apagamentos culturais e históricos, promovidos por hierarquização racial, vão dando lugar a mercantilização e esvaziam também valores gastronômicos ao descaracterizar tradições. E, o Rio de Janeiro como síntese de referências comporta uma "Pequena África" e suas tradições, fazendo-se necessário a conservação dessas, e não apenas sua reprodução sem fundamentação.
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    Equiparação ESO: monitoria disciplina Cozinha Brasileira I
    (2023-08-10) Silva, Diego Dias da; Panetta, Monica Helena; http://lattes.cnpq.br/0760135351368402
    A atividade de monitoria tem importância fundamental para a trajetória do aluno de graduação, estimulando-o com os desafios da sala de aula, além do contato direto com diferentes processos de aprendizado e a possibilidade de desenvolver aptidões para lidar com eles. A monitoria estreita o convívio com as atividades relacionadas à área acadêmica e promove a cooperação entre discentes e docentes, tornando-se uma experiência agregadora para o currículo acadêmico e profissional. Dessa forma, a monitoria em Cozinha Brasileira I teve como objetivos o acompanhamento das atividades em sala de aula, auxiliando nas atividades de docência, dinâmicas de grupo, apresentação de seminários e pesquisas relacionadas à disciplina. O período de realização da monitoria teve vigência de 12 meses, perfazendo carga horária total de 576 horas. Todas as atividades realizadas em sala de aula e laboratório de aula prática foram supervisionadas e acompanhadas pela professora da disciplina. A disciplina Cozinha Brasileira I apresentou como abordagem de conteúdo os ensinamentos das cozinhas dos Norte e Nordeste do Brasil, trazendo conhecimento sobre as influências econômicas, étnicas, política e culturais como fatores importantes para a formação desta gastronomia, como também os costumes alimentares, festejos, técnicas e preparações típicas de cada local. As atividades e funções executadas durante o período da monitoria englobaram o acompanhamento em aulas de conteúdo teórico sobre a disciplina, auxílio em avaliações e aulas práticas, pesquisas do conteúdo da disciplina e nas apresentações de seminários, dando suporte para sanar possíveis dúvidas dos alunos e dispondo materiais de pesquisa selecionados previamente pela professora. Na aplicação de provas práticas, contribuía com a supervisão e assistência à professora nas demandas de reposição de material, suporte na construção do plano de ataque e avaliações de degustação. A avaliação prática aplicada foi a execução de uma receita de família que se propaga ao longo dos anos, trazendo as características da receita, contando a história e as motivações que envolviam a escolha da mesma. A avaliação pontuou requisitos como criatividade, sabor, aroma, visual da preparação, bem como interação do grupo na realização da prova, organização e tempo de execução. Os resultados das avaliações foram bem satisfatórios, permitindo a aplicação de técnicas aprendidas ao longo da disciplina e trazendo uma interação com a diversidade de conhecimentos aplicados. A atividade de monitoria acadêmica permitiu uma vivência na docência bastante produtiva, agregando na formação profissional e proporcionando maior ganho de experiência e conhecimento prático das dinâmicas de aula, tanto teórico como práticas.
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    Mercados Públicos do Recife/PE: história e gastronomia
    (2019) Bezerra, Elisane Paes Barreto; Romeiro, Edenilze Teles; http://lattes.cnpq.br/1160900303161454; http://lattes.cnpq.br/3374432979606908
    Os Mercados Públicos carregam muito da identidade cultural, histórica e social das cidades, no Recife não é diferente. Seus Mercados contam muito de suas transformações urbanas, revelando a alma do recifense em sua forma mais pura. Desta forma, buscou-se verificar a gastronomia nos principais mercados públicos do Recife, seu cotidiano e suas histórias através dos comerciantes locais, no intuito de verificar a presença de elementos e preparações típicas de Pernambuco, como contribuição sobre a tão diversificada cozinha Pernambucana, praticada nestes espaços. Foram visitados os Mercados da Encruzilhada, Madalena, Casa Amarela, Boa Vista e São José no mês de novembro de 2018. Através de um estudo exploratório-descritivo que reuniram dados através de revisão bibliográfica sobre os mercados públicos e das visitas nas praças de alimentação dos mercados visitados, pode-se observar que a gastronomia local tem forte presença nos mercados, se mantendo através de várias gerações, como ambiente de cultura e de lazer para os seus usuários e turistas que os visitam.