01.1 - Graduação (Sede)

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    O conteúdo lutas com foco no karatê e sua possibilidade pedagógica na produção do conhecimento na educação formal e informal
    (2021-12-06) Silva, Maria Lúcia e; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
    O objetivo deste estudo foi analisar na produção do conhecimento como o conteúdo lutas com foco no karatê vem sendo abordado na produção do conhecimento na educação formal e informal; A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa, partindo de obras que versam sobre trabalhos pedagógicos com as lutas e dando ênfase aos livros e artigos que envolveram a interpretação deste fenômeno para compreender e interpretar comportamentos, percepções e entender qual o caminho para problematizar a arte marcial. A conclusão que obtivemos foi que as lutas devem ser abordadas pelos profissionais da Educação Física escolar no âmbito formal ou informal, desconstruindo a imagem da luta com a violência e auxiliando as crianças e os adolescentes a entenderem o significado do fenômeno luta. Nesta perspectiva qualificamos que o karatê através da sua filosofia desempenha o processo de crescimento e elevação cultural.
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    Desenvolvimento da leitura e da escrita no projeto de extensão ações socioeducativas para crianças e adolescentes do ensino fundamental da rede municipal do Recife - PE: relato de experiência
    (2019) Oliveira, Ivone Silva de; Saraiva, Joseana Maria; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834; http://lattes.cnpq.br/2965409985704538
    Este relatório teve como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas no Projeto Ações socioeducativas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental da rede pública de Recife - PE direcionadas para a leitura e a escrita. O referido projeto é desenvolvido pelo Departamento de Ciências do Consumo, através do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas para Infância e Adolescência NEPIAD /UFRPE, com apoio da Pró-reitoria de Extensão/PREG/FACEPE. Dentre as atividades podemos destacar: caracterizar o perfil socioeconômico das crianças e dos/as adolescentes participantes do projeto; relatar as atividades de leitura e de escrita desenvolvidas e identificar possíveis mudanças e/ou avanços no processo de aprendizagem das crianças e dos/as adolescentes. Utilizou-se o método construtivista, cuja construção do conhecimento utiliza métodos que estimularam a leitura e a escrita. A coleta de dados se deu a partir da técnica da observação direta, da análise documental e por meio de registros de relatos dos pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes em reuniões. Os resultados mostram que as atividades educativas desenvolvidas com as crianças e os adolescentes se constituem num processo de aprimoramento da leitura e da escrita e do desenvolvimento pessoal e social das crianças e dos adolescentes. Considera-se, portanto, que as atividades de leitura e de escrita promoveram a aquisição de novos conhecimentos, melhoria da escrita e o prazer pela leitura, impactando de forma positiva o processo de aprendizagem dos sujeitos, tornando-os cidadãos mais críticos do seu papel como estudantes.
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    Gestão de serviços em micro empreendimentos do ramo alimentício localizados no campus Recife da UFRPE
    (2019) Silva, Ana Karla de Melo; Corrêa, Maria Iraê de Souza; http://lattes.cnpq.br/9339401156849765; http://lattes.cnpq.br/6166385539999573
    Os projetos de extensão das universidades possuem uma proposta de aprimorar o desenvolvimento dos discentes comprometidos com a realidade e a comunidade à qual estão inseridos. De acordo com este propósito, o setor de serviços alimentação detém uma enorme importância no desenvolvimento econômico, fortalecendo assim os microempreendedores e seu público atendido. Diante desta perspectiva, este projeto visou aprimorar o serviço alimentício prestado ao comensal que frequenta o em torno do campus Recife da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Sendo assim, foram realizadas consultorias, entrevistas, visitas técnicas, palestras e feedback’s destinados a esses microempreendimentos do setor alimentício, para que com isso, os mesmos possam oferecer um serviço de qualidade, acessível, sustentável e com a melhoria na sua gestão organizacional. No desenvolvimento do projeto, foram encontradas lacunas nos estabelecimentos nos pontos de gestão e prestação de serviço ao público e com isso realizadas as ações com o propósito de minimizar essas barreiras encontradas. Desta forma foi perceptível que o projeto teve uma grande relevância na associação entre a teoria acadêmica e prática administrativa e gastronômica, pois contribuiu para a melhoria dos espaços frequentados pela comunidade e assim fortalecendo a fonte de renda de várias famílias locais com a possibilidade de um aumento de faturamento de seus empreendimentos. Pois o estudo contribuiu tanto para as empresas, como para equipe acadêmica, sendo uma forma de consolidar os conhecimentos acerca da administração e da gastronomia.