01.1 - Graduação (Sede)

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    Relato de experiência: participação e atuação no projeto de extensão Fatores de Sucesso de um programa de inclusão social promovido por uma organização não governamental
    (2023-09-15) Borges, Paulo Tavares; Oliveira, Rezilda Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2590859532640305; http://lattes.cnpq.br/2813919480734056
    Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta um relato de experiência que integra ensino e extensão direcionado ao estudo dos fatores de sucesso de um programa de inclusão social de uma organização não governamental analisados através da Investigação Apreciativa aplicada ao Projeto Judô do Movimento Pró-Criança (MPC). O TCC aponta para um duplo papel discente, seja como voluntário, seja como membro de uma das equipes que atuaram ao longo da disciplina Gestão de Organizações do Terceiro Setor, correspondente ao semestre 2022.1, no Bacharelado em Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), ministrada nos meses de março e abril de 2023. Deste modo, foram integrados temas do terceiro setor abordados em sala de aula e a dinâmica da atividade extensionista, levando à aprendizagem proporcionada pela interação com os atletas medalhistas do judô, a fim de se aplicar o método de avaliação do programa de esportes do MPC e dessa modalidade em particular, descritas e analisadas neste TCC. O relato de experiência metodologicamente fez parte de uma pesquisa-ação aplicada a um contexto em que o contato com o MPC envolveu visita técnica, reunião com gestores e o responsável pela condução do bem-sucedido Projeto Judô e a análise de seus fatores sucesso. Este é um estudo de caso retratado em um relato de experiência de grande valia para se entender a questão da inclusão social e o contato direto com a realidade social do terceiro setor e a vivência adquirida durante o projeto de extensão.
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    Emancipação humana e social no núcleo musical do Projeto Social Peixotinho
    (2021-12-18) Santos Filho, Marcondes dos Ramos; Brito, Paulo Afonso Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/0891943804378064; http://lattes.cnpq.br/0478747424870549
    O presente trabalho objetiva analisar os processos de emancipação humana e social possibilitados pelo trabalho social, artístico e educacional desenvolvido pelo projeto musical Peixotinho. A pesquisa se insere no contexto atual de ensino e aprendizagem musical na organização não governamental (ONG) para crianças e jovens vindos de comunidades vizinhas ao Projeto e em sua maioria das classes populares de Recife e Olinda. Apresento a pergunta orientadora: “O Núcleo Musical do Peixotinho contribuiu para a emancipação humana e social de jovens moradores da periferia de Recife e Olinda?” e a partir dela formulo a hipótese de que o Peixotinho é capaz de gerar emancipação através da formação profissional musical, artística e humana dos sujeitos estudantes, e que essa formação é de caráter emancipatório. Utilizamos entrevistas semiestruturadas como instrumento para coleta de dados de gestores e educandos formados egressos objetivando responder a pergunta orientadora e discutimos a experiência do Núcleo Musical Irmã Scheilla do Projeto Peixotinho à luz de algumas teorias do campo da sociologia da educação. Concluo que o Núcleo Musical, a partir das vozes das entrevistas, possui o potencial emancipatório humano e social, partindo da educação musical mas ampliando para outras dimensões da vida.
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    A influência de práticas de educação não formal sobre o desempenho escolar de crianças em situação de vulnerabilidade social: o que dizem os sujeitos da associação beneficente criança cidadã do bairro do Cordeiro, Recife – PE.
    (2019-12-17) Melo, Lilian Lucena Vieira de; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/3325748589109246
    A pesquisa aqui apresentada objetivou analisar como as ações de uma prática de educação não-formal podem influenciar o desempenho escolar de alunos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Para tanto, realizou-se um estudo de caso junto à Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), uma Organização Não Governamental (ONG), com atuação no bairro do Cordeiro, em Recife/PE. Desde o ano de 2000, a ABCC vem se constituindo como um espaço de interação social que atende jovens e crianças, oferecendo acesso à educação, esporte e cultura com o objetivo de promover cidadania. Para estudo do tema, realizou-se inicialmente uma revisão sobre o conceito de desempenho escolar e os fatores que o influenciam, além de um aprofundamento da discussão sobre os contextos educacionais formais e nãoformais. Os procedimentos para a coleta de dados consistiram em levantamento bibliográfico, entrevistas semiestruturadas com professores e grupo focal com estudantes. Para tratamento dos dados utilizou-se o método de análise de conteúdo. Alunos e professores foram entrevistados e suas respostas, cotejadas e analisadas à luz do referencial teórico anteriormente apresentado. Como principal resultado, constata-se que as ações de uma prática de educação não-formal estabelecem relações de complementariedade com a educação formal, influenciando positivamente no desempenho escolar de alunos que vivem em situação de vulnerabilidade social, especialmente pela base afetiva construída diariamente através da motivação, do respeito e do acolhimento.