TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

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    A importância da educação física no ensino de jovens e adultos
    (2025-08-06) Silva, Leonam Keulrrye Pereira da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/1157393580861401
    A presente pesquisa tem como tema central a seguinte questão: a importância da educação física no ensino de jovens e adultos. Buscando compreender como a educação física afeta de forma positiva os alunos da EJA. Com base nisso, estabeleceu-se como objetivo geral analisar a importância da educação física no ensino de jovens e adultos. Para isso, definiram-se como objetivos específicos: compreender a EJA como modalidade de ensino; analisar a educação física na EJA; e compreender as políticas curriculares nacional e estadual da EJA no ensino da educação física. A pesquisa, de abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, evidenciou que a educação física, quando integrada de forma sensível e crítica à realidade dos estudantes da EJA, contribui para a valorização da cultura corporal, a construção de vínculos sociais, o resgate da autoestima e o fortalecimento da cidadania. O referencial teórico foi fundamentado em autores como Haddad e Di Pierro e Reis e Molina Net, assim como também documentos oficiais como a Constituição Federal de 1988, a LDB nº 9.394/96, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as diretrizes curriculares da EJA em âmbito nacional e estadual. A pesquisa mostra que a educação física na EJA deve ser compreendida como um espaço inclusivo e educativo, que respeite as diversidades e promova a formação integral dos seus alunos. Dessa maneira é importante defender uma educação física na EJA de qualidade e com os conteúdos previstos em suas diretrizes curriculares.
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    Sistematização das aulas de natação: uma proposta didático-metodológica
    (2024-03-11) Souza, João Crisson de Andrade; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
    Este estudo propôs uma abordagem didático-metodológica para estruturar as aulas de natação no ensino superior, especificamente para a disciplina de Educação Física A – Natação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A pesquisa exploratória objetivou analisar os benefícios das metodologias de ensino da natação na formação dos discentes, indo além do desenvolvimento de habilidades motoras promovendo saúde e a integração social. O método de pesquisa incluiu uma revisão bibliográfica e a implementação da pesquisa-ação. A pesquisa bibliográfica foi realizada em plataformas como a Scielo, o Portal de Periódicos da Capes e a Lilacs, onde foram explorados artigos, dissertações e teses relacionados à cultura corporal, natação, natação no ensino superior, metodologia de ensino da natação, pedagogia do esporte. O programa de ensino desenvolvido compreende 43 planos de aulas que abordam temas referentes à adaptação ao meio líquido, respiração, flutuação, propulsão, virada olímpica, mergulho elementar e atividades lúdicas aquáticas, ambos fundamentados em Metodologias de Ensino da Natação e na Abordagem Crítico Superadora de Ensino da Educação Física. Este estudo mostrou desempenhar um papel significativo no enriquecimento da formação acadêmica dos discentes, ao mesmo tempo em que favorece o aprimoramento do ensino da natação no contexto universitário da UFRPE.
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    A educação física como componente curricular para os jovens em situação de privação de liberdade
    (2023-05-04) Silva, Erika Lídia dos Santos; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/8813141059872155
    Este estudo tem como objetivo compreender o direito à Educação e sua inserção no contexto do atendimento aos jovens em situação de privação de liberdade no cenário das aulas de Educação Física. Tendo como objetivos específicos identificar como o componente curricular obrigatório Educação Física contribui para a formação dos jovens estudantes em privação de liberdade, mapeando e analisando documentos e estudos sobre o direito à educação do jovem em privação de liberdade e à Educação Física. Entendendo que a educação é de suma importância para o cidadão. Este estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica-documental, selecionando os principais estudos e documentos sobre a temática para análise, utilizando-se da análise de conteúdo como referência. A pesquisa colaborou para compreender a importância da educação e da Educação Física enquanto componente curricular do jovem em privação de liberdade. Mostrando os principais pontos discutidos pelos estudos selecionados e o que os documentos norteiam. A partir disso, esse estudo compreende que a educação é fundamental na dignidade humana, formando o homem e transformando a sociedade. Neste contexto, a Educação Física é parte fundamental deste processo como um componente curricular.
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    A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um olhar da Educação Física sobre a brincadeira
    (2023-05-04) Melo, Maria Eduarda Vieira de; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/7955853296079027
    Este estudo tem como objetivo compreender o processo de transição do ensino da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, reconhecendo o direito dos estudantes à educação escolar e à aprendizagem, bem como identificando o papel da Educação Física e sua relação com a brincadeira nesse contexto, contribuindo com a discussão desta temática na formação de professores de Educação Física e sua prática em sala de aula. A pesquisa foi realizada a partir do método qualitativo, sendo elaborada mediante a análise crítica de artigos científicos e documentos oficiais relacionados à temática, tratando-se portanto, de uma pesquisa bibliográfica-documental. Este estudo evidencia as mudanças nas leis educacionais brasileiras direcionadas a Educação Infantil e Ensino Fundamental, e quais os impactos gerados pelas mudanças no processo de transição de ensino, levando em consideração a singularidade e integralidade da criança e o período infantil, além disso, a pesquisa também evidenciou o que os documentos oficiais apresentam sobre como deve ocorrer o processo de transição na Educação Física. Dessa maneira, o estudo colaborou para a compreensão acerca do processo de transição do ensino da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, apontando a importância da brincadeira nesse processo, como também a importância das conexões e da continuidade das aprendizagens entre as duas etapas de ensino, além de apresentar a necessidade de estudos e da construção de documentos direcionados à temática da transição do ensino na área da Educação Física.
