TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)
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Item O basquetebol nas aulas de educação física escolar: uma revisão sistemática(2022-06-08) Ferreira, Anderson Rodrigo da Silva; Lima, Ricardo Bezerra Torres; http://lattes.cnpq.br/0128873517491860; http://lattes.cnpq.br/0788294890656084Este estudo parte da questão da exclusão desportiva nas aulas de educação física, especificamente o basquetebol, pois, de acordo com o conteúdo do basquetebol acaba sendo pouco difundido no âmbito escolar. Os fatores que impedem à prática do basquetebol estão ligados à falta de uma mínima infraestrutura e a elementos direcionados a prática docente, como a falta de uma sistematização dos conhecimentos e a ausência de uma identidade metodológica.Por isso, este estudo possui como objetivo geral de trazer as contribuições dos artigos originais publicados na última década que tratam do ensino do basquetebol na educação física escolar. A partir disso,selecionar elementos relevantes para auxiliar a prática docente através de uma revisão sistemática. A primeira etapa foi de realizar uma busca na base de dados eletrônica utilizando os descritores Ensino ou Pedagogia; Basquetebol; Educação Física; Escola ou Ensino Fundamental ou Ensino Médio, bem como aplicando os operadores lógicos “AND e OR”.A partir dos artigos encontrados, a segunda etapa consistiu na aplicação dos seguintes critérios: serem artigos originais; em língua portuguesa; disponíveis na íntegra; de acesso gratuito; publicados entre 2012 e 2022; apresentando no título, resumo ou assunto os citados descritores. Em uma terceira etapa, foi realizada uma busca em periódicos da área de Educação Física qualificados entre A1 e B3 na Plataforma Sucupira já utilizando diretamente os critérios supramencionados. Na etapa seguinte, dois artigos foram elegidos, sendo ambos dos mesmos autores.Constatou-se na em uma das obras encontradas a realidade do desenvolvimento do basquetebol como conteúdo escolar, enfatizando a importância do professor de Educação Física no que concerne ao seu compromisso com a prática pedagógica oferecendo aos discentes a consciência em relação à prática da modalidade com seu crescimento. Surge enquanto categoria baseado nas entrevistas com os professores, a importância do professor enquanto agente contribuinte no processo ensino-aprendizagem, no que se refere enquanto solução, a sistematização e organização do conhecimento a ser construído com os estudantes através do conteúdo basquete.O segundo estudo aponta uma predominância masculina na prática e quanto ao rendimento feminino, aparece a dificuldade de desenvolver o processo ensino-aprendizagem no basquetebol pela falta de habilidade motora, assim como dificuldades que surgem com a própria característica da modalidade, como o peso da bola e altura do aro. Entretanto, enquanto protagonista para superar as dificuldades de participação e motivação à prática surge o jogo enquanto ferramenta metodológica, tornando-se um facilitador pela sua flexibilidade em adaptar situações em prol da heterogeneidade dos estudantes. A prática do basquete por meninas em ambiente escolar pode representar um importante vínculo com a formação de valores e a quebra da hierarquização em relação à comparação com os meninos.Considerando a importância do basquetebol para Educação Física, constatamos que as publicações em periódicos acerca da modalidade em âmbito escolar são escassas. Isto reduz a possibilidade de proporcionar através desta via discussões relevantes sobre problemáticas direcionadas ao tema, que pode resultar em poucos avanços na prática pedagógica envolvendo o basquetebol na Educação Física escolar.Item A importância da educação física no ensino de jovens e adultos(2025-08-06) Silva, Leonam Keulrrye Pereira da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/1157393580861401A presente pesquisa tem como tema central a seguinte questão: a importância da educação física no ensino de jovens e adultos. Buscando compreender como a educação física afeta de forma positiva os alunos da EJA. Com base nisso, estabeleceu-se como objetivo geral analisar a importância da educação física no ensino de jovens e adultos. Para isso, definiram-se como objetivos específicos: compreender a EJA como modalidade de ensino; analisar a educação física na EJA; e compreender as políticas curriculares nacional e estadual da EJA no ensino da educação física. A pesquisa, de abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, evidenciou