TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/267
Navegar
Item A educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: a organização do conhecimento dança no Currículo de Pernambuco(2024-09-24) Xavier, Walquiria Wallesca dos Santos; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/0060873264361246O conteúdo Dança tem tido cada vez menos espaço na escola. Pouco a pouco, tem sido negligenciada e preconizada por seus aspectos culturais e sociais. Tal conteúdo, se expressa nos documentos, como forma de expressão da linguagem corporal, o que dificulta a sistematização pelos(as) professores(as). Diante disso, esta pesquisa tem objetivo compreender a organização do conhecimento Dança nas aulas de Educação Física para os anos iniciais do Ensino Fundamental na escola, a partir do Currículo de Pernambuco. Para tanto, definimos como objetivos específicos, identificar a dança como temática e seus conteúdos para as aulas de Educação Física, bem como seus conteúdos estão organizados para os anos iniciais do Ensino Fundamental no Currículo de Pernambuco. O estudo propõe através de um estudo bibliográfico e documental, de caráter qualitativo, entender a importância da temática dança nas aulas de Educação Física escolar, discutindo sobre o papel social da escola e da Educação Física enquanto componente curricular obrigatório na Educação Básica. Em seguida, é apresentada a especificidade dança e seus conteúdos, e então como se dá a organização desta temática no Currículo de Pernambuco. A partir da realização da análise, destacamos que o Currículo de Pernambuco para a organização do conteúdo dança nos anos iniciais do Ensino Fundamental, dentro de suas possibilidades, se caracteriza como um documento que procura manter a temática dança e sua identidade cultural, preservando sua essência, mas se apresenta também como um documento conservador, por não trabalhar com as questões que envolvem o debate de gênero, raça, etnia, religião, entre outros, tendo como objetivo aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, a partir apenas da experimentação corporal, não auxiliando os estudantes a desenvolver uma compreensão mais profunda e significativa, não relacionando a realidade e o contexto social, sobre os conteúdos da dança.Item A importância dos jogos e brincadeiras como conteúdo da educação física escolar no ensino fundamental - anos iniciais(2025-08-07) Santos, Pedro Renê Vicente da Silva; Nascimento, Tárcio Amancio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663Esta monografia tem como tema a importância dos jogos e brincadeiras como conteúdo da Educação Física escolar nos anos iniciais do ensino fundamental, buscando compreender de que forma essas práticas contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos. O estudo partiu do interesse do autor em investigar como os jogos e brincadeiras, mais do que atividades recreativas, podem assumir um papel pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral foi analisar a relevância dos jogos e brincadeiras como conteúdos formativos na Educação Física escolar, considerando as dimensões motoras, cognitivas, sociais e culturais. Como objetivos específicos, buscou-se compreender a Educação Física no ensino fundamental, os jogos e brincadeiras como conteúdos da disciplina, identificar sua presença nas políticas curriculares nacional e estadual e analisá-los a partir das produções científicas existentes. O referencial teórico foi fundamentado em autores como Huizinga, Vygotsky e Darido, além de documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo de Pernambuco. A pesquisa evidencia que os jogos e brincadeiras são práticas essenciais para a formação integral das crianças, possibilitando experiências significativas que favorecem a socialização, o desenvolvimento motor, a criatividade e a construção de valores. Dessa forma, reforça-se a necessidade de incluir essas atividades de maneira planejada e intencional no cotidiano escolar.Item O conteúdo de ensino jogo nos documentos norteadores da política de educação do Ensino Médio das escolas estaduais de Pernambuco(2023-04-26) Monte, Paulo Henrique Souza do; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Podemos afirmar que o jogo é uma expressão cultural na sociedade, constituído por práticas sociais situadas em diferentes contextos históricos, vivenciada nos variados locais. Sua vivência se dá nas comunidades, territórios, cidades, espaços públicos e privados. A escola é um desses espaços de vivência dos jogos. Contudo, a escola se diferencia dos outros espaços por realizar um processo educativo com o trato pedagógico do conhecimento /conteúdo de ensino Jogo, que é apresentado e ensinado aos alunos pelo professor de Educação Física a partir de objetivos, métodos de ensino e avaliação. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar o conteúdo de ensino jogo nos documentos norteadores da Educação Física escolar (BNCC e Currículo de Pernambuco) no Ensino Médio em escolas estaduais de Pernambuco. Quanto aos objetivos específicos, busca-se: analisar o jogo e sua relação com os documentos norteadores da política educacional para a Educação Física escolar na produção de artigos científicos sobre o tema; analisar a política educacional da Educação Física no Ensino Médio enquanto documentos norteadores e orientadores para as escolas públicas estaduais de Pernambuco; compreender o conteúdo de ensino jogo na Educação Física escolar a partir de sua historicidade; analisar o conteúdo de ensino jogo nas propostas curriculares da Educação Física na BNCC 2018 e no Currículo de Pernambuco no Ensino Médio 2021. Diante disso, propomos uma pesquisa documental e bibliográfica, fazendo um diálogo entre o que consta nos documentos oficiais e os artigos científicos. Constatamos que os artigos científicos trazem uma série de contestações no que diz respeito às novas propostas em relação à Educação Física e o jogo. Por fim, consideramos que deve-se dar uma maior atenção ao que propõe os documentos orientadores da prática da Educação Física e do jogo, pois considerando que são essenciais no ensino médio da rede estadual de Pernambuco.