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    Realidade e possibilidades do ensino da educação física na pandemia da COVID-19: reflexões a partir do Estágio Supervisionado Obrigatório da UFRPE
    (2022-10-11) Silva, Igor Diego Farias da; Figueiredo, Erika Suruagy Assis de; http://lattes.cnpq.br/7362331844844663; http://lattes.cnpq.br/8870807287833126
    Este estudo tem como objetivo explicar como os alunos da Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE vivenciaram o Estágio Supervisionado Obrigatório - ESO durante a pandemia da COVID-19 e que contribuições foram oportunizadas para o desenvolvimento desses futuros professores. Dado o exposto, a escolha dos caminhos para a pesquisa tem relação com o foco proposto na discussão, dentro de uma abordagem quali-quantitativa. Os procedimentos de coleta dos dados desta pesquisa aconteceram em três momentos: o primeiro através de uma revisão bibliográfica, mediante análise de publicações periódicas e artigos científicos no Portal CAPES/MEC, buscando estudos referentes à formação de professores, em especial, sobre os estágios supervisionados, durante a pandemia. No segundo momento foi realizado o relato de experiência através da exposição de uma síntese da realidade e possibilidades da prática da Educação Física durante a pandemia em 3 (três) ESOs. O terceiro procedimento ocorreu por intermédio de um questionário composto por 8 (oito) questões fechadas, elaborado na plataforma Google Forms e aplicado a estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE que participaram da disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório durante o período de 2021.1 a 2022.1. Esse caminho de investigação e a utilização desses procedimentos nos ajudaram a elucidar como a pandemia da Covid-19 alterou a dinâmica de ensino do Estágio Supervisionado Obrigatório na UFRPE do curso de Licenciatura em Educação Física e quais contribuições oportunizou para o desenvolvimento de seus futuros professores. Por fim, observamos que o ESO é uma importante ponte de acesso à escola, aos estudantes e ao fazer docente e que os estudos apontaram uma relação de concordância com as opiniões dos sujeitos quando associados às bibliografias pesquisadas e às sínteses da experiência do pesquisador.
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    Acessibilidade nas aulas de educação física: uma revisão bibliográfica sobre as estratégias de inclusão para pessoas com deficiência no espaço escolar
    (2023-01-09) Mendonça, Bruna Izabelly Leite; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/5624524549966713
    Na Educação Física o desafio se constitui em possibilitar uma prática de maneira a envolver todos os estudantes independe de suas limitações e especificidades. O presente trabalho tem como objetivo identificar quais são as estratégias adotadas para inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física. A metodologia consiste numa pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e possibilitou leitura de análise de produções paralelas ao tema proposto. Este trabalho reconhece os grandes avanços percorridos por todos os que lutam para uma educação amplamente inclusiva, mas encontra entraves e limitações quanto a diversos aspectos como formação, infraestrutura e acessibilidade.
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    O futsal como conteúdo no currículo de Pernambuco - Ensino Fundamental
    (2022-10-11) Silva, José Fernandes Martins da; Silva, Eduardo Jorge Souza da; http://lattes.cnpq.br/5214370124132694
    Este estudo, caracterizado como uma monografia buscou tratar o seguinte objeto de estudo – O ensino do conteúdo Futsal pelo componente curricular educação física, conforme tratado no documento Currículo de Pernambuco para o ensino fundamental/2019. Para tanto, foi delimitada a seguinte questão-problema: quais os fundamentos didático-metodológicos que orientam o trato do ensino do futsal como conteúdo da educação física no documento Currículo de Pernambuco/2019? Para tal, tem-se como objetivo analisar, explicar e compreender a base didático-metodológica para o ensino do conteúdo Futsal, privilegiada no Currículo de Pernambuco – Ensino Fundamental. Metodologicamente utilizamos da pesquisa de natureza bibliográfico-documental, de caráter exploratório-descritiva, com foco no documento Currículo de Pernambuco - Ensino fundamental/2019. Conclui-se que a pedagogia histórico-crítica aponta uma saída para o dilema posto pelas tendências pedagógicas não críticas, que opõem, excludentemente, teoria e prática, professor e aluno. Entendida como mediação no seio da prática social global, a pedagogia histórico-crítica concebe que a educação tem a prática social como ponto de partida e ponto de chegada da prática educativa, e diante disso, reconhecer o futsal como atividade humana, significa buscar aprendê-lo no interior de um sistema de relações da vida social.
