01.1 - Graduação (Sede)

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    Ritmo circadiano em estudantes durante a pandemia de Covid-19: uma revisão narrativa da literatura
    (2022-05-18) Silva, Hávila Lorrana Dutra da; Lima, Anna Myrna Jaguaribe de; http://lattes.cnpq.br/6743434574905339; http://lattes.cnpq.br/8624156548515244
    Com a pandemia de Covid-19, houve a necessidade de adotar medidas como o distanciamento social para redução de contaminação pelo vírus, provocando então, uma mudança no cotidiano dos indivíduos, induzindo a alterações fisiológicas e comportamentais que podem ter influenciado o ritmo circadiano. Estas mudanças impostas pela pandemia, também resultaram em desafios para os estudantes, com o estilo de vida modificado e o sedentarismo enfatizado. Objetivos: Neste sentido, o objetivo deste trabalho é fazer uma revisão narrativa da literatura sobre a influência da pandemia de Covid 19 sobre o ritmo circadiano de estudantes. Metodologia: Para esta revisão, foi realizada uma busca na literatura, utilizando as bases de dados Scielo e Pubmed entre o mês de dezembro de 2021 e março de 2022. Aplicando os seguintes descritores: Cronotipo AND Covid-19 AND Estudantes; Cronotipo AND Pandemia AND Estudantes; Ritmo Circadiano AND COVID-19 AND Estudantes; Ritmo Circadiano AND Pandemia AND Estudantes; Chronotype AND Covid-19 AND Students; Chronotype AND Pandemic AND Students; Circadian Rhythm AND COVID-19 AND Students; Circadian Rhythm AND Pandemic AND Students. Resultados: Foram encontrados 36 artigos apenas na base de dados Pubmed e nenhum na base de dados Scielo, a partir do critério de categorização, análise dos títulos e resumos, foram definidos 7 artigos da base de dados Pubmed para construção dessa revisão de literatura, os artigos abordavam as alterações no padrão de sono, jet lag social, cronotipo e mudanças na qualidade de vida dos estudantes na pandemia de Covid-19, indicando a influência desses fatores no ritmo circadiano. Conclusão: Baseado nos manuscritos encontrados na literatura, concluímos que as modificações no ritmo circadiano durante a pandemia, promoveu hábitos nocivos à ritmicidade biológica, desencadeando irregularidade no sono, sonolência diurna excessiva, e mudanças no cronotipo, influenciando assim, a qualidade de vida destes estudantes.
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    Atividade física e comportamento sedentário dos adolescentes do CODAI-PE durante pandemia do COVID-19
    (2023-09-15) Silva, Artur Leão da; Tenório, Maria Cecília Marinho; http://lattes.cnpq.br/5822053911842534; http://lattes.cnpq.br/0795074306760594
    A atividade física, o comportamento sedentário e a saúde na adolescência são temas de grande relevância, pois é uma etapa da vida na qual muitos hábitos são criados e estabelecidos. O objetivo geral deste trabalho foi identificar a prevalência de atividade física e comportamento sedentário dos estudantes adolescentes do Colégio Dom Agostinho Ikas - Pernambuco (CODAI-PE), Localizado em São Lourenço da Mata, Pernambuco, no período do isolamento social ocasionado pela pandemia do Covid-19. Refere-se a um estudo observacional de corte transversal. Os participantes tinham idade entre 14 e 19 anos e eram de ambos os sexos. A amostra foi por conveniência. Os instrumentos utilizados foram o questionário de atividade física para adolescentes (QAFA), usado para avaliar o nível de atividade física, pela duração e intensidade de cada atividade física. Também foi usado o questionário de atividades sedentárias em adolescentes brasileiros (QASA) para conhecer o tipo e frequência das atividades sedentárias dos estudantes. Este trabalho foi aprovado pelo comitê de ética da Universidade Federal Rural de Pernambuco e os responsáveis dos participantes precisaram assinar os termos de compromisso para ser liberada a participação dos mesmos. 115 estudantes participaram desta pesquisa, e dessas, 61,7% eram moças e 38,3% rapazes, com uma média de idade de 16,8 anos. Quando avaliada a atividade física, 38,9% foram classificados como ativos, sendo a proporção dos rapazes ativos (50%) maior que a proporção das moças (34,6%). Em relação ao comportamento sedentário as variáveis foram divididas em tempo de tela e tempo sentado sendo dias de semana e dias de final de semana. A média de tempo de tela em dias de semana (508,1 min) foi maior que nos finais de semana (407 min) e não foi observada diferença significativa entre moças (42,9%) e rapazes (44,4%). A média de tempo sentado foi de 586 min em dias de semana e 395 min dias de final de semana. O percentual de tempo sentado das meninas (77,1%) foi significativamente maior que a dos meninos (52,6%). Os jovens precisam entender a importância de ser fisicamente ativo e evitar se expor em grande quantidade ao comportamento sedentário, principalmente os hábitos de tempo sentado entre as meninas. Ações para motivar os jovens a praticar atividade física precisam ser tomadas, sendo elas pela iniciativa privada ou iniciativa pública. Mais pesquisas são necessárias para que se possa analisar e evitar impactos na saúde dos adolescentes de todo o mundo ao longo dos anos seguintes.
