Educação (PROExC)
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Item Educação para consumo consciente e sustentável(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2009) Silva, Maria Zênia Tavares daCom a expansão da sociedade de consumo, marcada pela produção e disponibilidade dos mais variados artigos de consumo, dos quais muitos são “supérfluos”, o/a consumidor/a é induzido/a a comprar de forma irrefletida, sugestionado pelos meios de comunicação em massa, ao mesmo tempo em que passa a ser reconhecido/a e aceito/a pelo que está consumindo. O consumo envolve coesão social, produção e reprodução de valores. Desta forma, não é uma atividade neutra, individual e despolitizada. O/a consumidor/a preocupado/a em satisfazer suas necessidades individuais, não reflete sobre as consequências de suas escolhas, descartando no meio ambiente toneladas de lixo do qual boa parte poderia ser reciclada, ou mesmo reduzido, através de atitudes como, usar menos materiais descartáveis e aproveitar integralmente os alimentos. Mudança de padrão de produção e consumo implica aumento do nível de informação da população, sensibilização e conscientização das pessoas, eliminação de desperdícios, uso consciente dos recursos naturais. Diante do exposto, o Projeto de Extensão: Educação para o Consumo Consciente e Sustentável tem como proposta desenvolver um trabalho na área de educação do/a consumidor/a, com orientação de grupos e famílias estimulando o desenvolvimento das habilidades necessárias para escolher e comprar diferentes produtos de forma consciente e sustentável.Item Práticas de consumo e orçamento doméstico(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão., 2011) Silva, Maria Zênia Tavares daConsumir é inerente à espécie humana, uma vez que, para garantia de sua sobrevivência, os indivíduos necessitam de elementos como ar, água e alimentos. Na sociedade capitalista, também chamada de sociedade de consumo, essa relação com o ato de consumir tem sido influenciada constantemente pela publicidade, de modo que, a população é estimulada pelos meios de comunicação de massa à consumir além das suas necessidades vitais. Essa relação estreita com o consumo desmedido está presente em todas as classes sociais, sendo as classes subalternas as mais afetadas pelo comprometimento da sua baixa renda e assim tendo que buscar alternativas para organização do orçamento familiar. Considerando a necessidade da educação para o consumo, bem como a organização e o planejamento do orçamento doméstico para a população em geral, especificamente, famílias de contexto popular, a presente proposta tem por objetivo promover momentos formativos com famílias beneficiárias do Programa Leite de Todos, a fim de socializar saberes e práticas relacionadas à economia familiar.