TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

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    Lutas na Educação Física escolar: estratégias metodológicas de ensino
    (2022-06-06) Avelino, Adriano da Silva; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/6916060731938373
    As lutas caracterizam-se por fazer da cultura corporal do movimento, e sempre esteve presente na vida dos seres humanos desde os primórdios, sendo impossível desvincular seu processo histórico dos povos, considerando as lutas surgem como necessidade dos nossos ancestrais utilizarem-na como forma de ferramenta para conseguir alimento, tratar de métodos de sobrevivência, e proteção dos seus. Nessa perspectiva, em se tratando das lutas como um fenômeno sócio-histórico e cultural, a escola enquanto agente socializador deve desenvolver ou ajudar o indivíduo em seu desenvolvimento social, considerando as diversas culturas existentes. Porém, a instituição também está sujeita a sofrer influência cultural de mecanismos que a regem, caracterizando um daltonismo cultural, e desvinculando-se de sua função social que é, segundo os autores, um lugar de circular, de reinventar, de estimular, de transmitir, de produzir, de praticar as diversas culturas. Para tanto, o presente trabalho tem o objetivo de analisar nas literaturas norteadoras do ensino em Pernambuco como o conteúdo lutas é sistematizado no ensino médio. Para alcançar tal objetivo foi realizado um estudo de revisão bibliográfica. O aporte teórico utilizado nos mostra como o conteúdo lutas é tratado nas literaturas que norteiam o ensino médio no estado, dialogando com as metodologias críticas, que fornecem subsídios teóricos-metodológicos capazes de superar fatores culturais restritivos e possibilitando o trato do conhecimento acerca das lutas nas aulas de educação física escolar. Para efeito, assim como explica BRASIL (2018) a respeito das lutas como fenômeno cultural, entende-se cultura a partir das manifestações corporais, gestuais, e linguagens que são transmitidas de geração em geração, e que também está constantemente sujeita a modificações, considerando que os indivíduos são responsáveis pelas transformações culturais que acontecem historicamente. Assim, gestos, posturas e expressões faciais são criados, mantidos ou modificados em virtude do homem ser um ser social e viver num contexto cultural. Em conformidade com isso, o que se conhece hoje por Cultura Corporal do Movimento, e mais especificamente as Lutas, se deu a partir do processo de evolução das atividades executadas pelo homem como forma de suprir algumas necessidades biológicas, criando movimentos mais eficazes, relacionados a caça, rituais, festas religiosas, e razões lúdicas. Dentre as razões lúdicas destacavam-se os conteúdos referentes às lutas, que foram ressignificados pela educação física. E no que se refere a esse conteúdo vale ressaltar diversos benefícios fisiológicos e psicológicos, além de poder ser utilizado como instrumento de comunicação, expressão, lazer e cultura. Conclui-se que as literaturas norteadoras organizam e sistematizam o conteúdo lutas a partir das metodologias de críticas de ensino, possibilitando ao seu ensino-aprendizagem um diálogo com a realidade dos discentes.