01.1 - Graduação (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2
Navegar
6 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Relatório de atividades desenvolvidas no PET Agronomia - UFRPE para equiparação ESO(2024) Cunha, Thiago Andrezo Alves; Ribeiro Filho, Mateus Rosas; http://lattes.cnpq.br/7832462604842279; http://lattes.cnpq.br/2573362585614665O presente relatório apresenta um detalhamento das atividades realizadas pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia da UFRPE ao longo do período de 01 de abril de 2022 a 29 de novembro de 2024. Nesse intervalo, foram conduzidas diversas iniciativas que contemplaram os três pilares fundamentais da universidade: ensino, pesquisa e extensão. No âmbito do ensino, o grupo promoveu simpósios, seminários, palestras e workshops, abordando temáticas pertinentes à formação no curso de Agronomia, com o objetivo de complementar a formação teórica e prática dos discentes. Na esfera da pesquisa, foram realizadas atividades que incluíram a coleta e análise de dados, elaboração de relatórios científicos e contribuições para projetos em desenvolvimento, reforçando o compromisso com a produção de conhecimento acadêmico. Na dimensão da extensão, destacaram-se ações voltadas à comunidade externa, como a implementação de projetos de hortas em escolas, visitas técnicas, organização de feiras e eventos agrícolas, além de apresentações destinadas à disseminação de saberes. Essas atividades tiveram como propósito promover a integração entre universidade e sociedade, fomentando a troca de conhecimentos e o fortalecimento do vínculo com diferentes públicos. As experiências vivenciadas ao longo do período reportado resultaram em uma significativa ampliação do saber acadêmico, desenvolvimento de competências técnicas e interpessoais, além do estreitamento das relações entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.Item Relatório de atividades desenvolvidas no PET Agronomia - UFRPE para equiparação de ESO(2023) Feitoza, José Robson Alves; Ribeiro Filho, Mateus Rosas; http://lattes.cnpq.br/7832462604842279; http://lattes.cnpq.br/6063882387517804O presente relatório descreve as atividades desenvolvidas no grupo de Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia UFRPE, durante o período de 09 de novembro de 2020 a 26 de junho de 2023. Durante esse período, foi realizada uma série de atividades que englobaram os três pilares da tríade universitária: ensino, pesquisa e extensão. No ensino, ocorreram simpósios, seminários, palestras e workshops com temas relevantes para o curso. Na pesquisa, houve coleta, análise e elaboração de relatórios, além de contribuição para projetos em andamento. Na extensão, foram realizadas ações fora da universidade, como apresentações e projetos de horta em escolas, visitas técnicas, feiras e eventos agrícolas, com o objetivo de disseminar conhecimentos e promover o engajamento da comunidade. As experiências proporcionaram ampliação do conhecimento acadêmico, aprimoramento de habilidades e fortalecimento da relação com a comunidade acadêmica e a sociedade.Item Importância das atividades do PET Pesca UFRPE - Sede: ciclo de palestra e ciclo de minicurso 2021(2022-05-26) Brito, Yasmim Gomes Alves de; Oliveira, Paulo Guilherme Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/5700488412022830; http://lattes.cnpq.br/0838979219312103O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa que busca auxiliar na qualidade da formação acadêmica dos graduandos a qual o grupo está vinculado, desenvolvendo atividades da tríade universitária (ensino, pesquisa e extensão). O grupo PET de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Campus Recife desenvolve diversas atividades para cumprir com o objetivo do programa, que no ano de 2021 diante da pandemia da COVID-19 foram realizadas de modo remoto. Entre as atividades estão o ciclo de palestra e minicurso, que ocorreu nos dois semestres, sendo um ciclo a cada semestre, com quatro palestras e quatro minicursos em cada ciclo. O grupo, por meio desse trabalho, buscou saber a importância dessa atividade aos envolvidos. Para isso, foi feito um formulário de avaliação que não foi obrigatório o registro na avaliação para emissão do certificado e quando feito era anônimo, os questionamentos foram objetivos e descritivos, quando objetivo classificado de 1-5 sendo 1-pode melhorar/pouco importante e 5-muito bom/muito importante. As atividades foram satisfatórias no aspecto geral, assim como a plataforma utilizada e o suporte do grupo PET Pesca UFRPE-Sede. Foi identificado que para 92,6% essas atividades foram muito importantes, principalmente na geração e troca de conhecimento e auxiliar na formação da graduação. Não ocorreu diferença significativa (P>0,05), entre os semestres, assim como também ocorreu concordância entre os relatos dos envolvidos. Diante disso, as atividades foram importantes para todos os discentes e professores envolvidos, assim como corroboraram com a filosofia do Programa de Educação Tutorial, objetivando o auxilio na formação de