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    #VolteiRecife: estratégia e protagonismo no primeiro carnaval pós-pandemia
    (2025-03-12) Souza, Ketley Maria de; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623; http://lattes.cnpq.br/0387623082527904
    Desde suas origens no Brasil, o carnaval incorpora elementos que, em diálogo com diferentes manifestações culturais, expressam de forma singular a complexidade da identidade brasileira. Na cidade do Recife, essa manifestação possui um forte valor cultural e econômico, além de particularidades e contradições próprias. Com a chegada da pandemia do Covid-19, o evento passou por uma pausa em sua realização tradicional. Após dois anos, o carnaval de 2023 marcou o retorno da festa, e coube à Prefeitura do Recife realizar essa comunicação. Esse estudo propõe uma análise sobre como ocorreu a abordagem dessa retomada na estratégia de comunicação digital da prefeitura. Para essa finalidade, refletimos sobre o impacto que o carnaval possui para o Recife, analisando como a pandemia afetou a sua realização. Dentro desse contexto, observamos como a comunicação digital dos órgãos públicos se articulou, analisando os principais formatos e elementos utilizados nas publicações do Instagram da Prefeitura do Recife sobre o carnaval de 2023. A relevância do estudo é apresentada uma vez que ele pode servir para revelar o carnaval como manifestação cultural, identificar as consequências da sua suspensão, assimilar os desafios e expectativas envolvidas no processo de retomada, compreender as possibilidades que o digital traz para a comunicação pública, trazer melhorias para futuras campanhas de divulgação de eventos culturais e evidenciar o carnaval como estratégia política. Selecionamos para a análise os conteúdos publicados entre os dias 27 de janeiro de 2023 e 25 de fevereiro de 2023, realizando a leitura flutuante, exploração do material e o tratamento dos resultados. Os achados indicam que a Prefeitura do Recife esteve em constante tentativa de aproximação com o público, e para isso, buscou internalizar o carnaval, institucionalizando a festa e fazendo com que a divulgação da retomada tomasse um forte aspecto político de validação do órgão público. Ao concluir esse trabalho, percebemos que o carnaval simboliza muito mais do que uma celebração da identidade popular. Ele também se configura como um espaço onde o poder público busca afirmar sua presença e seu papel diante da sociedade.
