01.1 - Graduação (Sede)

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    Aprendizagem de máquina para classificação de tipos textuais: estudo de caso em textos escritos em português brasileiro
    (2025-07-30) Barbosa, Gabriel Augusto; Miranda, Péricles Barbosa Cunha de; http://lattes.cnpq.br/8649204954287770; http://lattes.cnpq.br/7161363389816372
    A classificação de textos considerando tipos textuais é de suma importância para algumas aplicações de Processamento de Linguagem Natural (PLN). Nos últimos anos, algoritmos de aprendizado de máquina têm obtido bons resultados nesta tarefa considerando textos em inglês. No entanto, pesquisas voltadas para a detecção de tipos textuais escritos em português ainda são escassas, e ainda há muito a ser estudado e descoberto nesse contexto. Assim, este artigo propõe um estudo experimental que investiga o uso de algoritmos de aprendizado de máquina para classificar textos em português considerando tipos textuais. Para isso, propomos um novo corpus composto por textos em português de dois tipos textuais: narrativo e dissertativo. Três algoritmos de aprendizado de máquina tiveram seu desempenho avaliado no corpus criado em termos de precisão, revocação e pontuação F1. Além disso, também foi realizada uma análise dos atributos envolvidos no processo para identificar quais características textuais são mais importantes na tarefa atual. Os resultados mostraram que é possível alcançar altos níveis de precisão e rememoração na classificação de textos narrativos e dissertativos. Os algoritmos obtiveram níveis de métricas semelhantes, demonstrando a qualidade das características extraídas.
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    Técnicas de comitês para a estimação de esforço na correção de software
    (2019-12-10) Guimarães, Ariana Lima; Soares, Rodrigo Gabriel Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2526739219416964; http://lattes.cnpq.br/2605671850587343
    O planejamento bem definido de um projeto de software, desde os estágios iniciais, é imprescindível para o sucesso do desenvolvimento, seja ele referente à criação ou à manutenção do produto. Em anuência ao ciclo de vida de software, a manutenção é realizada de forma contínua após o produto ter sido construído e entregue, em paralelo à execução de testes por engenheiros e/ou usuários. Nessa etapa, surgem primariamente os documentos de Histórias de Usuário e Relatórios de Problemas, que descrevem, em linguagem natural, especificações de negócio, cenários de erros encontrados, correções esperadas e melhorias para o sistema. Esses documentos visam, dentre outras coisas, o mapeamento das atividades a serem realizadas durante o projeto. Por conseguinte, em consonância com os recursos disponíveis – humanos, financeiros e temporais -, torna-se possível estimar o esforço necessário no desenvolvimento das atividades e gerar informações essenciais a um planejamento eficaz e eficiente. Como esses documentos são escritos em textos naturais, surge a oportunidade de utilizar o Processamento de Linguagem Natural e o Aprendizado de Máquina (AM) para predição automatizada do esforço de software. Na prática, no dia-a-dia das fábricas de software, é comum a utilização da opinião de especialistas e da equipe do projeto para julgar o esforço requisitado por uma atividade durante sessões de Planning Poker. Nessa técnica, normalmente o esforço é medido em Pontos de História que seguem a sequência Fibonacci. Porém, esse modo de planejamento requer o escalonamento de muitos recursos para sua execução. A aplicação do AM acarreta em um sistema, após a fase de treinamento, capaz de apreender a experiência da equipe e replicá-la de forma rápida e automática para estimar o esforço das atividades. Dessa forma, este trabalho atinge a área de AM, propondo uma abordagem de Comitê de PVDM na extração de características de Relatórios de Problemas para estimar Pontos de História, os indicadores de esforço. Comparada a outras duas abordagens de BoW e PV-DM tradicional, a técnica proposta apresentou bons resultados, com f-measure de cerca de 80% em um classificador de SVM com aprendizado supervisionado. Os resultados dos experimentos inspiram um ponto de partida no aprofundamento do estudo da abordagem de Comitê de PV-DM e no seu aprimoramento.
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    Comparação de técnicas de classificação para predição de esforço no desenvolvimento de software
    (2019-01-31) Uehara, Matheus Pitancó de Lima; Soares, Rodrigo Gabriel Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2526739219416964; http://lattes.cnpq.br/2761038597182432
    A estimação de esforço de atividades é uma etapa fundamental no desenvolvimento de software, ela é de fundamental importância para que o software seja entregue com qualidade no prazo estimado. Estimativas realizadas de forma isolada das equipes de desenvolvimento tendem a se basear na estimativa de um especialista, essas estimativas são facilmente obtidas porém não refletem fielmente o esforço necessário do responsável pelo desenvolvimento da atividade, enquanto abordagens que envolvem o time de desenvolvimento tendem a ser mais assertivas no entanto demandam mais tempo e mais pessoas envolvidas neste processo de estimativa. Neste trabalho é apresentado como o aprendizado de máquina pode auxiliar de forma automatizada os times na melhoria de estimativas de esforço diminuindo o tempo necessário para sua realização. Através dos experimentos foram obtidos resultados que validam a viabilidade da técnica utilizada para extração de características e classificação na estimativa de esforço a partir da descrição textual das atividades. Os resultados dos classificadores variaram de 31% à 33% de F-measure.