TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Muitas são as saídas de jogo: experiências de capoeira em uma escola da Rede Municipal do Recife(2024-09-24) Lôbo, Maria Eduarda César; Paiva, Andréa Carla de; Cordeiro, Izabel Cristina de Araujo; http://lattes.cnpq.br/0905745064754853; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185Apesar da nítida relação entre a formação da sociedade brasileira e a capoeira, ainda são escassos os estudos acadêmicos e, mesmo com os projetos da Secretaria de Educação e as Leis que garantiriam o acesso à arte, raros são os espaços formais de educação que se permitem ou conseguem abrigar tal manifestação cultural para dentro dos seus muros. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as contribuições da capoeira na educação escolar para a formação humana, e os objetivos específicos de identificar a capoeira como manifestação cultural, apresentar as experiências vividas com a capoeira sob o olhar da animação cultural e discutir procedimentos didáticos para o ensino da capoeira para as crianças. Trilhando o caminho da sistematização da experiência vivida numa escola municipal da cidade do Recife, tal experiência norteou procedimentos didáticos diferentes, cobertos de ludicidade. Levando-nos a concluir que da mesma forma que a academia não valoriza os saberes populares, os adultos não valorizam os saberes infantis, e quando um saber cala o outro, temos um saber empobrecido, logo, incompleto. Neste sentido, a pesquisa se desdobra em fomentar não apenas procedimentos didático-metodológicos para ensinar capoeira para crianças, mas também nos ajuda a refletir sobre como podemos engrandecer nossos saberes sem perder o brilho no olhar.Item Capoeira: a expressão de luta e resistência nas aulas de educação física(2024-10-03) Silva Filho, Dimas Joaquim da; Silva, Eduardo Jorge Souza da; http://lattes.cnpq.br/5214370124132694O presente trabalho de pesquisa pretende, através de uma revisão de literatura, resgatar a essência histórica e cultural da capoeira; arte marcial de origem africana, desenvolvida e aprimorada nas senzalas do Brasil como forma de luta e resistência do povo negro escravizado. Como problema de pesquisa, trazemos a questão: Como a capoeira é tratada em produções acadêmicas enquanto expressão de luta e resistência cultural? O objetivo geral desta pesquisa é analisar o ensino da capoeira na Educação Física Escolar como uma manifestação de luta e resistência cultural, visando compreender suas implicações pedagógicas, seus benefícios para o desenvolvimento integral dos alunos e os desafios enfrentados pelos educadores. Concluiu-se que a capoeira como conteúdo de ensino da Educação Física se mostra como um conhecimento poderoso, alinhando-se aos objetivos delineados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela preenche a lacuna entre o patrimônio cultural e as necessidades educacionais modernas, oferecendo uma abordagem dinâmica e significativa que ultrapassa os limites tradicionais da Educação Física.Item A capoeira como conteúdo de ensino da educação física escolar(2022-10-10) Silva, Gean Pereira da; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464O presente estudo busca trazer novos olhares sobre a capoeira como conteúdo de ensino pertencente à temática Lutas, nas aulas de Educação Física escolar, abordando seu sentido e significado cultural e histórico, expresso desde suas origens históricas na sua relação com a cultura africana. Indagamos como problema de pesquisa: qual o conhecimento tratado através da capoeira como conteúdo de ensino em Educação Física na escola em produções acadêmicas? Para tal, temos como objetivo geral: analisar a capoeira como conteúdo de ensino da Educação Física escolar no Ensino Fundamental nas produções acadêmicas. E definimos como objetivos específicos: identificar a importância da capoeira como conhecimento na Educação Física escolar a partir de sua história, e analisar o conteúdo referente a capoeira tratado nas políticas curriculares no Ensino Fundamental de escolas públicas estaduais de Pernambuco. Para tal, fizemos uma pesquisa bibliográfica sobre a capoeira na escola. Como conclusões, o referencial teórico e as pesquisas analisadas nos informaram sobre a validade da Capoeira em suas múltiplas dimensões, a serem vivenciadas como conteúdo da Educação Física escolar, considerando-se: seu sentido e significado, seus códigos de valores e rituais, sua historicidade, sua contribuição para a educação integral, sua relação com o esporte, com o jogo, com a dança.