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    Estudantes universitários e ensino remoto: impactos provocados à saúde mental durante a pandemia de COVID-19
    (2024-03-11) Freitas, Anne Elise Alves de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/9158087822068202
    Estudos e relatos afirmam que os estudantes universitários como uma população com alta prevalência de depressão, ansiedade e níveis elevados de estresse durante a pandemia de COVID-19. Esse fato tem despertado um crescente interesse acerca de possíveis relações entre vivências acadêmicas e a saúde mental. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo principal investigar os impactos causados na saúde mental dos estudantes de Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) provocados pelo ensino remoto emergencial ERE, bem como os aspectos facilitadores e dificultadores do novo método de ensino, os impactos negativos e positivos das aulas remotas associados ao processo de aprendizagem e as consequências causadas à saúde mental dos estudantes. A pesquisa teve uma abordagem quali- quantitativa e foi construída por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado de forma online. Os resultados obtidos foram de um total de 36 respostas e os participantes foram graduandos que estavam entre o quarto até o oitavo semestre, desperiorizados e egressos (concluintes). Esta pesquisa contribui para a investigação dos aspectos e impactos do ERE que foram relevantes na graduação dos estudantes do curso de Educação Física da UFRPE. Os resultados demonstram uma correlação negativa, estatisticamente significativa, entre os fatores associados à saúde mental, aproveitamento acadêmico e impacto do ensino remoto emergencial nas vivências acadêmicas durante a pandemia. Por fim, parece clara a necessidade de que os estudos sobre o tema sejam ampliados, não apenas em relação à realização de novas buscas em outras bibliotecas virtuais, objetivando ampliar e enriquecer os resultados, com o intuito de analisar o fenômeno da saúde mental dos estudantes pós-pandemia através das produções científicas, como também que sejam realizadas pesquisas de campo para obter uma melhor compreensão do objeto de estudo em questão.
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    Indicadores do mercado de trabalho do Brasil e do Nordeste entre 2019.1 - 2023.2
    (2024-03-08) Aquino, Jadson Douglas da Cruz; Abreu, Eliane Aparecida Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3101422198167935
    Em 2019, os indicadores do mercado de trabalho nordestino revelavam disparidade em relação ao Brasil, segundo (Aquino; Nascimento, 2020) apesar da Região Nordeste representar apenas 23,5% da População Economicamente Ativa (PEA); esta região abrigava 40% dos trabalhadores subocupados e aproximadamente 61% dos desempregados do país. No início de 2020, medidas restritivas foram impostas no país em decorrência da pandemia de Covid-19; tais medidas geraram transformações no mercado de trabalho no Brasil e no Nordeste. Como no período anterior à pandemia a Região Nordeste detinha indicadores de mercado de trabalho piores, em relação à economia brasileira e a pandemia impactou a dinâmica do mercado de trabalho em todas as regiões, este estudo se propõe a verificar os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre os indicadores de mercado de trabalho do Nordeste em comparação com o Brasil. A metodologia inicia-se com uma revisão bibliográfica sobre a história do desenvolvimento econômico do Nordeste, proporcionando uma compreensão de como isso influenciou o mercado de trabalho regional. Em um segundo momento, realiza-se uma análise exploratória e descritiva, utilizando dados da PNAD Contínua do IBGE, abrangendo o período do primeiro trimestre de 2019 até o segundo trimestre de 2023. Os resultados indicam que o mercado de trabalho no Nordeste foi mais afetado pelo choque inicial resultante da pandemia em comparação com a média nacional.
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    “A máquina de moer de gente”: os impactos da COVID-19 no sistema prisional de Pernambuco
    (2024-03-05) Silva, Felipe Henrique Oliveira da; Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa; http://lattes.cnpq.br/9733983138830524; http://lattes.cnpq.br/9760836624250143
    No Brasil as discussões em torno da temática do encarceramento e da situação carcerária tem sido alvo constante dos debates na agenda dos direitos dos humanos, segurança pública, política criminal e alocação do Estado brasileiro no contexto internacional. Com a chegada da pandemia da COVID-19, se fez necessário um olhar mais atento e vigilante perante a situação que envolve o cárcere brasileiro e especialmente o cárcere pernambucano. Ao longo dos anos de 2019 e 2024 debruçamos os nossos estudos a respeito da temática do cárcere pernambucano. Investigando a trajetória de mulheres egressas do cárcere e as vivências de profissionais que atuaram dentro do cárcere. Diante da emergência da crise que se colocava no horizonte, nossas pesquisas em torno do cárcere assumia um novo debate, a partir daquele contexto concentramos os nossos estudos nos impactos da COVID-19 no sistema carcerário pernambucano. O presente trabalho busca contribuir com os estudos das Ciências do Consumo acerca dos impactos da pandemia da COVID-19 no cárcere pernambucano, a partir da análise articulada entre a produção e as relações de consumo que se configuram em um todo dinâmico e complexo, que se relaciona e se transforma em fenômenos sociais, econômicos, políticos e culturais. A partir dos relatórios, boletins e portarias publicadas pelo Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) buscamos analisar os impactos da COVID-19 dentro do sistema carcerário pernambucano; analisar as ações adotadas pelo estado para o enfrentamento da pandemia; e analisar os impactos em relação aos/as apenados/a. Por fim, nosso trabalho busca ser uma contribuição ao campo dos estudos do consumo destinado aos estudos do Sistema Carcerário e de trajetórias subalternas.
