Educação (PROExC)
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Item Papéis sociais na infância: o olhar de si e do outro na (RE)construção da identidade de gênero(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Ciências Domésticas., 2011) Lima, Daisyvângela Eucrêmia da SilvaOs primeiros anos de vida das crianças são considerados os mais importantes para o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem e também para a formação da identidade assim como o processo de mediação social é parte essencial dos processos de socialização das novas gerações, por isso deve-se ficar atento para trabalhar as questões de gênero com nossas crianças, e principalmente em nossa prática pedagógica no cotidiano escolar. Assim este projeto tem como objetivo geral desenvolver um trabalho de orientação lúdica sobre relações sociais de gênero com professores/as, famílias e crianças de uma instituição de educação infantil do município de Recife/PE e como objetivos específicos realizar um diagnóstico sobre as percepções das relações sociais de gênero na família e escola; realizar um trabalho de sensibilização às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia e raça; desenvolver ações e encaminhamentos, valores de igualdade e respeito entre as pessoas de sexos diferentes; realizar atividades lúdicas de forma a permitir que a criança brinque com as possibilidades relacionadas tanto ao papel de homem como ao da mulher. Com a finalidade de atender os objetivos propostos, os instrumentos utilizados constarão de formulários semi estruturados que serão aplicados com os/as educadores/as e famílias.Item Práticas de consumo e orçamento doméstico(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão., 2011) Silva, Maria Zênia Tavares daConsumir é inerente à espécie humana, uma vez que, para garantia de sua sobrevivência, os indivíduos necessitam de elementos como ar, água e alimentos. Na sociedade capitalista, também chamada de sociedade de consumo, essa relação com o ato de consumir tem sido influenciada constantemente pela publicidade, de modo que, a população é estimulada pelos meios de comunicação de massa à consumir além das suas necessidades vitais. Essa relação estreita com o consumo desmedido está presente em todas as classes sociais, sendo as classes subalternas as mais afetadas pelo comprometimento da sua baixa renda e assim tendo que buscar alternativas para organização do orçamento familiar. Considerando a necessidade da educação para o consumo, bem como a organização e o planejamento do orçamento doméstico para a população em geral, especificamente, famílias de contexto popular, a presente proposta tem por objetivo promover momentos formativos com famílias beneficiárias do Programa Leite de Todos, a fim de socializar saberes e práticas relacionadas à economia familiar.Item Técnicas de panificação para crianças da Comunidade Dom Helder Câmara, Recife/PE(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Tecnologia Rural ., 2011) Siqueira, Leonardo Pereira deEste projeto tem como objetivo proporcionar o aprendizado das técnicas de produção de pães para crianças moradoras da comunidade de Dom Hélder Câmara, Recife-PE. Os cursos serão ministrados na Sede da Associação da Comunidade, entre os meses de janeiro e dezembro de 2012, com turmas formadas por 10 alunos, cada. Serão realizados minicursos com temas envolvendo história da panificação, boas práticas de produção na panificação e técnicas de panificação que serão ministrados por alunos de graduação do curso de Bacharelado em Gastronomia/UFRPE, sob a supervisão do professor coordenador. Ao final dos minicursos, os alunos receberão certificados emitidos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco comprovando sua participação nos cursos de escolha.Item Troca de saberes entre academia e adolescentes do Programa Escola Aberta, em Recife - PE: “Papo Aberto” Promovendo sexualidade sem risco(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Ciências Doméstica., 2011) Alves, Maria de Fátima PazO objetivo principal da proposta é promover uma ação com adolescentes, Informando-os e sensibilizando-os, no contexto do Programa Escola Aberta, em Recife-PE, em relação à temáticas relativas à sexualidade e saúde reprodutiva, buscando fornecer subsídios a uma vivência plena e responsável de sua sexualidade, e, futura replicação dos conhecimentos adquiridos; capacitando e introduzindo em atividades de extensão alunas do curso de Economia Doméstica. Visando atingir os objetivos propostos utilizaremos uma metodologia dialógico-participativa. Após diagnóstico inicial, desenvolveremos oficinas de sensibilização, nas quais serão trabalhados, embasados por dados e estudos científicos atualizados, os sub-temas: Adolescência e juventude: características e vivências; relações de gênero: a construção dos papéis masculinos e femininos; sexualidade: vivências, mitos, tabus e reponsabilidade; concepção, contracepção e prevenção de Infecções sexualmente transmissíveis (IST) e AIDS. A relevância da proposta se fundamenta na crescente demanda por prevenção em saúde reprodutiva e sexual com adolescentes. A presente proposta visa atender tal demanda com novos enfoques, entendendo que, como afirmam recentes estudos, a mera informação de perito ou autoridade, não representa o modo mais eficaz de realizar prevenção em relação à sexualidade e questões correlatas, sendo necessária uma abordagem compreensiva e dialógica, embasada numa visão abrangente e realista do contexto de vida juvenil.Item De vilão a mocinho: desmitificando o preconceito sobre o consumo de ovos(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Freitas, Almir Chalegre deO Brasil é o sétimo maior produtor de ovos do mundo, conforme dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. A produção de ovos no país designa quase que exclusivamente ao mercado interno. O ovo é considerado o alimento natural, equilibrado e de baixo custo, contendo alto teor de proteína de excelente qualidade, gorduras, vitaminas e minerais. Além de ser uma importante reserva de nutrientes, também contém substâncias promotoras de saúde e preventivas de doença, o que torna um alimento funcional. O ovo, dentre outros produtos, tem um grande potencial de consumo. Seu fácil acesso à população em termos de preço, além do seu alto valor nutricional, faz