Educação (PROExC)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/3079
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Reciclagem de óleo de fritura usado para produção de sabão como agente motivador e disseminador de conhecimento(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão, 2009) Brito, Andréa Monteiro Santana SilvaUm resíduo doméstico considerado grande vilão da poluição ambiental é o óleo residual proveniente de frituras. No entanto, uma alternativa para este tipo de resíduo é a reciclagem, que possibilita a redução do volume de resíduos urbanos, conservação dos recursos naturais, economia de energia e diminuição da poluição do ar, da água e do solo. Dentro desse contexto, se faz necessário um projeto que sensibilize e promova ações educativas que contribuam para a melhoria da qualidade ambiental, por meio do reaproveitamento dos resíduos do óleo de fritura, bem como motive as pessoas da comunidade através da geração de renda. Uma das alternativas para o reaproveitamento do óleo de fritura é a produção de sabão. Utilizando o conhecimento científico num contexto popular é possível reclicar o óleo de fritura usado para produção de sabão e melhoria da qualidade de vida para comunidades carentes do município de Serra Talhada. O projeto também foi concebido como ação integradora de estudantes de Licenciatura em Química no ambiente escolar para o desempenho da sua função pedagógica, uma vez que a atividade de ensino exige, além de conhecimento do conteúdo, uma grande capacidade de adaptação às diferentes condições sociais, culturais e econômicas.Item Professores autores: auxiliando professores na construção de conteúdos digitais educacionais(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Andrade, Mariel José Pimentel deA proposta deste projeto de extensão é organizar oficinas destinadas à professores do ensino fundamental que lecionam a disciplina de matemática. Em tais oficinas será discutido como utilizar e produzir materiais didáticos digitais voltados para o ensino de matemática. O conteúdo trabalhado nas oficinas versará sobre as teorias da aprendizagem, bem como metodologias de uso e elaboração de recursos instrucionais. Dessa forma temos por objetivo fornecer os subsídios necessários aos professores de matemática para produção e utilização de conteúdos digitais em sala de aula, proporcionando assim uma melhor aplicação dessas novas tecnologias. Após o término das oficinas serão realizadas avaliações no sentido de identificar um aumento do uso de recursos digitais em sala de aula e investigar qual a aceitabilidade, por parte dos professores, dessa ferramenta cognitiva. Esperamos que através dessas oficinas os professores passem a utilizar de forma mais efetiva os recursos digitais de forma a tornar as aulas mais lúdicas e ao mesmo tempo mais instrutivas.Item Produção e utilização de objetos de aprendizagem por professores de Ciência da rede pública de Garanhuns(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Andrade, Mariel José Pimentel deA proposta deste projeto de extensão é organizar oficinas destinadas à professores do ensino fundamental que lecionam a disciplina de ciências. Em tais oficinas será discutido como utilizar e produzir Objetos de Aprendizagem (OA) voltados para o ensino das ciências. O conteúdo trabalhado nas oficinas versará sobre as teorias da aprendizagem que foram utilizados na construção dos OA, bem como metodologias de uso e elaboração de tais recursos. Dessa forma temos por objetivo fornecer os subsídios necessários aos professores de Ciências para utilização de conteúdos digitais em sala de aula com ênfase em OA, proporcionando uma melhor aplicação dessas novas tecnologias. Após o término das oficinas serão realizadas avaliações no sentido de identificar um aumento do uso de recursos digitais em sala de aula e investigar qual a aceitabilidade, por parte dos professores, dessa nova ferramenta cognitiva. Esperamos que através dessas oficinas os professores passem a utilizar de forma mais efetiva os recursos digitais de forma a tornar as aulas mais lúdicas e ao mesmo tempo mais instrutivas.