01.1 - Graduação (Sede)
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Item O que chamamos de produto natural? análise de sentidos e significados atribuídos a conceitos químicos ao longo de uma sequência didática contextualizada(2024-03-05) Albuquerque, João Paulo Araujo de; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/5241130686153506; http://lattes.cnpq.br/6109325346299515O abandono do conhecimento do senso comum, tratado como um obstáculo pelo científico, não representa o objetivo de uma educação cidadã, visto que é um saber desenvolvido através das relações sujeito-sujeito e sujeito-mundo, mesmo que o produto dessas complexas interações seja uma leitura ingênua da realidade. É necessário, portanto, que os estudantes estabeleçam uma relação crítica de significados entre a visão de mundo que trazem consigo e os conhecimentos científicos adquiridos. Diante disto, foi realizada uma sequência didática (SD) com auxílio instrumental da contextualização dos saberes presentes na área da Química dos Produtos Naturais e da medicina popular. Os resultados apontam que os estudantes atribuíram diferentes significados ao termo “produto natural”, em que podemos destacar três significados gerais distribuídos em diferentes momentos da SD. O primeiro significado revela que os estudantes apresentam a ideia de que os produtos naturais são produtos sem Química, retirados da natureza e que são benéficos à saúde. Após a discussão da importância social e histórica dos produtos naturais, os estudantes passam a estabelecer que produtos naturais são substâncias Químicas produzidas por seres vivos e, não necessariamente, benéficos. Entretanto, os estudantes possuem resistência em relacionar que as mesmas substâncias podem ser produzidas em laboratório. Tal significado foi modificado após a contextualização de técnicas cromatográficas e preparo de extratos utilizados na medicina popular, a qual necessitou de conceitos científicos como substância, mistura, pureza e transformações químicas. Os estudantes estabeleceram que os produtos naturais são substâncias que são encontradas em forma de misturas e estabeleceram que as diferentes propriedades medicinais dos extratos são decorrentes das diferentes composições das misturas obtidas.Item “Que a sua sede não precise só de água, nem sua fome necessite só de pão”: um olhar sobre o significado dado à arte pelos estudantes e funcionários da Escola Municipal de Arte João Pernambuco(2024-02-26) Alves, Mariana da Conceição; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/9994777527111627Este trabalho discorreu sobre o olhar dado à arte e a importância do espaço da Escola Municipal de Arte João Pernambuco a partir da perspectiva das pessoas que dão vida a essa escola, funcionários e estudantes. Considerando a escola em seu papel de promotora de inclusão social e democratização do ensino das artes em contribuição para uma formação cidadã, esse trabalho se concretizou através da realização de uma pesquisa qualitativa in loco, fazendo uso da observação participante, observação direta e de entrevistas. Entre os achados da pesquisa foi evidenciado que em referência à significação dada à relação com a arte e o espaço escolar pelos entrevistados se destacam a visão terapêutica do ambiente artístico, seu vínculo com o caráter religioso e a sensibilidade de despertar neles uma visão mais ampla e crítica da realidade social. Além da realização profissional, da concretização de sonhos e da elevação da autoestima.Item Faces do feminismo liberal em Pernambuco e na Bahia: debates e conquistas da luta feminista (1927-1932)(2024) Coelho, Talita Maria de Melo; Nascimento, Alcileide Cabral do; http://lattes.cnpq.br/0117492153657559; http://lattes.cnpq.br/2504393821873386O trabalho intitulado “FACES DO FEMINISMO LIBERAL EM PERNAMBUCO E NA BAHIA: debates e conquistas da luta feminista (1927-1932)” tem por objetivo compreender de que forma o movimento feminista liberal, liderado por Bertha Lutz e pela Federação Brasileira pelo Progresso Feminino atuou em Pernambuco e na Bahia, e como organizaram-se para formar as bases de luta pelo voto feminino, ampliação da cidadania política com a participação das mulheres na cena pública, entre os anos de 1927 e 1932. Com este trabalho buscamos dar visibilidade e demonstrar a relevância das mulheres e suas reivindicações na cena pública e no processo de formação da recém-criada República Brasileira. Para tais análises foram realizadas pesquisas bibliográficas e leitura de fontes documentais como jornais, relatórios e cartas encontradas em acervos digitais como a Hemeroteca Digital e o Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN). Com base nessas análises identificamos as estratégias e discursos adotados pela Federação Nacional e suas filiais, nos seus contextos estaduais e suas repercussões. Para fundamentação teórica utilizamos os conceitos de gênero e teorias feministas propostos por Flávia Biroli e Carole Pateman, que foram