que a educação física, quando integrada de forma sensível e crítica à realidade dos estudantes da EJA, contribui para a valorização da cultura corporal, a construção de vínculos sociais, o resgate da autoestima e o fortalecimento da cidadania. O referencial teórico foi fundamentado em autores como Haddad e Di Pierro e Reis e Molina Net, assim como também documentos oficiais como a Constituição Federal de 1988, a LDB nº 9.394/96, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as diretrizes curriculares da EJA em âmbito nacional e estadual. A pesquisa mostra que a educação física na EJA deve ser compreendida como um espaço inclusivo e educativo, que respeite as diversidades e promova a formação integral dos seus alunos. Dessa maneira é importante defender uma educação física na EJA de qualidade e com os conteúdos previstos em suas diretrizes curriculares.Item Sistematização das aulas de natação: uma proposta didático-metodológica(2024-03-11) Souza, João Crisson de Andrade; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Este estudo propôs uma abordagem didático-metodológica para estruturar as aulas de natação no ensino superior, especificamente para a disciplina de Educação Física A – Natação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A pesquisa exploratória objetivou analisar os benefícios das metodologias de ensino da natação na formação dos discentes, indo além do desenvolvimento de habilidades motoras promovendo saúde e a integração social. O método de pesquisa incluiu uma revisão bibliográfica e a implementação da pesquisa-ação. A pesquisa bibliográfica foi realizada em plataformas como a Scielo, o Portal de Periódicos da Capes e a Lilacs, onde foram explorados artigos, dissertações e teses relacionados à cultura corporal, natação, natação no ensino superior, metodologia de ensino da natação, pedagogia do esporte. O programa de ensino desenvolvido compreende 43 planos de aulas que abordam temas referentes à adaptação ao meio líquido, respiração, flutuação, propulsão, virada olímpica, mergulho elementar e atividades lúdicas aquáticas, ambos fundamentados em Metodologias de Ensino da Natação e na Abordagem Crítico Superadora de Ensino da Educação Física. Este estudo mostrou desempenhar um papel significativo no enriquecimento da formação acadêmica dos discentes, ao mesmo tempo em que favorece o aprimoramento do ensino da natação no contexto universitário da UFRPE.Item A educação física como componente curricular para os jovens em situação de privação de liberdade(2023-05-04) Silva, Erika Lídia dos Santos; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/8813141059872155Este estudo tem como objetivo compreender o direito à Educação e sua inserção no contexto do atendimento aos jovens em situação de privação de liberdade no cenário das aulas de Educação Física. Tendo como objetivos específicos identificar como o componente curricular obrigatório Educação Física contribui para a formação dos jovens estudantes em privação de liberdade, mapeando e analisando documentos e estudos sobre o direito à educação do jovem em privação de liberdade e à Educação Física. Entendendo que a educação é de suma importância para o cidadão. Este estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica-documental, selecionando os principais estudos e documentos sobre a temática para análise, utilizando-se da análise de conteúdo como referência. A pesquisa colaborou para compreender a importância da educação e da Educação Física enquanto componente curricular do jovem em privação de liberdade. Mostrando os principais pontos discutidos pelos estudos selecionados e o que os documentos norteiam. A partir disso, esse estudo compreende que a educação é fundamental na dignidade humana, formando o homem e transformando a sociedade. Neste contexto, a Educação Física é parte fundamental deste processo como um componente curricular.Item A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um olhar da Educação Física sobre a brincadeira(2023-05-04) Melo, Maria Eduarda Vieira de; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/7955853296079027Este estudo tem como objetivo compreender o processo de transição do ensino da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, reconhecendo o direito dos estudantes à educação escolar e à aprendizagem, bem como identificando o papel da Educação Física e sua relação com a brincadeira nesse contexto, contribuindo com a discussão desta temática na formação de professores de Educação Física e sua prática em sala