01.1 - Graduação (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Desafios na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Tiradentes, na Zona Rural de São Lourenço da Mata - PE(2025-03-14) Nascimento, Ana Beatriz de Oliveira; Silva, Gilvânia de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3816764037807462; http://lattes.cnpq.br/7451715320282768Esta monografia aborda a educação do campo e os desafios enfrentados pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal de São Lourenço da Mata, PE. O estudo traça um quadro teórico que integra aspectos do ensino no campo e da EJA, abordando suas especificidades, dificuldades e potencialidades. A mesma teve como objetivo geral analisar os desafios e as oportunidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto do campo na Escola Municipal Tiradentes, em São Lourenço da Mata. Já os objetivos específicos foram: identificar os principais desafios enfrentados pelos alunos e professores da EJA na Escola Municipal Tiradentes, considerando as especificidades do contexto rural; investigar as potencialidades e saberes locais que podem ser incorporados ao currículo e às práticas pedagógicas, promovendo a valorização da cultura do campo; analisar as condições estruturais e pedagógicas da escola e seu impacto no ensino e na aprendizagem. Para isso, foram realizadas 5 entrevistas com as estudantes e aplicados 3 questionários aos professores da Escola Municipal Tiradentes, na zona rural de São Lourenço da Mata - PE, buscando compreender as experiências de todos os envolvidos no processo educativo. Os resultados apontam para a complexidade das condições de ensino e aprendizagem, ao mesmo tempo em que destacam iniciativas e práticas que podem contribuir para a melhoria da educação no campo. A pesquisa conclui que, apesar dos desafios, existem oportunidades significativas de transformação e inclusão social, que podem ser potencializadas por meio de uma abordagem pedagógica contextualizada e comprometida com as realidades locais. As entrevistas evidenciam a importância de uma educação que não apenas ofereça conhecimentos formais, mas que também promova o desenvolvimento integral dos alunos, levando em conta suas realidades e desafios, necessitando de investimentos e políticas públicas que garantam a educação de forma mais ampla.Item Uma reflexão sobre o ato da escrita a partir de redações de alunos do 3º ano do Ensino Médio(2019-07-08) Galindo, Igo Marques; Soares, Inaldo Firmino; http://lattes.cnpq.br/0543042624198336; http://lattes.cnpq.br/5779360142252551Este trabalho tem como ponto de partida análises de redações de alunos do terceiro ano do Ensino Médio, de modo que seja possível identificar nas entrelinhas dos textos aspectos cognitivos, sociais e gramaticais que revelam o grau de entendimento que os alunos têm sobre saber escrever. O artigo faz um breve passeio pela Linguística, desde Saussure, com sua teoria estruturalista, passando por Bakhtin e sua teoria dos enunciados como base de todo texto, Benveniste, com a questão da pessoalidade e da referenciação essenciais ao enunciado, indo até as mais atuais discussões que regem as teorias de ensino e aprendizagem com estudiosos como Marcuschi, Soares, Bernardo etc., que contribuíram de forma singular para o processo de análise do corpus, levando em conta, especialmente, o caráter sócio-cognitivo deste artigo. Nesse sentido, esperamos rever conceitos sobre teoria e prática; contribuir para o ensino de língua portuguesa de modo que o aluno consiga perceber-se como ativo e passivo em todo o processo de letramento textual, especificamente da escrita, isto é, entender-se como leitor e autor, influenciado e influenciador; trazer ao trabalho uma discussão mais ampla do que uma análise de apontamento de “erros” na construção dos textos dos alunos.Item Meditação de atenção plena e educação: uma proposta no ensino remoto(2021-12-06) Moura, Lucas Rumeningg Nunes de; Nogueira, Romildo de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/1632012172045871; http://lattes.cnpq.br/3947188915595828A pandemia da COVID-19 revelou vários problemas de desigualdades sociais nas instituições de ensino brasileiras. A impossibilidade de o Estado suprir todas essas necessidades, tendo em vista a vulnerabilidade socioeconômica que assola nosso país, revelou nossa grande desigualdade social, em especial, no processo de ensino e aprendizagem. Algumas questões problemáticas foram reveladas com o ensino remoto. Uma delas é a falta de atenção dos alunos e das alunas durante as aulas virtuais, porque tanto professores e professoras quanto educandos e educandas não estavam preparados para um processo de ensino e aprendizagem remoto. Dessa forma, a dispersão, o baixo índice de aprendizagem e a consequente evasão escolar foram observadas nas instituições de ensino. Este trabalho objetiva fazer uma revisão narrativa de literatura sobre a utilização da meditação de atenção plena (MAP) como prática pedagógica para regular a atenção por meio de uma prática em três etapas, como uma estratégia para manter o educando e a educanda envolvidos com o ensino e a aprendizagem realizados em aulas on-line. Foi realizada uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, que se valeu da coleta de dados por meio da revisão bibliográfica para analisar a produção acadêmica sobre as contribuições da MAP para as práticas pedagógicas, a fim de traçar seus benefícios no enfrentamento das dificuldades e nas adaptações para o ensino remoto. Com base na literatura recuperada, foi descrito o processo de aplicação da MAP, identificando as principais potencialidades e dificuldades no desenvolvimento dessa prática e propôs-se um roteiro de aplicação da MAP para o ensino remoto. Conclui-se, a partir da revisão de literatura e da análise empreendidas, que a experiência da meditação se reflete positivamente em diferentes aspectos da vida de quem a pratica. A MAP é uma poderosa ferramenta para os/as professor/as de Educação Física manterem seus discentes envolvidos, proporcionar um ambiente propício ao aprendizado, bem-estar físico e psíquico e explorar novas aplicações para as práticas meditativas. Um cenário onde haja meditação, educação e benefícios para a área de educação e processos cognitivos é animador.Item Aplicação de técnicas de Multimodal Learning Analytics para identificação de estados emocionais durante atividades de pensamento computacional(2021-12-10) Silva, Lucielton Manoel da; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/3526963587159780Com a rápida propagação das tecnologias digitais, vemos um crescimento na construção e adoção de novas tecnologias educacionais, tecnologias essas que podem ser utilizadas para auxiliar e até melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Com a adoção da Educação à Distância, os professores perdem o controle sobre a análise individual de cada aluno, visto que dentro de um ambiente virtual não há limites para quantidade de alunos. Além disso, não existe uma forma de analisar cada aluno em uma tarefa colaborativa, que corresponda aos aprendizados dele dentro de uma atividade. Dito isto, o objetivo deste trabalho é o de utilizar técnicas de Multimodal Learning Analitycs com o intuito de analisar o fluxo de estados emocionais entre duplas de alunos, ao longo de três atividades relativas ao desenvolvimento das competências do Pensamento Computacional, de tal forma que através da compreensão dos estados emocionais dos alunos ao longo da atividade, possamos ter uma noção do seu perfil ao longo da execução do trabalho. Para isso, coletamos dados de duas duplas de alunos do ensino médio, com perfis de colaboração e conhecimento a cerca do Pensamento Computacional distintos, em uma tarefa colaborativa prática na plataforma Scratch, com atividades correspondentes ao desenvolvimento de habilidades como pensamento algorítmico, abstração, decomposição e reconhecimento de padrão. As atividades foram realizadas através da plataforma Google Meet e com o registro em vídeo da mesma, pudemos utilizar de algoritmos específicos, disponíveis na plataforma EZMMLA, para capturar os estados emocionais ao longo da atividade e com sua análise extrair informações úteis para auxiliar a tomada de decisões de professores e gestores visando melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
