01.1 - Graduação (Sede)
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Item A importância do treinamento em técnicas de primeiros socorros para discentes em cozinhas didáticas: o Laboratório de Gastronomia da UFRPE(2023-09-20) Barros, Alexandre Dias Pereira de; Calabria, Ericka Maria de Melo Rocha; http://lattes.cnpq.br/0581720633136555Nos cursos de Gastronomia, as cozinhas didáticas reúnem algumas condições de risco similares às cozinhas profissionais, sendo o local onde grande parte dos discentes têm o primeiro contato com esse tipo de ambiente laboral. Acidentes como cortes, amputações, queimaduras, choques elétricos ou engasgos são passíveis de acontecer e, nesse caso, deve-se chamar o serviço especializado. Entretanto, antes que este chegue ao local, o conhecimento adequado, dentre os presentes, de técnicas de primeiros socorros, pode mitigar danos à vítima. Este trabalho buscou averiguar a importância do treinamento em técnicas de primeiros socorros para estudantes com aulas práticas em cozinhas didáticas, tendo como estudo de caso o Laboratório de Gastronomia da UFRPE. Para tanto, foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica sobre riscos de acidentes em cozinhas profissionais e didáticas e técnicas de primeiros socorros. Foi realizada ainda uma pesquisa de campo envolvendo: formulário de pesquisa de opinião sem identificação do respondente, em meio digital; levantamento de riscos das cozinhas didáticas do Laboratório de Gastronomia da UFRPE, resultantes da estrutura física, equipamentos e utensílios; medição de distância e tempo de deslocamento para as unidades de atendimento mais próximas. Como resultados, foi observado que a maioria dos respondentes não tem conhecimentos formais sobre primeiros socorros, além de que, se que parte dos participantes adotaria procedimentos recomendados pela literatura, outros realizariam medidas incorretas, o que poderia comprometer o estado da vítima. Boa parte dos participantes informou já ter sofrido algum acidente em cozinha profissional ou didática e, a grande maioria se mostrou interessada em receber treinamento em primeiros socorros. Na análise do espaço do laboratório, foram listados riscos na estrutura física, equipamentos e utensílios, inerentes a esse espaço, que podem gerar quedas, cortes, amputações, choque elétrico, queimadura, dentre outros. A distância para os serviços de saúde mais próximos está entre 3 e 6 km da universidade e, em média, de 6 a 12 minutos, a depender do trânsito. Conclui-se que promover o conhecimento adequado de primeiros socorros para estudantes de gastronomia é uma habilidade relevante para sua vivência nas cozinhas didáticas e nas futuras experiências em cozinhas profissionais.Item Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos(2019-12-10) Tavares, Tarcília Maria Nunes; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/1846769528891729Ao observar a prática profissional dos professores pode-se perceber que o mesmo está suscetível a presenciar situações que necessite da aplicação de procedimentos de primeiros socorros (PS). Esse estudo objetivou identificar se existe alguma disciplina sobre o conteúdo pesquisado nas matrizes curriculares das instituições pesquisadas e de como os futuros professores compreendem a importância ou não desse conhecimento em sua formação. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. Aplicamos um questionário onde obtivemos dados relevantes, um dos resultados obtidos demonstrou que um interesse pelo conhecimento de PS ainda na graduação, e que este conhecimento é negligenciado por parte das instituições pesquisadas e que mais de 87% dos pesquisados acreditam que a relevância em ter o conhecimento de PS na sua formação, além de estar sendo respeitada a Lei 13. 722/2018, onde estalece a obrigatóriedade desse conhecimento.
