01.1 - Graduação (Sede)

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Resultados da Pesquisa

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    Tem uma cifra na minha combinatória
    (2022-08-10) Evangelista, Gabriel Santos; Cavalcanti, Anete Soares; http://lattes.cnpq.br/1032221248872389; http://lattes.cnpq.br/1143563071526332
    Vemos códigos todos os nossos dias, nossa escrita é toda cercada desses códigos e sempre com a intenção de se passar uma certa mensagem. Mas nem sempre queremos que essa mensagem seja compreendida por todas as pessoas. Para esse fim, temos formas de esconder essa mensagem de modo que somente as pessoas que queremos a entendam. Uma forma de se fazer isso é se utilizar da Criptografia. A atividade a ser trabalhada tem como objetivo o estudo da Análise Combinatória utilizando da Criptografia como recurso didático, fazendo a ponte entre o conhecimento do objeto de estudo com o conhecimento matemático. Esse recurso, será trabalhado dentro de uma Sequência Didática, onde nas suas etapas, serão explorados essa relação objeto-matemática, vemos a possibilidade de se trabalhar de forma inclusiva, trazendo mais voz para a escrita em Braille. Com esse destaque, o debate acaba não sendo apenas no ambiente matemático, trazendo então outras disciplinas para participarem e serem auxiliares para a formação desse conhecimento matemático e social.
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    Investigação e implementação de arquitetura IoT para mensurar o índice de turbidez da água em tempo real para ambientes de Carcinicultura Inteligente utilizando abordagem de calibração alternativa
    (2025-06-04) Almeida, Eduardo Felipe Lima Lins de; Nóbrega, Obionor de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8576087238071129; http://lattes.cnpq.br/1806657367650299
    A criação de organismos aquáticos (aquicultura) é de extrema relevância no campo da produção de alimentos no Brasil e no mundo. A manutenção de um ambiente adequado, por meio do controle da qualidade da água, é essencial para a viabilidade de todo o processo produtivo. Dentre os parâmetros que determinam a qualidade, a turbidez da água – medida do grau de diminuição da transparência do ambiente aquático – foi abordada neste trabalho. Realizou-se o desenvolvimento e a avaliação de uma arquitetura para um equipamento baseado no conceito de Internet das Coisas (IoT), utilizando uma abordagem alternativa para a calibração, voltada para o monitoramento da turbidez da água em ambientes de criação de camarões (carcinicultura) e concebida para atender às necessidades de baixo custo, automação e monitoramento remoto.
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    O Projeto Atlas Linguístico do Brasil e a variação lexical em sala de de aula: uma proposta didática
    (2024-10-03) Cardoso, Natália Rocha; Paim, Marcela Moura Torres; http://lattes.cnpq.br/7491110175871163; http://lattes.cnpq.br/0273906462701995
    O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta didática de variação linguística para alunos dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio com base nos dados do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), ampliando, assim, a quantidade de materiais didáticos disponíveis para auxiliar o professor em sua prática. Para tanto, foi dado o enfoque nas variações diatópica, diageracional e diassexual, a partir das questões 131, 135,188 e 191 do questionário semântico-lexical do ALiB: o filho mais moço, finado, sutiã e ruge. Como arcabouço teórico para apoiar as discussões referentes aos conceitos de variação e ensino, à história da Dialetologia, assim como para auxiliar no planejamento da sequência didática, foram utilizadas as obras de Possenti (1996), Mota e Cardoso (2006), Cardoso (2010), Oliveira (2017), Paim (2019), Almeida e Bortoni-Ricardo (2023). Outrossim, também foi feita a consulta a dicionários online como Michaelis (2024), assim como a documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Dessa forma, foi possível pensar, a partir de gêneros textuais multimodais, uma sala de aula onde se destaca a importância da diversidade do português brasileiro de modo a desmistificar o conceito de língua homogênea, assim como promover debates sobre o preconceito linguístico. Espera-se, portanto, que os alunos possam compreender os conceitos e eliminar estigmas sobre o uso da língua.
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    O roteiro de viagem nos séculos XIX ao XXI: o percurso de uma tradição discursiva levado para a sala de aula
    (2023-09-04) Pinto, Ellen da Silva; Gomes, Valéria Severina; http://lattes.cnpq.br/8893406062883304; http://lattes.cnpq.br/8922891067630618
    “O Roteiro de Viagem no Jornal do Século XIX ao XXI: A Jornada de uma Tradição Discursiva na Sala de Aula" tem como objetivo promover reflexões sobre a historicidade do roteiro de viagem e sua aplicação no contexto educacional. Embasado nos conceitos de Tradição Discursiva (Kabatek, 2006; Koch 1997, Longhin, 2014) e nos princípios delineados no livro "Tradições discursivas do português brasileiro | Vol. 7",2018. O estudo analisa narrativas de viagem de diferentes períodos (séculos XIX, XX e XXI), presentes em documentos pessoais e na esfera digital. No que tange à metodologia, o artigo propõe uma abordagem pedagógica pautada no Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2003; Zavam, Dolz e Gomes, 2022), visando à aplicabilidade em ambiente escolar. A abordagem visa enriquecer o processo de ensino, proporcionando aos alunos perspectivas diversas que englobam dimensões linguísticas, culturais e históricas. Com essa abordagem, a pesquisa almeja inserir o gênero roteiro de viagem como tópico de investigação socio-histórica, contribuindo para uma compreensão ampliada da evolução linguística e textual.
