TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/267
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Resultados da Pesquisa
Item Contribuições do jogo popular “queimado” para a educação física escolar(2024-03-11) Silva, Darlen Maria Lima da; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/3478685409668532Esta pesquisa tem como propósito investigar o jogo popular queimado, partindo da problemática: quais as possibilidades educativas e contribuições do jogo queimado para a educação física escolar? A partir deste problema, definimos como objetivo geral: analisar possibilidades educativas e contribuições do jogo queimado para a educação física escolar. E como objetivos específicos: conceituar o jogo e o jogo popular como conhecimento historicamente construído pela humanidade; identificar o jogo e o jogo popular como conteúdos de ensino do componente curricular educação física e caracterizar o jogo queimado e sua origem histórica. Para tal, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, visando responder tais objetivos, a partir da análise de artigos relacionados ao tema. Enquanto resultados da pesquisa, podemos afirmar que o conteúdo de ensino jogo, em específico o jogo popular queimado (queimada) se faz presente em todas as etapas de nossas vidas, sendo sistematizado e organizado como conteúdo de ensino na educação física. Concluímos que o jogo queimado traz contribuições relevantes: o acesso aos conhecimentos historicamente construídos pelo homem possibilita a socialização, a participação efetiva dos alunos durante as aulas, o diálogo, além de promover o desenvolvimento das funções mentais elementares e superiores, e ainda oportunizar a explorar as capacidades psicomotoras, cognitivas e sociais de forma integral. Dessa forma, concluímos que, apesar dessa temática ser desafiadora, foram identificadas as contribuições desse jogo popular para a educação física, sendo necessário que os professores de educação física percebam a importância do resgate dos jogos populares, bem como ressaltem suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
