01.1 - Graduação (Sede)
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Item Impacto das extensões do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic) na redução da desigualdade educacional(2025-02-26) Silva, Vinícius Mergulhão da; Gomes, Sónia Maria Fonseca Pereira Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9795791528582607; http://lattes.cnpq.br/5063813603587182Esta monografia busca realizar uma análise através do método de diferenças e diferenças, levando em considerações os efeitos das extensões das políticas públicas do Programa de Aprendizagem na Idade Certa, com foco no MAIS PAIC, no nível de aprendizagem. Utilizou-se como base os dados e resultados do IDeA, índice de desigualdades e aprendizagens, além de informações detalhadas dos municípios e estrutura das escolas públicas de cada um deles. Para a elaboração da base de dados e resultados foram considerados os resultados da prova de matemática do 9º ano do ensino fundamental, considerando a tríade de prova dos anos de 2013 e 2017, conforme elaboração pelo IDeA.Item O impacto da nova matriz curricular da Licenciatura em Computação no desempenho dos discentes(2024-02-16) Silva, Laura Gabrielle de Lira; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319; http://lattes.cnpq.br/5607530930536079O presente artigo aborda o impacto da reestruturação da matriz curricular do curso de Licenciatura em Computação (LC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco em 2018. O objetivo central deste estudo é avaliar em que medida as alterações curriculares influenciaram o desempenho acadêmico dos estudantes matriculados no referido curso. Para atingir esse objetivo, empregou-se uma análise de dados dos discentes antes e após a implementação da nova matriz curricular. Além disso, foram incorporados dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) como parte da análise. Os resultados obtidos indicam um impacto positivo da nova matriz curricular no desempenho acadêmico dos estudantes. Esses achados sugerem que a reformulação da matriz curricular desempenhou um papel na formação mais eficaz dos futuros professores de computação, preparando-os de maneira mais abrangente e eficaz para os desafios contemporâneos da educação.Item Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA): uma análise do estado de Pernambuco(2023-04-28) Silva, Déborah Cristina Saldanha Amorim; Gomes, Sónia Maria Fonseca Pereira Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9795791528582607; http://lattes.cnpq.br/9164994279562652Ao examinar a educação no Brasil, é notável uma disparidade na qualidade e no acesso educacional oferecido a diferentes grupos sociais. Este trabalho tem como objetivo investigar a posição do estado de Pernambuco em relação à equidade educacional, utilizando o Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA). Nesse sentido, propõe-se uma análise dos resultados obtidos nos anos de 2011, 2013, 2015 e 2017, segmentando por nível socioeconômico, cor/raça e gênero, enfatizando o NSE, a fim de retratar o estado da desigualdade das mesorregiões do estado. Além disso, busca-se discutir as possíveis raízes dessa desigualdade por meio da análise de dados em painel.Item A nova gestão pública nas políticas de educação em Pernambuco: uma análise dos indicadores educacionais de 2007 a 2018(2021-12-16) Cavalcanti, Matheus Henrique Magalhães; Bezerra, Gabriella Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/8954499933466652; http://lattes.cnpq.br/7430908424391567Este trabalho analisa alguns resultados da implementação da Nova Gestão Pública (NGP) na educação básica do estado de Pernambuco no período 2007-2018. Para isto, escolhemos fazer uma análise que adotou, especialmente, técnicas quantitativas de coleta e análise de dados. Os procedimentos foram divididos em duas etapas, a primeira foi uma revisão bibliográfica e a segunda foi à análise dos dados secundários. Construímos uma linha do tempo contendo as principais iniciativas institucionais alinhadas a NGP, a partir do portal AlepeLegis, para avaliar a adesão dos gestores públicos a esta modalidade de gestão. Além disso, também construímos, e analisamos, os indicadores da rede estadual de educação básica a partir da Sinopse do Censo Escolar, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para identificar a influência da gestão sobre os indicadores. Sendo assim, percebemos que o arcabouço institucional, criado por uma elite técnica dos gestores estaduais alinhados à NGP, influenciou a melhora quantitativa dos indicadores educacionais. Porém, ao aprofundarmos a análise dos indicadores referentes aos docentes, percebemos que, ao contrário dos resultados anteriores, o impacto da NGP nos índices dos professores, quando comparados com os números brasileiros, não apresentaram resultados positivos, ligando um alerta para a educação pernambucana.