deste produto um alimento prontamente disponível, tanto na culinária quanto na indústria de transformação. A maior valorização das vantagens nutritivas e funcionais do ovo pelos consumidores depende da qualidade destes produtos que são oferecidos ao mercado, sendo aspecto de influência na aceitação, nos hábitos e decisões do consumidor final. O baixo consumo de ovos justifica-se, em grande parte, pela falta de conhecimento da população em relação às propriedades nutricionais do produto, por considerar o ovo um substituto da carne e, também, julgá-lo como prejudicial à saúde (por possuírem teor de colesterol considerável).Item Reforço de escolaridade e letramento no mercado de trabalho(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Pereira, Sônia Virginia MartinsCom vistas ao desenvolvimento de habilidades e competências de leitura e de escrita nos trabalhadores que se encontram no mercado de trabalho em indústrias e fábricas do Agreste de Pernambuco, em municípios do entorno da cidade de Garanhuns, este projeto busca implementar práticas didático-pedagógicas para o ensino dos usos sociais da leitura e da escrita para profissionais atuantes no mercado de trabalho, a fim de que ao desenvolverem essas capacidades e superarem as deficiências de uma formação escolar deficitária quanto ao domimio da leitura, tenham condições de permanência ou acesso às vagas disponíveis no mercado de trabalho em Pernambuco. Em decorrência disso, o referido projeto, além de aprimorar os conhecimentos e as práticas de leitura e escrita desses trabalhadores, dando-lhes a oportunidade de alcançar outros níveis de letramento, contribuirá para um melhor desempenho de suas atividades profissionais garantindo-lhes igualdade de condições para que disputem as vagas de emprego em diversos setores da economia do Estado e que alcancem outros níveis de profissionalização com a qualificação para trabalho. Para tanto, serão realizados encontros semanais com oficinas de práticas de leitura e produção de textos da esfera profissional, nos quais o bolsista atuará como mediador durante os meses de vigência do projeto.Item Como economizar energia elétrica em casa e no trabalho(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAST); Unidade Acadêmica de Serra Talhada., 2011) Teixeira, Carlos AlbertoO crescimento econômico brasileiro está desenvolvendo o Brasil e com isso a utilização de energia se torna cada vez maior, com isso a racionalização de seu uso de se faz necessária. No Brasil a utilização de energia se concentra nos setores industrial, comercial, residencial e rural, sendo a força motriz, iluminação refrigeração, compressão de ar, as cargas que mais consomem energia elétrica. Serão ministradas oficinas sobre 'Como economizar energia em casa e no trabalho' para Órgão públicos e privados da cidade de Serra Talhada, com o objetivo de conscientizar as pessoas que é possível racionalizar o uso de energia com medidas técnico-educativas e também com a aquisição de equipamentos novos com selo PROCEL. Serão convidados vários órgãos para participarem de forma voluntária nesta oficina, que será ministrada várias vezes durante o ano. Espera-se com isso atender as principais demandas de economia de energia em escolas de ensino fundamental, médio e superior de Serra Talhada; Representantes das agências bancárias, Ministério Público, Fórum de Justiça, DETRAN, IPA, ADAGRO, Clube dos dirigentes lojista - CDL, COMPESA, a população em geral, prefeitura de Serra Talhada, entre outros. A expectativa é que cada órgão desse envie um ou mais representantes para o treinamento.Item Conscientização da população do município de Garanhuns sobre as consequências da utilização inadequada de anticoncepcional em pequenos animais(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Brandespim, Daniel FrigugliettiO presente trabalho tem por objetivo reduzir a frequência de ocorrência de tumores de mama e/ou piometra em cadelas que fazem uso de anticoncepcionais, a base de progestágenos, por meio de conscientização de seus proprietários, que ainda utilizam tal método, que por sua vez são os responsáveis pela incidência de tais patologias. O projeto será executado em clínicas veterinárias, lojas agropecuárias, pontos de aglomeração de pessoas, em postos de vacinação antirrábica canina, durante o período de janeiro a dezembro de 2012, por meio de distribuição de folhetos explicativos, exposição de fotos e abordagem de tutores dos animais para o esclarecimento de dúvidas sobre os procedimentos e males provocados aos animais em decorrência do uso dos progestágenos como método anticoncepcional nos pequenos animais.Item Núcleo de atletas(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Educação Física., 2011) Silva, Nilson Félix daEste projeto é destinado a formação de equipe através do "Núcleo de Atletas", visando principalmente a inclusão social, oferecendo ao público em geral, conhecimento da prática desportiva do Futebol.Item Estudo da arborização urbana em duas escolas públicas estaduais de Serra Talhada/PE(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAST); Administração., 2011) Silva, Luzia Ferreira daA arborização confere aumento da qualidade de vida e também resgata a harmonia entre o ser humano e meio ambiente. O projeto foi composto de diversas etapas, que foram desde o reconhecimento prévio das escolas, dos alunos por meio de conversa informal e questionário até a aplicação das atividades como pintura, caixinha de perguntas e respostas, montagem de painéis, debates, passeio, teatro e lanche durante o teatro, para desenvolver nas crianças a prática de cuidar das árvores. A avaliação de cada atividade foi gradual, conforme o desempenho dos alunos. A metodologia foi adequada para os resultados esperados de forma dinâmica com interação com o grupo. O resultado da metodologia foi notado rapidamente e a cada atividade desenvolvida os alunos despertavam o interesse pelo assunto, com perguntas e comentários sobre o que era abordado. As atividades tiveram êxito, pois o tema sobre educação e conscientização ambiental relacionada à arborização urbana não é tão abordado nas escolas. O processo de conscientização é feito em longo prazo, porém tem um resultado futuro importante para a população de uma cidade em geral.
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