de aula. A pesquisa foi realizada a partir do método qualitativo, sendo elaborada mediante a análise crítica de artigos científicos e documentos oficiais relacionados à temática, tratando-se portanto, de uma pesquisa bibliográfica-documental. Este estudo evidencia as mudanças nas leis educacionais brasileiras direcionadas a Educação Infantil e Ensino Fundamental, e quais os impactos gerados pelas mudanças no processo de transição de ensino, levando em consideração a singularidade e integralidade da criança e o período infantil, além disso, a pesquisa também evidenciou o que os documentos oficiais apresentam sobre como deve ocorrer o processo de transição na Educação Física. Dessa maneira, o estudo colaborou para a compreensão acerca do processo de transição do ensino da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, apontando a importância da brincadeira nesse processo, como também a importância das conexões e da continuidade das aprendizagens entre as duas etapas de ensino, além de apresentar a necessidade de estudos e da construção de documentos direcionados à temática da transição do ensino na área da Educação Física.Item Realidade e possibilidades do ensino da educação física na pandemia da COVID-19: reflexões a partir do Estágio Supervisionado Obrigatório da UFRPE(2022-10-11) Silva, Igor Diego Farias da; Figueiredo, Erika Suruagy Assis de; http://lattes.cnpq.br/7362331844844663; http://lattes.cnpq.br/8870807287833126Este estudo tem como objetivo explicar como os alunos da Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE vivenciaram o Estágio Supervisionado Obrigatório - ESO durante a pandemia da COVID-19 e que contribuições foram oportunizadas para o desenvolvimento desses futuros professores. Dado o exposto, a escolha dos caminhos para a pesquisa tem relação com o foco proposto na discussão, dentro de uma abordagem quali-quantitativa. Os procedimentos de coleta dos dados desta pesquisa aconteceram em três momentos: o primeiro através de uma revisão bibliográfica, mediante análise de publicações periódicas e artigos científicos no Portal CAPES/MEC, buscando estudos referentes à formação de professores, em especial, sobre os estágios supervisionados, durante a pandemia. No segundo momento foi realizado o relato de experiência através da exposição de uma síntese da realidade e possibilidades da prática da Educação Física durante a pandemia em 3 (três) ESOs. O terceiro procedimento ocorreu por intermédio de um questionário composto por 8 (oito) questões fechadas, elaborado na plataforma Google Forms e aplicado a estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE que participaram da disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório durante o período de 2021.1 a 2022.1. Esse caminho de investigação e a utilização desses procedimentos nos ajudaram a elucidar como a pandemia da Covid-19 alterou a dinâmica de ensino do Estágio Supervisionado Obrigatório na UFRPE do curso de Licenciatura em Educação Física e quais contribuições oportunizou para o desenvolvimento de seus futuros professores. Por fim, observamos que o ESO é uma importante ponte de acesso à escola, aos estudantes e ao fazer docente e que os estudos apontaram uma relação de concordância com as opiniões dos sujeitos quando associados às bibliografias pesquisadas e às sínteses da experiência do pesquisador.Item Acessibilidade nas aulas de educação física: uma revisão bibliográfica sobre as estratégias de inclusão para pessoas com deficiência no espaço escolar(2023-01-09) Mendonça, Bruna Izabelly Leite; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/5624524549966713Na Educação Física o desafio se constitui em possibilitar uma prática de maneira a envolver todos os estudantes independe de suas limitações e especificidades. O presente trabalho tem como objetivo identificar quais são as estratégias adotadas para inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física. A metodologia consiste numa pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e possibilitou leitura de análise de produções paralelas ao tema proposto. Este trabalho reconhece os grandes avanços percorridos por todos os que lutam para uma educação amplamente inclusiva, mas encontra entraves e limitações quanto a diversos aspectos como formação, infraestrutura e acessibilidade.Item O futsal como conteúdo no currículo de Pernambuco - Ensino Fundamental(2022-10-11) Silva, José Fernandes Martins da; Silva, Eduardo Jorge Souza da; http://lattes.cnpq.br/5214370124132694Este estudo, caracterizado