TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)
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Item Natação enquanto conteúdo da educação física escolar(2024-10-03) Fragoso, Eduardo Santos; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221A natação, inicialmente uma habilidade essencial desde tempos antigos, evoluiu ao longo dos anos para se tornar um esporte abrangente, reconhecido por sua capacidade de impactar positivamente o desenvolvimento humano. Este estudo parte do questionamento: como a natação enquanto conteúdo da educação física escolar vem sendo estudada? Tem como objetivo investigar e analisar como a produção do conhecimento vem tratando modalidade esportiva natação. Para isso, examinando seus aspectos históricos, sociais e culturais, ao mesmo tempo em que identifica os benefícios associados à sua prática. A metodologia utilizada no estudo foi uma revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa, numa perspectiva social, fundamentada nas contribuições de diversos autores. A pesquisa foi realizada nas plataformas SciELO, Google Acadêmico e o repositório da UFRPE. Os descritores de busca foram "Natação AND escola" “Natação AND Educação Física’’, resultando em uma faixa de 5 e 20 trabalhos encontrados para cada termo. No entanto, após uma avaliação detalhada, somente 5 desses trabalhos foram considerados relevantes para o tema, atendendo aos critérios de inclusão estabelecidos, tais como, analisar trabalhos acadêmicos e artigos científicos publicados entre os anos de 2015 e de 2022, em língua portuguesa. Os resultados obtidos ressaltam que o início precoce da prática da natação proporciona benefícios significativos em várias dimensões do desenvolvimento e saúde. Estes incluem avanços no desenvolvimento psicomotor, fortalecimento das relações sociais e afetivas, promoção do autoconhecimento, regulação emocional, fortalecimento muscular, melhoria da saúde circulatória e respiratória, correção postural, entre outros aspectos. Em síntese, as habilidades adquiridas por meio da natação na infância resultam em uma notável melhoria na qualidade de vida, considerando os benefícios cumulativos ao longo da prática contínua. Tornou-se evidente após analisar os artigos, que embora a prática da natação desempenhar um papel crucial no desenvolvimento psicomotor e social de diversas faixas etárias, a sua prática não é possibilitada a todas as crianças, a maior parte das escolas não oferecem esse conteúdo na Educação Física escolar, justificando isso pela falta de instalações adequadas nas escolas, dificultando sua implementação. Apesar desses desafios, observa-se um progresso gradual na integração deste esporte no ambiente escolar.