essenciais para desenvolvermos os debates sobre estruturas de poder e opressões das quais essas mulheres estavam submetidas. Foram utilizadas também as obras de José Murilo de Carvalho, nas quais nos auxiliou na compreensão sobre o conceito de cidadania no Brasil. Diante das análises e pesquisas realizadas observamos que as atividades realizadas pela Federação Brasileira nos estados de Pernambuco e Bahia foram exitosas, visto que o debate feminista esteve em evidência nos períodos analisados. Portanto, podemos inferir que a atuação dessas mulheres foi capaz de abalar uma forte estrutura de opressões, permitindo assim a inserção de uma parcela feminina nos espaços de poder e decisões.Item Letramento midiático: um estudo acerca do discurso docente e análise documental da Base Nacional Comum Curricular para o combate às "fake news"(2022-10-04) Vieira, Giovana de Almeida; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/8348461522868685Vivemos tempos de crise no sistema comunicacional, em que a desinformação é uma das maiores ameaças e se dá principalmente pela falta da capacidade de interpretação e criticidade. Nesse contexto, esta monografia tem por objetivo fazer uma análise documental da Base Nacional Comum Curricular e do discurso docente de quatro professoras da Região Metropolitana do Recife, por meio de uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumento o questionário, quanto ao conceito e à prática do letramento midiático, a fim de propor estratégias de reflexão sobre a importância do combate às “fake news” ou notícias falsas. Desta forma, os principais aspectos tratados neste estudo estão no entorno de habilidades necessárias ao exercício prático de participar criticamente e de forma responsável do ato de produzir, consumir e repassar informações nas redes sociais, além de propor a capacitação de pessoas para que consigam distinguir por si só as narrativas de caráter deliberadamente falso das que são imprescindíveis de fato nesse meio.Item Consumidores/as endividados/as e a cidadania financeira: os dilemas consumeristas dos/as usuários/as do Proendividados(2020-10-10) Barros, Naylline Hills de Albuquerque; Albuquerque, Hortência Cruz de; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/1375627667531678A oferta de crédito à população brasileira teve um crescimento expressivo nos últimos anos. No entanto, o contexto em que se deu essa inclusão no mercado financeiro, trouxe consigo taxas alarmantes de endividamento familiar. Tal problemática despertou o interesse na promoção de ações que visem sua prevenção, bem como a melhoria do relacionamento dos indivíduos com as finanças. Uma das instituições que abarcou a proposta foi o Banco Central do Brasil, objetivando difundir a cidadania financeira, um conceito discutido recentemente, que se refere ao exercício dos direitos e deveres dos indivíduos no que diz respeito à vida financeira. A cidadania financeira é respaldada por um contexto de inclusão e educação financeira, proteção do/a consumidor/a, e participação no diálogo com o Sistema Financeiro Nacional. Nesse sentido, a experiência vivenciada como estudante voluntária, no Programa de Tratamento de Consumidores Superendividados (PROENDIVIDADOS) norteou a consecução deste trabalho, que teve como objetivos propostos: analisar a cidadania financeira no cotidiano de consumidores/as endividados/as e, especificamente, caracterizar o perfil dos/as usuários/as do PROENDIVIDADOS, identificar os principais problemas apresentados pelos consumidores/as e avaliar o exercício da cidadania financeira a partir das experiências dos/as usuários/as do PROENDIVIDADOS. O percurso metodológico adotado pautou-se na abordagem qualitativa, tendo a observação participante como instrumento de coleta de dados. Os resultados mostram que os/as consumidores/as atendidos no PROENDIVIDADOS, em sua maioria são aposentados e que vêm exercendo a cidadania financeira de forma precária, em razão principalmente pelo modo em que estão incluídos financeiramente, sem o acesso devido à educação financeira e fragilizados em sua proteção. Contudo, esses fatores evidenciam a urgência de ações que ampliem o acesso à cidadania financeira, em seu mais amplo sentido, um trabalho a ser realizado de forma contínua e sistemática, por meio da cooperação de distintas instâncias, sejam elas públicas e privadas, com a devida responsabilidade do Estado.Item Libras no serviço público brasileiro: ferramenta de acesso à cidadania(2021) Soares, Alexandre Silva; Cordeiro, Leane Pereira; http://lattes.cnpq.br/8538638475316742A comunicação por sinais há muito já foi reconhecida oficialmente como um instrumento lingüístico equiparado a um idioma, por apresentar determinadas singularidades tal qual uma língua. O Brasil é um dos vários países do mundo que possui seu próprio idioma baseado em gestos, chamado de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Tal recurso comunicacional tornou-se obrigatório no âmbito educacional em