como uma monografia buscou tratar o seguinte objeto de estudo – O ensino do conteúdo Futsal pelo componente curricular educação física, conforme tratado no documento Currículo de Pernambuco para o ensino fundamental/2019. Para tanto, foi delimitada a seguinte questão-problema: quais os fundamentos didático-metodológicos que orientam o trato do ensino do futsal como conteúdo da educação física no documento Currículo de Pernambuco/2019? Para tal, tem-se como objetivo analisar, explicar e compreender a base didático-metodológica para o ensino do conteúdo Futsal, privilegiada no Currículo de Pernambuco – Ensino Fundamental. Metodologicamente utilizamos da pesquisa de natureza bibliográfico-documental, de caráter exploratório-descritiva, com foco no documento Currículo de Pernambuco - Ensino fundamental/2019. Conclui-se que a pedagogia histórico-crítica aponta uma saída para o dilema posto pelas tendências pedagógicas não críticas, que opõem, excludentemente, teoria e prática, professor e aluno. Entendida como mediação no seio da prática social global, a pedagogia histórico-crítica concebe que a educação tem a prática social como ponto de partida e ponto de chegada da prática educativa, e diante disso, reconhecer o futsal como atividade humana, significa buscar aprendê-lo no interior de um sistema de relações da vida social.Item A educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio em escolas públicas do estado de Pernambuco(2022-10-10) Silva, Gabriel José da; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464A presente pesquisa busca investigar o lugar da Educação Física no processo de escolarização da juventude, onde ainda nos deparamos com diferenças de valorização entre os conhecimentos escolares. Assim, indagamos: qual a percepção dos estudantes do Ensino Médio em relação à Educação Física durante esta etapa de ensino? Definimos como objetivo geral: analisar a percepção dos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais de Pernambuco em relação à valorização da Educação Física. Como objetivos específicos da pesquisa temos: identificar o conhecimento proposto nas políticas de educação destinadas à Educação Física escolar para o Ensino Médio; identificar o conhecimento adquirido pelos estudantes sobre a Educação Física no Ensino Médio e identificar a valorização atribuída à Educação Física pelos estudantes da Educação Física no Ensino Médio. Buscando responder a questão de pesquisa, buscamos um aporte teórico bibliográfico e utilizamos, para o levantamento de dados, a aplicação de um Questionário aos estudantes do 3º ano Ensino Médio para identificar o conhecimento adquirido sobre a Educação Física e compreender a importância/ valorização atribuída à Educação Física. A análise dos formulários foi realizada utilizando a metodologia da Análise Textual Discursiva de MORAES e GALIAZZI (2006). Enquanto conclusão da pesquisa podemos afirmar que a Educação Física tem importância/valorização para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, enquanto um conhecimento relevante no processo de escolarização e para suas vidas. Acreditamos que a construção deste percurso metodológico garantiu uma discussão inicial profícua sobre a percepção dos estudantes do Ensino Médio em relação à Educação Física durante esta etapa de ensino.Item Representação social sobre o corpo dos estudantes da Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco(2022-10-06) Silva, Valentine Evelin Fidelis e; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/1988829168110729O objetivo deste estudo é identificar as representações sociais sobre o corpo que os estudantes de Licenciatura em Educação Física da UFRPE possuem. O trabalho envolve uma pesquisa de campo na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com 38 sujeitos, alunos do curso Licenciatura em Educação Física. O instrumento usado para a coleta de dados foi um teste de associação livre de palavras, usado de acordo com a teoria das representações sociais, ordenada e justificada pelos próprios sujeitos, feita através da plataforma de formulário “Google forms”, iniciando com algumas perguntas para caracterizar os colaboradores da pesquisa, como: nome, sexo, período de formação e idade. O trabalho busca comparar os resultados da representação social padrão, que é o núcleo central, apresentados através das palavras: movimento e saúde (saudável), na periferia das representações encontramos as palavras: músculo, bem estar, fisiologia, expressão e tempo, oscilando entre o biológico e o social.