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    Análise do comportamento do consumidor e das transformações nos espaços físicos de atendimento dos serviços de A&B decorrente da pandemia de COVID-19 no estado de Pernambuco
    (2024-03-07) Cirne, Lara de Andrade; Calabria, Ericka Maria de Melo Rocha; http://lattes.cnpq.br/3564220946174205; http://lattes.cnpq.br/8761972544307528
    Em 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou estado de pandemia pelo vírus SARS-Cov-2 (OPAS BRASIL, 2020), o que resultou numa rigorosa recomendação de isolamento social e suspensões temporárias de diversas atividades da economia, como o setor de Alimentos e Bebidas (A&B). Em meio a instabilidade, foi necessário compreender a conjuntura e as mudanças de comportamento no setor, para isso pesquisas foram realizadas no cenário nacional (FOODCONSULTING, 2020). Focando no cenário de Pernambuco, a presente pesquisa teve como objetivo analisar padrões de comportamento dos consumidores de serviços de A&B e as mudanças espaciais nas instalações dos estabelecimentos do ramo, sob o impacto da pandemia. A metodologia previu inicialmente a leitura sistemática de matérias publicadas por mídias oficiais selecionadas por meio de uma ferramenta de gestão de clipping, a aplicação de formulários online de pesquisa de opinião e pesquisa de imagens. Obtendo 127 respostas, os formulários online, voltados a residentes de Pernambuco, indicaram a redução de presencialidade em serviços de alimentação, o que se deve às restrições colocadas pelo poder público, mas também pelo receio de contrair Covid-19. Os serviços de delivery foram apontados como possibilidade para o consumo e as motivações para a frequência aos estabelecimentos foram reduzidas, em termos absolutos, havendo, porém, a permanência hierárquica. Foi observado ainda que o desejo de retorno à presencialidade é bastante significativa e expressa um potencial de recuperação do setor. Além disso, foi possível perceber que os protocolos de higiene e limpeza colocadas pelo Governo Estadual foram aprovados, sendo diversas delas desejáveis a permanência. Com relação à pesquisa de imagens, foi realizada por meio de palavras-chave relacionadas aos aspectos espaciais dos protocolos setoriais que regraram os serviços de alimentação em Pernambuco. Pôde-se observar mudanças espaciais determinadas pelos protocolos, como por exemplo: distanciamento entre mesas, limite no número de comensais ou demarcações para distanciamento entre pessoas. Foram ainda encontrados outros elementos espaciais, tais como bolhas ou cápsulas e comportamentais, e atitudinais como o uso de máscaras e faceshield. Entende-se, assim, que a vivência do cenário pandêmico trouxe transformação espacial para os estabelecimentos. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no período de setembro de 2021 a agosto de 2022 e é submetida neste relatório como atividade de equiparação ao Estágio Supervisionado Obrigatório/ESO.
