01.1 - Graduação (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Caracterização das moradias em madeira da Comunidade Via Mangue da Torre, Vila Santa Luzia em Recife/ PE
    (2025) Silva, Maria Vitória de Alcântara da; Nogueira, Marcelo; http://lattes.cnpq.br/2791448000405507; http://lattes.cnpq.br/9953063278269889
    Este trabalho tem como objetivo analisar e caracterizar as moradias em madeira da comunidade Via Mangue da Torre, situada na Vila Santa Luzia, em Recife - PE, destacando os aspectos técnicos, sociais, ambientais e de gênero envolvidos nas práticas construtivas locais. A pesquisa partiu da compreensão de que, embora estas edificações representem estratégias de resistência e adaptação da população periférica, encontram-se marcadas por condições de vulnerabilidade que comprometem a qualidade de vida de seus moradores, especialmente das mulheres, principais responsáveis pela manutenção das casas. A metodologia adotada combinou abordagens qualitativas e quantitativas, com a realização de entrevistas semiestruturadas com moradoras, observações de campo e análise altimétrica e espacial, utilizando dados de satélite processados via QGIS. Também foi feita uma caracterização dos materiais utilizados nas construções, com foco nos tipos de painéis de madeira empregados. Os resultados revelaram que as moradias, em sua totalidade, são compostas por materiais reaproveitados, como OSB, MDF e compensado, os quais apresentam limitações quanto à durabilidade, resistência à umidade e conforto térmico. Foram identificadas fragilidades estruturais, ausência de manutenção contínua, problemas sanitários, e um cenário de sobrecarga feminina no cuidado com as residências. Além disso, a localização em áreas alagáveis e ambientalmente sensíveis, como os manguezais, agrava a deterioração das construções e reforça os conflitos socioambientais no território. A pesquisa conclui pela necessidade urgente de políticas públicas que promovam soluções habitacionais sustentáveis, seguras e inclusivas, contemplando capacitação técnica, acesso a materiais adequados e o reconhecimento das dinâmicas de gênero no planejamento urbano. O estudo também contribui para a valorização dos saberes locais e para o fortalecimento de estratégias comunitárias de resistência, apontando caminhos para a construção de cidades mais justas e resilientes.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Construção simbólica do imaginário social no cinema periférico
    (2024-03-08) Lima, Kyahra de Souza; Faria, Maurício Sardá de; http://lattes.cnpq.br/1513772085737367; http://lattes.cnpq.br/6469503191568508
    Este estudo se objetiva a uma análise da construção simbólica do imaginário social de classe no cinema periférico. Para tal elaboração foi tomando como base teórica o conceito habitus em Pierre Bourdieu, a noção de experiência e cultura elaborado por E. P Thompson, e a produção de uma epistemologia periférica de Tiaraju Pablo D’Andrea resultando na conceituação do sujeito periférico. Igualmente fundamental para entender o cinema periférico, uma breve conceituação, elaborada por Ângela Pryston, sobre a relação e influência do Terceiro Cinema no surgimento do cinema periférico irão lastrear a análise fílmica de Mato Seco em Chamas (2022), dos cineastas Adirley Queirós e Joana Pimenta.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    De Nova Descoberta/Recife a Brasília: uma luta coletiva das mulheres pela garantia de direitos constitucionais (1975-1988)
    (2024-03-23) Marinho, Caroliny dos Santos; Nascimento, Alcileide Cabral do; http://lattes.cnpq.br/0117492153657559; http://lattes.cnpq.br/8371012646053075
    Este artigo busca compreender a participação das mulheres do Grupo Mulher Maravilha (GMM) do bairro Nova Descoberta, na cidade de Recife, no contexto de articulação dos movimentos e organizações sociais para a Assembleia Nacional Constituinte 1987-88. Como solo documental, são utilizadas as fontes orais e documentos do acervo físico do Grupo e a profícua literatura historiográfica sobre redemocratização, movimentos sociais, movimentos periféricos urbanos, estudos de gênero e movimentos feministas. Neste sentido, essa pesquisa evidencia a participação das mulheres do bairro de Nova Descoberta como sujeitas atuantes na articulação nacional que buscava a promulgação de uma nova Carta Constitucional que garantisse direitos civis, sociais e políticos para as mulheres.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Percepção dos professores sobre a tematização do bregafunk nas aulas de educação física
    (2024-03-06) Paz, Patricia Santana da; Pirauá, Natália Barros Beltrão; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100; http://lattes.cnpq.br/7698571094019394
    A presente pesquisa tem como tema “Percepção dos professores sobre a tematização do bregafunk nas aulas de educação física”. O bregafunk é um estilo de dança genuinamente pernambucano, que surgiu da hibridização de dois estilos mais antigos, o brega e o funk. O estilo musical vem movimentando o mercado musical e mobilizando as populações periféricas do estado de Pernambuco, região nordeste do Brasil. Entendemos que o bregafunk é de grande relevância social, pois é um estilo de dança que está presente no contexto social dos estudantes das escolas públicas de Pernambuco, e neste sentido, é possível questionar: "Será que o bregafunk é tematizado nas aulas de educação física? Se não, por que ele tem sido negado? Se sim, de que forma ele vem sendo apresentado?". Essas questões motivaram esse estudo, que tem como objetivo verificar se o estilo de dança bregafunk é tematizado nas aulas de educação física, e de que forma ele vem sendo trabalhado com os alunos do ensino médio. Participaram da pesquisa 31 professores de Educação Física, do estado de Pernambuco, onde o bregafunk é mais presente, respondendo a um questionário digital sobre o bregafunk enquanto conteúdo, suas metodologias de ensino e relação pessoal com o estilo de dança bregafunk. Os resultados dos estudos evidenciam que o bregafunk vem sendo tematizado como conteúdo nas aulas de Educação Física, apesar da resistência de alguns professores, por não conhecer esse estilo de dança ou por achar que é um estilo de dança que não condiz com a prática de ensino da Educação Física. Ainda assim, ele vem sendo trabalhado por meio da valorização do contexto social dos jovens ou pelo reconhecimento da diversidade cultural nas aulas de Educação Física.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Experiências vividas com a agricultura urbana e a alimentação saudável na periferia do Recife
    (2024-03-07) Nunes, Gilberto Manoel da Silva; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875; http://lattes.cnpq.br/4035928624986569
    Esse memorial tem como objetivo trazer as experiências vivenciadas no Bacharelado em Agroecologia com ênfase no Campesinato e Educação Popular (Bacep). Meu ponto de partida para a escrita, foram minhas memórias, revisões de trabalhos e imersões realizadas, assim como consultas a textos e livros. A agroecologia urbana tem diversos desafios, porém é preciso agir de maneira imediata, pois é necessário buscar estratégias juntamente com toda sociedade para melhorar o nosso mundo. Este trabalho, traz a minha trajetória na agricultura urbana e mostra que é possível produzir com eficiência a partir de tecnologias alternativas com o intuito de promover a segurança alimentar e nutricional das pessoas que vivem em ambiente urbano, especialmente na periferia do Recife. A agroecologia é feita por várias mãos e a luta dos coletivos sociais mostra que a união faz força, buscando sempre fortalecer o campesinato e a educação popular. Assim, este memorial não registra apenas minhas experiências pessoais, mas também celebra a possibilidade de promover mudanças significativas em nossa relação com a comida, com a terra e, em última instância, com o planeta. Que cada passo dado na direção da agricultura urbana e da alimentação saudável inspire outros a trilharem caminhos semelhantes, guiados pelo compromisso de preservar a saúde do nosso planeta e de nós mesmos.