01.1 - Graduação (Sede)

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    "A descer, a subir, a quicar e rebolar": uma história das disputas contemporâneas em torno do Brega em Pernambuco
    (2023-09-20) Silva, Johnny Rodriguez Alves da; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/6776678387517275
    Este trabalho de cunho exploratório aborda a trajetória contemporânea do Brega enquanto expressão cultural pernambucana desde seu surgimento nos anos 1990 até o ano de 2023. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que buscou identificar o surgimento da manifestação cultural, os momentos de tensão entre os artistas e instâncias políticas locais e o processo de reconhecimentos do Brega como expressão cultural pernambucana e Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.
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    Percepção dos professores sobre a tematização do bregafunk nas aulas de educação física
    (2024-03-06) Paz, Patricia Santana da; Pirauá, Natália Barros Beltrão; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100; http://lattes.cnpq.br/7698571094019394
    A presente pesquisa tem como tema “Percepção dos professores sobre a tematização do bregafunk nas aulas de educação física”. O bregafunk é um estilo de dança genuinamente pernambucano, que surgiu da hibridização de dois estilos mais antigos, o brega e o funk. O estilo musical vem movimentando o mercado musical e mobilizando as populações periféricas do estado de Pernambuco, região nordeste do Brasil. Entendemos que o bregafunk é de grande relevância social, pois é um estilo de dança que está presente no contexto social dos estudantes das escolas públicas de Pernambuco, e neste sentido, é possível questionar: "Será que o bregafunk é tematizado nas aulas de educação física? Se não, por que ele tem sido negado? Se sim, de que forma ele vem sendo apresentado?". Essas questões motivaram esse estudo, que tem como objetivo verificar se o estilo de dança bregafunk é tematizado nas aulas de educação física, e de que forma ele vem sendo trabalhado com os alunos do ensino médio. Participaram da pesquisa 31 professores de Educação Física, do estado de Pernambuco, onde o bregafunk é mais presente, respondendo a um questionário digital sobre o bregafunk enquanto conteúdo, suas metodologias de ensino e relação pessoal com o estilo de dança bregafunk. Os resultados dos estudos evidenciam que o bregafunk vem sendo tematizado como conteúdo nas aulas de Educação Física, apesar da resistência de alguns professores, por não conhecer esse estilo de dança ou por achar que é um estilo de dança que não condiz com a prática de ensino da Educação Física. Ainda assim, ele vem sendo trabalhado por meio da valorização do contexto social dos jovens ou pelo reconhecimento da diversidade cultural nas aulas de Educação Física.
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    A emoção na música pernambucana e periférica: o amor nos tempos do brega romântico
    (2024-02-29) Santos, Maria Cecília Duran Correia; Cardoso, Maria Grazia Cribari; http://lattes.cnpq.br/2450643941158970; http://lattes.cnpq.br/9308546036230827
    As emoções são construídas culturalmente e são moldadas historicamente pelo contexto no qual estão inseridas e se manifestam simbolicamente por meio de manifestações culturais, sociais e artísticas. As emoções, especialmente o amor, são influenciadas pelo contexto cultural da sociedade em que se encontram, como os papéis de gênero e de classe. O artigo tem como objetivo estudar as emoções e analisar a expressão do amor encontrada na música brega romântica, produzida no Estado de Pernambuco. O processo de estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa qualitativa, tendo como base os teóricos clássicos e contemporâneos da Antropologia das Emoções. Foi realizada uma pesquisa de campo em shows de brega, blocos de carnaval. Foram conduzidas entrevistas com os ouvintes e analisadas algumas músicas utilizando o método interpretativo. A partir deste estilo musical, é possível vislumbrar um campo cultural específico com os fatores sociais e emocionais inseridos na construção das letras, os quais se relacionam com o significado de amor percebido pelos ouvintes e produtores das músicas.
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    Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física
    (2019-02-07) Santos, Mayara Sales dos; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/3759036271888481
    O brega é um fenômeno cultural na contemporaneidade das periferias da cidade do Recife e região metropolitana. A partir da vivência de uma atividade curricular Prática Integrativa surgiu o seguinte questionamento: como tratar o brega nas aulas de Educação Física? Para solucionar esse questionamento elaboramos os seguintes objetivos: geral, analisar o fenômeno, o brega, diante de sua realidade e possibilidade e para chegarmos ao objetivo geral traçamos como objetivos específicos identificar a função social da escola e da Educação Física e o trato do conhecimento dança; Identificar uma possibilidade de tratar o fenômeno brega dentro do conhecimento dança no quarto ciclo. O estudo foi realizado através de uma pesquisa que relacionava o conteúdo de dança nas aulas de educação física escolar com o consumo do ritmo brega por parte dos alunos sendo analisado e retirado das publicações as discussões aqui apresentadas. Sendo estas discussões fatores decisivos para a inserção do gênero nas aulas. Através da perspectiva que devemos considerar a realidade social do aluno, trazer a temática brega é proporcionar ao aluno inserido nas comunidades populares, a possibilidade de estudar sua própria história, identificando nela sua tensões e contradições formas de vidas rebaixadas possibilitando a transformação da consciência comum à consciência filosófica.