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    Mercado alternativo e participação feminina em brechós virtuais na Região Metropolitana do Recife, a partir da pandemia de COVID-19
    (2024-03-04) Souza, Samantha Kélia Bezerra de; Spenillo, Giuseppa Maria Daniel; http://lattes.cnpq.br/4350911353530987; http://lattes.cnpq.br/6661822420617494
    Esta monografia objetivou analisar se brechós de vestuário e acessórios gerenciados por mulheres na Região Metropolitana do Recife (RMR) – enquanto parte representativa do mercado alternativo dialoga com as categorias de economia circular, sustentabilidade e empoderamento feminino. Nosso ponto de partida foi a hipótese do crescimento do mercado virtual de itens de reuso a partir da pandemia de Covid-19; bem como a ideia de Bourdieu (1990) para quem as relações simbólicas tendem a reproduzir as relações objetivas da sociedade e a indústria da moda ligada à economia linear representa esse enredo. Após revisão de literatura e aplicação de um questionário com o uso da Plataforma Google Forms, contendo perguntas fechadas e abertas, considerando as categorias acima descritas, concluímos que: a) os brechós funcionam como contraponto à economia tradicional e se relacionam com a economia circular, enquanto reutilização de produtos aumentando seu ciclo de vida; b) relacionam-se com a sustentabilidade, considerando que a indústria têxtil é uma das mais poluentes do mundo, diminuindo assim a pegada ecológica causada pelo modelo fast fashion; c) relacionam-se com questões ligadas ao empoderamento feminino, a partir do momento em que se afastam do ‘empoderamento light’ proposto por Corwnall (2018) no qual as mulheres recebem crédito e treinamento para serem inseridas no mundo do trabalho, sem qualquer preocupação com as práticas deletérias próprias do mercado capitalista. Os brechós permitem às mulheres um modelo de negócios na qual elas possuem um nível de liberdade para empreender de acordo com suas concepções, que acaba por ser benéfico tanto para as empreendedoras, quanto para as consumidoras. Por fim, concluímos a Covid-19 afetou as participantes de nossa pesquisa de maneiras distintas, mas que o empreendimento em brechós ajudou muitas delas a enfrentarem esse período, tanto do ponto de vista financeiro, como familiar e pessoal, bem como atestamos a hipótese inicial de crescimento desse modelo de negócios após a partir do período pandêmico.
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    Análise regional das diferenças nas notas do ENEM entre as escolas públicas e privadas no pós-pandemia
    (2024-03-05) Costa, Jackson Antônio; Souza, Poema Isis Andrade de; http://lattes.cnpq.br/2017359154121135; http://lattes.cnpq.br/9376127966328375
    O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), criado em 1998, é o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, proporcionando acesso a programas como o SISU (Sistema de Seleção Unificado), PROUNI (Programa Universidade para Todos) e FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Portanto, este estudo visa compreender os fatores que influenciam as notas do ENEM dos candidatos, analisando duas bases de dados (2019 e 2022) para examinar as variações nas notas no período antes e depois da pandemia da COVID-19 e, consequentemente, as disparidades entre as regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. No primeiro momento, foi estimado o modelo de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) com a proposição de analisar a correlação das notas obtidas pelo candidato com a escola de origem, utilizando variáveis socioeconômicas como variáveis de controle. É importante considerar o viés de origem da escola e do perfil soieconômico dos estudantes, visto que alunos de escolas privadas tendem a ter melhores notas. Para mitigar esse viés, utilizou-se o método de Propensity Score Matching (PSM), que é uma ferramenta valiosa quando o intuito ao controle de vieses de seleção. Os resultados encontrados revelam uma discrepância entre os anos de 2019 e 2022, demonstrando uma intensificação das distorções regionais na educação, com melhores rendimentos de nota para os alunos das escolas privadas no pós-pandemia da COVID-19 na região Sudeste.
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    Federalismo e pandemia: um estudo sobre a atuação do governo federal e dos governos estaduais no enfrentamento a pandemia do COVID-19
    (2022-05-27) Silva, Lealdo Rafael da; Andrade, Fábio Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/9407924493644881; http://lattes.cnpq.br/4578417256338650
    Uma crise sem precedentes recentes e com impactos massivos em diversos setores da sociedade se instalou no mundo após o surto do Sars-Cov-2 ou também como é denominado de forma popular Novo CORONAVÍRUS. Em março de 2020, quatro meses após a primeira detecção oficial do vírus no território chinês, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou um Estado Pandêmico Global, em consequência desse estado pandêmico os governos passaram a implementar medidas que almejavam reduzir a propagação do vírus e alcançando assim um controle em relação a pandemia. Nesse sentido o objetivo do trabalho é analisar como se efetuou a atuação do governo federal brasileiro e o seu posicionamento quanto ao combate à pandemia do COVID-19, assim como as ações adotadas pelos governos estaduais e seus representantes. Para alcançar esse objetivo, o trabalho será baseado na metodologia qualitativa, fazendo uso do método de análise documental, sendo analisado documentos legislativos, depoimentos de representantes do governo federal (dando um enfoque ao chefe do executivo), boletins, artigos científicos e reportagens jornalísticas.