qualidade dos alunos.Item O uso de metodologias ativas de ensino associada à robótica educacional com alunos do Ensino Fundamental: relato de uma experiência(2020-11-04) Cupertino, Gabriela Barbosa; Barros, Abner Corrêa; http://lattes.cnpq.br/3825998752196688; http://lattes.cnpq.br/6157059647848581As metodologias ativas de ensino são abordagens de ensino-aprendizagem que caracterizam-se por levar o aluno a assumir um maior protagonismo na dinâmica da aquisição de conhecimento, de forma que o professor passa a atuar não mais como um detentor maior da informação e do saber mas como um facilitador e mediador deste processo. Nesta abordagem o aluno é estimulado a participar de forma ativa na construção do conhecimento por meio da busca por soluções para problemas relevantes no seu contexto de vida e pelo exercício constante do senso crítico. O objetivo desta monografia é trazer um relato crítico do uso de metodologias ativas de ensino (Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem em Pares e Movimento Maker) associadas a ferramentas tecnológicas (Robótica Educacional e Design Thinking) em uma escola de ensino fundamental da zona rural do município de Vitória de Santo Antão - PE. Serão analisados tanto os métodos pedagógicos empregados quanto o impacto do uso dessas metodologias no desempenho e na vivência escolar dos estudantes envolvidos. Os resultados observados ao longo deste processo permitiu concluir que as metodologias adotadas proporcionaram aos alunos ganhos em áreas que foram além da simples aquisição do conhecimento acadêmico, com melhoras significativas na capacidade de socialização, trabalho em equipe e na construção de um pensamento crítico e questionador.Item Monitoria na disciplina de Empreendedorismo: relato de experiência no curso de Bacharelado em Gastronomia(2022-10-05) Pereira, Rosana Bezerra de Melo; Tschá, Elizabeth Regina; http://lattes.cnpq.br/9598413463162759; http://lattes.cnpq.br/9323099447863348O presente relatório tem por finalidade apresentar de forma descritiva as experiências vivenciadas na monitoria da disciplina de empreendedorismo ofertada pelo Departamento de Administração como componente curricular do sétimo período do curso de bacharelado em gastronomia da UFRPE. As atividades dessa monitoria ocorreram nos semestres 2020.1 e 2020.2 as aulas foram teóricas expositivas, em sala de aula virtual de modo remoto, em função da Pandemia de Covid-19 com carga horária de 60 horas de aulas teóricas e práticas. A monitoria acadêmica realizada no ensino superior é uma modalidade de ensino e aprendizagem que proporciona uma formação integrada ao discente. O exercício da monitoria é percebido como um subsídio necessário à prática docente, pois o aluno-monitor além de complementar seus conhecimentos, adquire habilidades, capacidade de interação e trabalha a postura diante de determinadas situações, seja na vida acadêmica ou na profissional, ou seja, a monitoria atua como uma prática relevante para a formação do estudante ao se caracterizar como uma atividade de iniciação à docência. Durante a monitoria eu tive a oportunidade de realizar inúmeras atividades como auxiliar na correção dos trabalhos e elaboração de atividades práticas, ministrar aulas sobre alguns assuntos, orientar os alunos nos trabalhos e projetos. Esta foi uma experiência rica em todas as etapas, pois me proporcionou exercitar a rotina dos professores do ensino superior. Logo é relevante para formação do discente a oportunidade de experienciar o programa de monitoria, de modo a inserir o mesmo nas atividades de docência, colaborando não só com a formação e aperfeiçoamento do monitor, mas também como forma de auxílio e apoio para as atribuições acerca do lecionar uma disciplina para os docentes.Item Monitoria na pandemia da COVID-19: desafios do ensino remoto emergencial(2022-10-05) Santos, Letícia Oliveira Claizoni dos; Calabria, Ericka Maria de Melo Rocha; http://lattes.cnpq.br/3564220946174205; http://lattes.cnpq.br/5026411273691742O período de pandemia da COVID-19 provocou transformações inesperadas na concepção do ensino superior presencial, exigindo dos seus agentes adaptações ao formato remoto. Este relatório trata da experiência da monitoria no processo de planejamento e desenvolvimento das atividades na disciplina de Planejamento Físico e Organizacional de Serviços de Alimentação, do Bacharelado em Gastronomia da UFRPE, nos dois Períodos Letivos Excepcionais oferecidos. Sendo um relato de experiência de caráter descritivo, apresenta do ponto de vista da monitoria, a construção do ensino remoto da disciplina durante a pandemia, incluindo atividades desenvolvidas, limitações e dificuldades, plataformas utilizadas, resultados e outras experiências, e considera as dificuldades e limitações impostas pela situação emergencial decorrente da pandemia. Por fim, são feitas considerações à experiência única de vivenciar e participar de forma ativa na construção de novas dinâmicas pedagógico-sociais em um contexto tão adverso, durante esse período particular da nossa história.
