TCC - Licenciatura em Física (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2900
Navegar
Item Jogos didáticos e o ensino de Física : uma proposta de recurso didático para o ensino de Eletrodinâmica(2023-12-05) Pereira, Amanda Mikaele Marques; Marques, Maria Danielle Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7367303830021148; http://lattes.cnpq.br/9668164096832929A falta de interesse no estudo da disciplina de Física pode ter diversas causas. Uma delas, que merece destaque é o ensino deficitário. Este, marcado pelo método de ensino tradicional e extremamente dependente do livro didático, é desenvolvido através de aulas baseadas na transmissão de informações e fórmulas, seguindo de aplicação desses por meio de exercícios pré-determinados pelo professor. A fim de buscar melhorias e trazer mudanças para tal cenário, o presente trabalho buscou desenvolver um jogo de tabuleiro para serem trabalhados conceitos de Eletrodinâmica, tendo em vista a potencialidade dos jogos didáticos para o processo de ensino e aprendizagem. Uma vez elaborado, o referido jogo foi posto em prática com uma turma de 3 ano do Ensino Médio de uma escola de referência, localizada na cidade de Vertente do Lério, do estado de Pernambuco. A aplicação foi seguida de um questionário para que os alunos avaliassem o uso de jogos didáticos nas aulas de Física, dando a estes a oportunidade de exporem suas opiniões e sugestões. O respectivo trabalho apresentou resultados promissores, pois foi possível observar o interesse e o envolvimento dos discentes ao decorrer da aplicação do jogo, levando-os a desenvolver uma participação ativa.Item O ensino da Física na EJA Campo: A experimentação como incentivo para o aprendizado(2023-12-04) Pereira, Jeciane da Cruz; Marques, Maria Danielle Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7367303830021148O foco deste estudo foi aprimorar a experiência de aprendizagem dos alunos matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA-Campo), especificamente na disciplina de Física, por meio da implementação de uma sequência didática estruturada, envolvendo atividades práticas. A abordagem metodológica adotada consistiu na realização de experimentos relacionados à cinemática, visando simplificar a compreensão de conceitos e estimular o interesse dos estudantes. A avaliação da eficácia dessa abordagem foi conduzida através de questionários que coletaram as percepções dos alunos. Os resultados revelaram avanços significativos tanto na compreensão dos conceitos quanto no entusiasmo dos participantes, evidenciando o potencial da metodologia. Este estudo enfatiza a importância de estratégias práticas no ensino da Física, incentivando os alunos a se envolverem ativamente em seu próprio processo de aprendizagem e na solução de desafios.
