01.1 - Graduação (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Docência em construção: representações sociais sobre o ser professor dos licenciandos em Pedagogia(2025-02-25) Araujo, Samuel Soares de; Sales, Michelle Beltrão Soares; http://lattes.cnpq.br/1145653737118181; http://lattes.cnpq.br/4455917076320649Este estudo tem como objetivo principal analisar as representações sociais sobre o ser professor da educação básica de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), buscando compreender como essas representações se relacionam com a construção da identidade docente. A partir das contribuições de Paulo Freire, Tardif e da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, o trabalho destaca que a identidade docente é construída por meio de experiências, saberes acumulados e práticas pedagógicas, refletindo a visão de mundo e as vivências dos educadores. A pesquisa investiga como estudantes de pedagogia, nos períodos iniciais e finais do curso, constroem suas percepções sobre a docência e como essas percepções influenciam sua formação e prática pedagógica, utilizando como instrumento de coleta entrevista semiestruturada e o TALP (Teste associativo de palavras). Os resultados sugeriram que, apesar de descrita como um desafio, a profissão docente para os sujeitos ainda é marcada pela ideia de “sacerdócio”. Os discursos indicaram que para os estudantes, apesar do desafio, o professor tem uma missão ou um compromisso moral com seus alunos, distanciando-o do lugar de profissional. Assim, espera-se contribuir para a compreensão e valorização do processo formativo docente, que, como descrito por Freire, perpetua-se nos indivíduos que são educados.Item Retratos da greve de 1979: o Brasil, Pernambuco, a escola(2023-03-15) Pinto, Robério Siqueira; Silva, Marcília Gama da; http://lattes.cnpq.br/0090863442089957; http://lattes.cnpq.br/9731911398084861This paper intends to shed light on the intense wave of social and political upheavals that marked the year 1979 in Brazil, more precisely, its second half, which makes it an unavoidable moment for the history work in the country. From the analysis of newspapers, cartoons, photographs and films, together with a bibliographic review on the subject, the text that follows is reinforced in three central axes: in the first one, an overview of the struggles experienced in the civil-military dictatorship of that year is proposed, seeking to demonstrate how the strike breakout of 1978, another landmark moment, left breath and instilled revolt in the most diverse parts of the national territory; in the second, the fan narrows down to better approach the Pernambuco scene, the interest in this clipping, in particular, is explained by the specificities that it carries, at the same time that it incites us to an interesting discussion about the historiographical generalization of events and concepts from the Rio-São Paulo axis; finally, the experience of the teachers' strike in the state of Pernambuco was chosen as the agency's focus, understood here as resistance the struggle for the opening of the authoritarian regime, which leads us to conclude that, far beyond the classroom, this it was an initiative of outstanding importance for the return of the democratic rule of law.