TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/267

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Jogos e brincadeiras como metodologia de ensino no processo de adaptação ao meio líquido na natação
    (2025-03-18) Pereira, Heitor Santiago de Almeida; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464
    A presente pesquisa intitulada “Jogos e brincadeiras como metodologia de ensino no processo de adaptação ao meio líquido na natação” tem o propósito de investigar sobre a validade ou não da utilização de jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem da natação, particularmente nas aprendizagens iniciais de adaptação ao meio líquido. Problema de pesquisa: qual a contribuição dos jogos e brincadeiras como metodologia de ensino no processo de adaptação ao meio líquido na natação? Definimos como objetivo geral: analisar a contribuição dos jogos e brincadeiras como metodologia de ensino no processo de adaptação ao meio líquido na natação. E como objetivos específicos: compreender a natação como esporte e o processo de ensino da natação; compreender o processo de adaptação ao meio líquido no ensino da natação e; identificar as contribuições dos jogos e brincadeiras como metodologia de ensino no processo de adaptação ao meio líquido na natação em pesquisas acadêmicas sobre o tema. Para cumprir os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Pode-se concluir que os resultados indicam que os jogos e brincadeiras com metodologia de ensino no processo de adaptação ao meio líquido, baseada na ludicidade deve ser incorporada aos processos iniciais no ensino da natação, com base no entendimento de que a aprendizagem no meio aquático deve ser prazerosa e segura. Assim, ao integrar jogos e brincadeiras de forma planejada, é possível proporcionar uma experiência de aprendizado com êxito e diversão preparando para as futuras etapas da natação, pautada no desenvolvimento integral dos alunos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sistematização das aulas de natação: uma proposta didático-metodológica
    (2024-03-11) Souza, João Crisson de Andrade; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
    This study proposed a didactic-methodological approach to structure swimming classes in higher education, specifically for the Physical Education A – Swimming course at the Federal Rural University of Pernambuco. The exploratory research aimed to analyze the benefits of the swimming teaching methodology in students' education, going beyond the development of motor skills to promote health and social integration. The research method included a literature review and the implementation of action research. The literature review was conducted on platforms such as Scielo, Capes Periodicals Portal, and Lilacs, exploring articles, dissertations, and theses related to body culture, higher education, swimming, swimming teaching methodology, and sports pedagogy. The developed teaching program comprises 43 lessons covering topics related to adaptation to the aquatic environment, breathing, flotation, propulsion, Olympic turns, basic diving, aquatic play activities, and water games. All are grounded in the Swimming Teaching Methodology and the Critical Overcoming Approach to Physical Education Teaching. This study plays a significant role in enriching the academic education of students while enhancing swimming instruction in the university context at UFRPE.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Metodologia de ensino para natação infantil
    (2022-05-31) Ribeiro, Rafaella Pollyanna Soares de Santana; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/5684048268278831
    This study arose with the aim of understanding teaching for children's swimming, investigating the use used of the treatment of knowledge expressed in the production of knowledge. This work also has specific objectives: Identify within the theme of sport body culture, a learning as knowledge of Physical Education that must be considered for the teaching of swimming and identify the process. Of the child's development and the ludic as a possibility of dealing with knowledge. Therefore, we used as a methodology a literature review, followed by studies of a content analysis guided by Bardin (2011). In this way, concluding the research that it is necessary to rethink the efficiency of teaching based on swimming from a pedagogical perspective on it, in this way prioritizing the student's experience, the playful as a methodological tool for basic education. Childish.