virtude do advento do Estatuto da Pessoa com deficiência, dentre outras legislações, entretanto, a utilização dessa importante ferramenta restringiu-se apenas a seara educacional. Pensando nisso, o presente estudo vem propor uma breve discussão acerca da utilização da LIBRAS para além da sala de aula, abrangendo os mais variados serviços públicos prestados pelo Estado, tornando possível e amplificado o acesso das pessoas com deficiência auditiva a estes serviços, garantindo, assim, uma participação mais ativa desses indivíduos na vida cidadã. Com este intuito, optou-se pela realização de uma pesquisa qualitativa que, partindo do procedimento de pesquisa bibliográfica, procurou desvendar os mais variados aspectos da LIBRAS e seus benefícios como ferramenta de comunicação no âmbito público em geral. Ao fim, constatou-se que de fato, o acesso ao serviço público pela comunidade surda se tornaria mais amplo, caso fosse oferecido um atendimento em LIBRAS, entretanto, são muitos os percalços a serem vencidos a fim de que essa realidade, de fato, torne-se efetiva.Item Educação e comunidade: análise das trajetórias escolares exitosas de duas alunas egressas de uma escola municipal da comunidade Entra Apulso(2019-12-04) Bezerra, Joanna Barros Lira Alvares de Albuquerque; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/6580570090104108Este trabalho teve como objetivo geral analisar a influência da escola Municipal da comunidade “Entra apulso” na trajetória escolar de duas alunas egressas, e como objetivos específicos descrever as histórias de vida de duas alunas egressas da instituição e seu desenvolvimento escolar além de compreender a influência dos agentes escolares na formação acadêmica das alunas egressas. Nesse sentido buscou-se examinar a influência da educação nas experiências pessoais e profissionais exitosas de duas alunas egressas, em contextos sociais desfavoráveis, de uma escola pública situada numa comunidade de baixa renda, onde as mesmas residem. A pesquisa procurou evidenciar a magnitude da educação para a formação do sujeito e seu preparo para a cidadania, sua qualificação profissional, e sobretudo para a superação de desigualdades sociais, constituição de sua identidade, e a participação na construção e modificação da sociedade. Para isso, fundamentou-se nos seguintes autores: Fonseca (2011), Brandão (2001), Silva (2010), Freire (2000), Santiago (2006), Meirieu (2005), entre outros. A metodologia utilizada na pesquisa foi a de História Oral, de caráter qualitativo e utilizou como principal instrumento de coleta de dados a entrevista parcialmente estruturada. Foram entrevistados duas alunas egressas, utilizando a técnica da história oral, com a finalidade de perceber através de seus olhares qual a atuação da educação e da escola em suas vidas pessoais e profissionais. Na história de vida da aluna egressa Daniela, percebeu-se a notável influência da escola Municipal em toda sua trajetória escolar, não só enquanto a mesma estudava na escola nos anos iniciais, mas pela relação que a mesma manteve ao longo dos anos decorrentes com a Instituição. Já a história de vida de Maria, aponta uma forte conexão com a comunidade Entra Apulso e assim também com a escola municipal.Item A metodologia DSOP de educação financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental(2019-12-12) Pessoa, Juliany Ricardo Lopes; Nascimento, Ross Alves do; http://lattes.cnpq.br/5067582449651215; http://lattes.cnpq.br/3808993670250484Este trabalho apresenta uma análise da metodologia DSOP sobre Educação Financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental. Buscamos observar como se desenvolve essa proposta didática no material comercializado pela editora DSOP na cidade do Recife. No estudo analisamos a visão de duas professoras e de um grupo de 10 alunos sobre o material. Esse processo foi trabalhado no sentido de validar um olhar crítico do material e observar como se comportam os alunos a partir de questionamentos sobre fatos apontados no seu cotidiano que estão relacionados à educação financeira, com base num consumo consciente, que se busca para evitar o desperdício. Utilizamos como base teórica alguns estudos já discutidos na literatura e os livros didáticos utilizados na metodologia DSOP pela editora. O trabalho é uma pesquisa de TCC que foi concretizada a partir do desejo de conhecer o tema e analisar como está sendo trabalhada essa prática nas escolas do ensino fundamental. A experiência foi realizada numa escola da rede particular. Os resultados apontam para uma descrição do processo de ensino da educação financeira no material didático explorado, permitiu analisar a importância da educação financeira como requisito para a formação crítica das crianças e o fato de como perceber questões do cotidiano que envolve tal saber na vida das crianças e ainda, se tal proposta orienta para questões sociais e de valores na perspectiva de um futuro saudável, consumo consciente e formação cidadã.
