TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/267
Navegar
Item Contribuições da educação física escolar para o desenvolvimento psicomotor de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental(2024-10-01) Silva, Alyne Fernandes Paixão da; Batista, Gessivânia de Moura; http://lattes.cnpq.br/4189321849708761A psicomotricidade dedica-se ao estudo das interações entre os aspectos motores, cognitivos e afetivos do ser humano. Seu principal foco está na interdependência entre a motricidade e os processos psíquicos. Sabendo-se que a psicomotricidade auxilia no desenvolvimento integral do indivíduo, o presente estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições da Educação Física Escolar para o desenvolvimento psicomotor de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Para o alcance do objetivo proposto, foi realizada uma revisão de literatura nos Periódicos CAPES e Google Acadêmico. Os resultados obtidos indicam que as aulas de Educação Física oportunizam situações que estimulam o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, tais como: equilíbrio, imagem corporal, lateralidade, estruturação espaço-temporal, musicalidade/ritmicidade, coordenação motora fina e coordenação motora ampla. É possível concluir que as habilidades psicomotoras são componentes essenciais do desenvolvimento global do indivíduo e as aulas de Educação Física muito podem contribuir no desenvolvimento dessas competências.