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    A educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio em escolas públicas do estado de Pernambuco
    (2022-10-10) Silva, Gabriel José da; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464
    A presente pesquisa busca investigar o lugar da Educação Física no processo de escolarização da juventude, onde ainda nos deparamos com diferenças de valorização entre os conhecimentos escolares. Assim, indagamos: qual a percepção dos estudantes do Ensino Médio em relação à Educação Física durante esta etapa de ensino? Definimos como objetivo geral: analisar a percepção dos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais de Pernambuco em relação à valorização da Educação Física. Como objetivos específicos da pesquisa temos: identificar o conhecimento proposto nas políticas de educação destinadas à Educação Física escolar para o Ensino Médio; identificar o conhecimento adquirido pelos estudantes sobre a Educação Física no Ensino Médio e identificar a valorização atribuída à Educação Física pelos estudantes da Educação Física no Ensino Médio. Buscando responder a questão de pesquisa, buscamos um aporte teórico bibliográfico e utilizamos, para o levantamento de dados, a aplicação de um Questionário aos estudantes do 3º ano Ensino Médio para identificar o conhecimento adquirido sobre a Educação Física e compreender a importância/ valorização atribuída à Educação Física. A análise dos formulários foi realizada utilizando a metodologia da Análise Textual Discursiva de MORAES e GALIAZZI (2006). Enquanto conclusão da pesquisa podemos afirmar que a Educação Física tem importância/valorização para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, enquanto um conhecimento relevante no processo de escolarização e para suas vidas. Acreditamos que a construção deste percurso metodológico garantiu uma discussão inicial profícua sobre a percepção dos estudantes do Ensino Médio em relação à Educação Física durante esta etapa de ensino.
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    Representação social sobre o corpo dos estudantes da Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco
    (2022-10-06) Silva, Valentine Evelin Fidelis e; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/1988829168110729
    O objetivo deste estudo é identificar as representações sociais sobre o corpo que os estudantes de Licenciatura em Educação Física da UFRPE possuem. O trabalho envolve uma pesquisa de campo na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com 38 sujeitos, alunos do curso Licenciatura em Educação Física. O instrumento usado para a coleta de dados foi um teste de associação livre de palavras, usado de acordo com a teoria das representações sociais, ordenada e justificada pelos próprios sujeitos, feita através da plataforma de formulário “Google forms”, iniciando com algumas perguntas para caracterizar os colaboradores da pesquisa, como: nome, sexo, período de formação e idade. O trabalho busca comparar os resultados da representação social padrão, que é o núcleo central, apresentados através das palavras: movimento e saúde (saudável), na periferia das representações encontramos as palavras: músculo, bem estar, fisiologia, expressão e tempo, oscilando entre o biológico e o social.
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    O lugar da Educação Física na hierarquia entre os saberes escolares
    (2022-10-07) Silva, Carlos Leandro Gouveia da; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/1233599218050806
    A partir de inquietações relacionadas às razões que levam a Educação Física a ser um componente curricular (des)prestigiado dentro da escola, e levando em consideração a existência de uma hierarquização entre as disciplinas, no contexto do ensino fundamental de escolas públicas e privadas brasileiras, lançamos a pergunta: onde se encontra a Educação Física, enquanto componente curricular? O objetivo geral foi analisar as pesquisas já publicadas que tratam da hierarquização entre as disciplinas, no contexto do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas brasileiras, examinando e refletindo neste cenário, onde se encontra a Educação Física enquanto componente curricular. Adotamos a revisão de literatura, do tipo exploratória e a abordagem qualitativa. Foram realizadas buscas por periódicos da área da Educação Física, publicados entre os anos de 2010 a 2020, que atendessem aos critérios de inclusão: serem originalmente escritos em língua portuguesa, estarem disponíveis em versões digitais, de forma integral e gratuita, relativos à escolas Brasileiras, e classificados através das categorias de qualis A1 a B3. Utilizamos inicialmente a base de dados Scientific Electronic Library Online, contudo como as fontes não foram encontradas, utilizamos a base de dados da Literatura Latino-americana do Caribe em Ciências da Saúde. Enquanto resultados, encontramos 60 artigos, e destes, 10 foram selecionados para análise. Todavia, apenas seis tratavam explicitamente sobre a desvalorização e hierarquização das disciplinas. A partir das reflexões que efetivamos através da presente pesquisa, buscamos encontrar alternativas que contribuam no sentido de percebermos melhor, a hierarquização entre as disciplinas, permitindo que possamos realizar intervenções que minimizem o referido problema, uma vez que as matérias do currículo escolar devem e podem dispor de características distintas, todavia, precisam ser reconhecidas e melhor compreendidas por seus valores, importâncias e significados. Por fim, percebemos que a interdisciplinaridade pode ser um instrumento para reduzir tais dificuldades, e que a Educação Física precisa se legitimar como componente curricular, sendo esse, possivelmente o primeiro e grande passo para resolver os problemas.