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    O mal tem forma de mulher? Corpos femininos e o seu poder corruptivo no imaginário literário
    (2023-04-14) Inojosa, Letícia Leite; Moreno, Amanda Brandão Araújo; http://lattes.cnpq.br/0149408155954168; http://lattes.cnpq.br/9282740067538157
    Neste trabalho, buscamos analisar, a partir de obras de diferentes tempos e localidades - a saber, Raposas - contos fantásticos orientais (2020); Raposas - contos populares orientais (2017), ambos de Lua Bueno; Contos Fantásticos Coreanos, de Im Bang e Yi Ryuk (2021); Herdeiros de Drácula, de Richard Dalby (2017); Lendas Brasileiras, de Câmara Cascudo (2000); e Cuentos completos I, de Silvina Ocampo (1999) -, como a construção de personagens femininas na esteira da literatura fantástica representa e reforça construções sociais que atrelam à mulher específicos papéis de acordo com seus comportamentos e aparência, como bruxas ou prostitutas. A partir das leituras, percebemos que tal representação faz parte de uma estrutura significativa enraizada na sociedade e que homens e mulheres, no papel de autores, ressoam em suas escritas diferentes perspectivas quando tratam do mesmo tema. Balizam nossas análises, entre outros autores, os aportes de Todorov (2008), Campra (2008), Roas (2011), Beauvoir (1970), Zolin (2009) e Adichie (2015).
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    Letramento no ensino fundamental II: os desafios e as dificuldades de uma professora em formação docente inicial
    (2022) Nascimento, Chilene da Silva; Melo, Sandra Helena Dias de; http://lattes.cnpq.br/9741642922205953; http://lattes.cnpq.br/3258909381953638
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    O limite tênue entre a literatura e a norma judiciária em Rui Gonçalves
    (2024-12-17) Cavalcanti, Victória Lima Souza; Menezes, Jeannie da Silva; http://lattes.cnpq.br/0863557395682263
    Este artigo propõe reflexões acerca de como se dá o estudo da História do Direito e as possibilidades de contribuição que o(a) historiador(a) pode ofertar a este campo. A discussão é feita a partir das reflexões acerca dos possíveis impactos e intenções relacionadas ao texto “Dos privilégios e prerrogativas que o gênero feminino tem por direito comum e ordenações do Reino mais que o gênero masculino” do jurista Rui Gonçalves.
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    Identidade nacional pela obra de Victor Meirelles: “A primeira missa no Brasil’’ e seu mito fundador
    (2023-05-28) Lima, Beatriz Sandrelly Gusmão de Souza; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/8568216121012333; http://lattes.cnpq.br/0721619317307816
    O artigo apresentado tem como tema principal a análise da obra de Victor Meirelles “A primeira missa no Brasil”, de 1861, por meio da discussão historiográfica sobre a construção do mito da criação da identidade nacional do Brasil. A obra apresenta uma missa sendo realizada no início da colonização portuguesa, tendo ao centro a cruz, a Igreja Católica Romana e os europeus. São colocados em segundo plano, na condição de observadores passivos, os indígenas. Essa representação suscita o debate relativo ao apagamento dos povos indígenas na criação da identidade nacional brasileira no século XIX, promovido por Dom Pedro II por meio das instituições elaborando as narrativas artísticas e historiográficas consideradas oficiais, a Academia Imperial de Belas Artes (AIBA) e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Dessa forma, compreende-se a ideia de identidade nacional como uma criação promovida com base em interesses políticos, sociais e econômicos, os quais contemplavam o projeto de centralização e consolidação do Segundo Reinado. A pesquisa foi feita a partir da discussão trazida por João Pacheco de Oliveira sobre os tipos de mortes indígenas e a participação destes no percurso da historiografia da fundação da identidade nacional, o debate sobre o “mito fundador” como precursor da história nacional.
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    O flagelo dos Ganges: O Recife e a epidemia de cólera de 1856
    (2022-06-06) Melo, Iago Mário Ponce de Albuquerque; Santos, Maria Emilia Vasconcelos dos; http://lattes.cnpq.br/4794117737260000; http://lattes.cnpq.br/1262902438407305
    Este artigo trata sobre a epidemia de cólera que atingiu o Recife em 1856. Discute como a cólera se originou e se disseminou pelo mundo, qual era o cenário em que cidade se encontrava antes da chegada da doença e quais foram os procedimentos adotados pela comunidade médica, autoridades provinciais, religiosos e moradores para enfrentar a epidemia. Além disso, o artigo visa abordar como a imprensa noticiou a cólera e como a epidemia impactou a dinâmica da cidade, no cotidiano e nas questões da religiosidade e morte.
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    O problema educativo colonial: o cotidiano nas escolas das missões religiosas (1940-70)
    (2022-10-10) Xavier, Adrian da Silva; Silva, Giselda Brito; http://lattes.cnpq.br/2327404253426354; http://lattes.cnpq.br/6546624502827782
    O presente artigo tem como objetivo o estudo das condições escolares das missões religiosas portuguesas nas colônias em África, visando conhecer como se dava a formação dos professores nativos e as condições de participação das crianças nas escolas das missões. A meta é desenvolver as seguintes questões: Quais as condições de acesso dos nativos às escolas das missões e a diferença entre o ensino nas missões católicas e nas protestantes. Para isso, utilizamos textos das missões em África, textos e documentos de missionários, além de artigos, teses e dissertações do tema.